Novo Toyota Prius 2019 chega ao país por R$ 128.530

A Toyota está trazendo para o Brasil a versão reestilizada do Prius, o sedan que é o híbrido mais vendido do mundo chega ao país trazendo uma série de novidades, como novo visual e uma central multimídia mais sofisticada, porém o seu grande destaque continua sendo o baixo consumo de combustível que chega a 18.9 km/l na cidade. A má notícia é que o Prius está mais caro, o valor subiu de R$ 119.421 para a bagatela de R$ 128.530

Vendas do Prius no Brasil vem agradando

Apesar do preço salgado em relação a outros carros do mesmo porte, o Prius alcançou um bom volume de vendas no Brasil, o modelo agradou os taxistas e aqueles buscam um veículo com visual diferente dos demais e acima de tudo econômico. Em 2018 o híbrido da Toyota emplacou 2466 unidades, algo em torno de 200 unidades do Prius vendidas por mês.

Consumo do Toyota Prius impressiona, ele chega a ser 50% mais econômico em comparação a um carro normal

De acordo com a tabela de etiquetagem do consumo de veículos do INMETRO, o Toyota Prius chega a fazer até 18.9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada, isso mesmo ele é mais econômico na cidade do que na estrada, devido ao fato do motor elétrico dar uma força extra nas acelerações no anda e para das cidades e também por que rodando na cidade os freios são usados mais vezes, contribuindo assim para um melhor carregamento das baterias, que aproveita a energia gerada durante as frenagens.

Em relação aos sedans do mesmo porte que rodam apenas com motor a combustão, o Prius consegue ser cerca de 50% mais econômico quando roda em trechos urbanos. Com um tanque cheio o Prius tem capacidade de autonomia para rodar por 812 km. Lembrando que o motor elétrico do Prius é carregado usando a energia gerada durante as frenagens, e caso o nível das baterias cheguem a um nível crítico, o motor a gasolina começa a mover o carro sozinho.

 

Por ser híbrido o Prius conta com alguns incentivos fiscais

Além de gastar menos com a gasolina, o dono do Prius também conta com alguns benefícios dados pelo estado em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, em SP o sedan por ser um híbrido possui isenção de 50% no valor do IPVA, além disso na capital paulista o Prius não está incluso no rodizio. Já no Rio carros híbridos pagam IPVA com 1.5% de alíquota ao invés de 4% como na maioria dos veículos.

Motor do Prius 2019 segue sem mudanças…

Seu motor é um bloco 1.8L VVT Atkinson a gasolina de 98 cv de potência e 16,6 kgfm de torque que trabalha em conjunto com um motor elétrico de 72 cv de potência e 14,4 kgfm de torque, porém devido ao seu padrão de funcionamento visando a economia de combustível, os motores juntos tem a potência combinada de apenas 122 cv. O câmbio é automático tipo CVT e não há alavanca de câmbio.

Ainda não foi desta vez que o Prius ganhou o motor flex, a Toyota já está há alguns anos trabalhando nesta tecnologia, que possivelmente deve estrear no modelo 2020 do Corolla e assim ser usada pelo Prius 2020.

Novidades da linha 2019 do Toyota Prius

A linha 2019 do Toyota Prius traz uma série de novidades, o visual do sedan ficou mais harmônico e menos polêmico, na dianteira o para-choque foi reestilizado, trazendo um estilo mais agressivo com tomadas de ar maiores e os faróis de neblina foram posicionados, os faróis principais agora contam com novas luzes de posicionamento em LEDs, uma nova disposição interna com fundo escurecido, as rodas de liga leve aro  15 também tem novas calotas.

Na traseira as lanternas foram redesenhadas, ficaram menores e menos chamativas, antes elas “escorriam” até próximo ao para-choque, agora no modelo 2019 as lanternas estão mais horizontais, e particularmente mais atraentes. Dentro do porta malas agora há mais espaço disponível para as bagagens, o tamanho do porta-malas foi ampliado em 30 litros graças a utilização de um novo estepe temporário, acomodando agora 442 litros.

No interior o Novo Toyota Prius 2019 traz um novo acabamento, o painel traz agora inéditos apliques em plástico brilhante Black piano e acabamento todo preto e há uma nova central multimídia mais evoluída, o equipamento é semelhante ao visto em outros carros da Toyota como na linha 2020 da Hilux e SW4 e conta com tela touch de 7 polegadas, Bluetooth, TV digital, câmera de ré, GPS integrado, DVD, o sistema traz espelhamento da tela do smarthphone do dono, porém a central multi-mídia ainda peca por não ter conexão mais completa pelos aplicativos Android Auto e Apple CarPlay. O novo Prius 2019 ainda conta com sistema de som premium da marca JBL com 4 alto falantes e seis tweeters

O cluster digital (ainda de difícil visualização devido a posição pouco comum no centro do painel), ganhou novas funções como alerta de baixa pressão nos pneus.

Os R$ 128.000 pedidos pelo Prius é um valor salgado, com esse valor dá para comprar um Mercedes Classe C usado ou um Audi A4 2018, além de custar cerca de R$ 20 mil a mais do que o cobrado atualmente pela versão mais cara do Corolla, a XRS. Porém o Prius ameniza o preço elevado ao oferecer um excelente conjunto de equipamentos, o kit de itens de fábrica incluem ar condicionado digital dual zone, bancos dianteiros com ajustes elétricos sendo 8 posições para o banco do motorista e quatro posições para o passageiro, bancos dianteiros com sistema elétrico de aquecimento, bancos e revestimentos em couro, carregador sem fio para smartphones, freio de mão elétrico acionado por pedal, sistema keyless – botão que dispensa o uso da chave para dar a partida no motor e travar e destravar as portas, partida do motor por botão, HUD display – projeção de informações no para-brisa, sete airbags – sendo dois frontais, dois laterais, dois do tipo cortina e um para os joelhos do motorista, sistema Start/Stop, controle de tração e de estabilidade, ABS e EBD.

A lista de equipamentos do Toyota Prius ainda conta com piloto automático, sensor de chuva, retrovisor interno anti-ofuscamento eletrocrômico, retrovisores externos elétricos com rebatimento automático e sistema elétrico de aquecimento – anti-embaçamento, duas tomadas de 12v, uma na dianteira e outra na traseira, faróis de neblina, luzes de condução diurna de LED DRL, lanternas de LED,

Modos de condução do Prius…

Para proporcionar mais conforto e uma experiência diferenciada na condução do Prius, a Toyota desenvolveu um sistema para a seleção de modos de condução, com quatro opções que se adequam a diferentes situações, necessidades ou até mesmo a preferência do condutor: o modo Normal, indicado para uma condução tradicional na qual o carro decide de forma automática como os motores serão usados; o modo ECO, que prioriza o uso dos motores visando a economia de combustível; o modo EV (ou modo elétrico), aonde a prioridade é rodar usando apenas o motor elétrico; e o modo Power, que oferece mais poder de arranque do motor e uma experiência mais esportiva, usando toda a potência disponível.

Manutenção de carro híbrido ainda é uma questão importante…

Por ser híbrido o Toyota Prius ainda coloca muita dúvida na cabeça das pessoas devido ao custo de manutenção, assim como oferta de peças e mão de obra especializada, já que exige um conhecimento bastante específico em eletrônica por parte dos mecânicos o que sobre qualquer reparo que for realizado no carro. Pelo fato dos híbridos ainda serem raros no mercado brasileiro, esta é uma dúvida ainda sem uma resposta certa justamente por que ainda não existir uma demanda suficiente por peças e serviços para este tipo de carro.

Para tentar dar maior tranquilidade aos compradores do Prius, a Toyota oferece uma longa garantia de 8 anos (ou 200 mil km), para todo o sistema híbrido do carro, que cobre itens importantes como a bateria híbrida do motor elétrico, as centrais eletrônicas ECU do sistema. Porém isto exige que todas as revisões sejam feitas em uma autorizada Toyota. Por exemplo somente uma bateria nova para o sistema híbrido do Prius custa mais de R$ 10 mil, por isso é bom fazer de tudo para ficar coberto pela garantia de fábrica. Lembrando que a garantia de fabrica para o carro todo, é a mesma dos outros Toyotas, ou seja, 3 anos sem limites de quilometragem.

Revisões do Toyota Prius…

Apesar de ser um híbrido o Toyota Prius segue o mesmo padrão de revisões de outros modelos da Toyota, ou seja, ele possui revisões com preços fixos (peças e mão de obra com preço fechado), com as revisões do Prius acontecendo a cada 10.000 km ou 12 meses (o que ocorrer primeiro), os valores também não ficam fora se comparado com outros Toyotas, por exemplo na primeira revisão o dono do Prius pagará R$ 300, na segunda revisão R$ 544, na terceira R$ 447, na quarta revisão R$ 999, na quinta R$ 531 e na sexta revisão, que agrega uma cesta de peças maior  R$ 1215, preços na mesma faixa das revisões do Corolla.

Equipe Encontracarros

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