A Toyota finalmente apresentou a nova geração do Camry, o sedan que é um verdadeiro fenômeno de vendas nos EUA, chega totalmente renovado com a missão de incomodar os rivais Chevrolet Malibu, Ford Fusion e Honda Accord. Ao contrário do que se pensava a Toyota optou por manter o visual sóbrio do modelo com linhas retas porém o Camry 2012 ganhou uma inédita e interessante versão esportiva. Confira todos os detalhes deste lançamento…
O Camry 2012 é de longe o lançamento mais importante da Toyota no mercado americano em 2011. Para ser ter uma ideia do sucesso do Camry nos EUA, durante 9 anos seguidos ele esteve na lista dos carros mais vendidos dos EUA, sendo por vários anos o automóvel de passeio mais vendido dos EUA, perdendo apenas para as pickups. O modelo também é o representante da marca japonesa na Nascar, a principal competição do automobilismo americano e o preferido do marketing da Toyota.
Design…
A versão mostrada na primeira foto é a normal, ao contrário do que parece o Camry foi totalmente renovado, ele inaugura um novo padrão de estilo entre os sedans da Toyota, porém mantém as linhas retas e sóbrias que o consagraram desde o seu lançamento em 1982. A Toyota pensou se este estilo está dando certo até agora, agradando o perfil de comprador do Camry então porque mudar.
Acima o Toyota Camry SE 2012
Para quem acha o visual do novo Camry conservador de mais, a Toyota oferecerá a inédita versão SE, que traz visual esportivo. Esta versão será bastante estratégica, feita para agradar ao público mais jovem, o Camry 2012 SE conta com uma nova grade mais esportiva, para-choque dianteiro de visual mais agressivo e diferente da versão normal, os faróis possuem lentes escurecidas, há saias laterais, um pequeno spoiler na tampa do porta malas, novo para-choque traseiro e dupla saída de escapamento cromada. Sem esquecer das rodas esportivas com pintura preta.
Motores e versões…
Nos EUA o novo Toyota Camry 2012 estará disponível em quatro versões LE, XLE, SE e a Hybrid, com motores de quatro ou seis cilindros, além de uma versão híbrida que traz motor de quatro cilindros auxiliado por um pequeno motor elétrico.
O antigo 2.4 L de 169 CV foi substituído pelo novo 2.5 L DOCH VVI-T de 178 CV, este motor equipará a versão de entrada do novo Camry, a LE, ele permite ao modelo fazer 10.6 km/l na cidade e 14.8 km/l na estrada.
Já o Camry V6 tem um potente motor DOHC 3.5 L, com 268 cavalos de potencia e 33.6 kgfm de torque, esse propulsor estará disponível para as versões top de linha, SE e XLE. Todas as versões virão de série equipadas com uma transmissão automática de seis velocidades, com borboletas atrás do volante (paddle shift) que permite que as trocas de marchas sejam feitas também de forma manual. Segundo a Toyota este motor V6 tem consumo homologado pelo EPA de 8.9 km/l na cidade e 12.7 km/l na estrada.
Enquanto a versão Hybrid do Camry 2012 contará com um motor quatro cilindros de 141 hp, que graças ao motor elétrico pode desenvolver uma potência total combinada de 156 hp, claro esta versão híbrida trará como grande apelo o baixo consumo, fazendo 18.2 km/l na cidade e 16.5 km/l na estrada. A Toyota afirma que apesar de ser um carro híbrido o modelo apresenta um bom desempenho fazendo de 0 a 100 km/h em 7.6 segundos.
Interior:
A Toyota tem orgulho em falar do interior do novo Camry 2012, a montadora japonesa diz que realizou pesadas mudanças no interior do modelo ao começar pelo novo desenho do painel que é totalmente novo e traz desenho sem tanta ousadia porém bastante moderno e completo. Os bancos também são novos e acomodam melhor motorista e passageiros, principalmente no banco traseiro. Os materiais usados no acabamento interno do sedan também merecem destaque, tudo praticamente é novo, há duas opções de couro, preto ou creme, há detalhes em plástico e em alumínio.
A tecnologia embarcada também é um dos destaques deste novo Camry, a grande vedete é o sistema de info-entretenimento, “Entune”, desenvolvido pela própria Toyota ele integra no centro do painel uma verdadeira central multi-mídia com GPS, computador de bordo, sistema de som 5.1 com conexão USB e Bluetooth, câmera traseira e sensores de estacionamento.
Ainda falando do sistema multimídia Entune, o Camry é o segundo carro da Toyota a ser equipado com o equipamento, que permite aos ocupantes acessar aplicativos como o buscador Bing, OpenTable (serviço que permite fazer online reservar em restaurantes e outros serviços), ou o movieticket.com. O equipamento tem uma série de outras funções que vão desde pesquisar o preço das gasolina, trânsito em tempo real, previsão do tempo em várias cidades dos EUA e até saber sobre ações na Bolsa de Valores.
O Camry 2012 começa a ser vendido no mercado americano em outubro, nos EUA onde os carros custarão preço de banana, a versão de entrada sairá por cerca de 21,955 dólares, que convertido hoje em reais ficaria em torno de R$ 35,100. No Brasil o sedan da Toyota não repete o sucesso do mercado americano, parte disto devido ao seu alto preço (R$ 120.000) e seu lançamento deve ocorrer apenas no começo de 2012.
Confira abaixo dois vídeos oficiais de apresentação do novo Toyota Camry 2012:
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Pela diferença de preços entre Brasil x EUA, acho que está explicado o lucro das nossas montadoras. Se o Camry chegasse no Brasil com esse preço....Adeus gol, uno, palio, agile...
Como diz meu pai, viva o custo Brasil, impostos de primeiro mundo e serviços.....