A operação da Toyota no Brasil vem ganhando importância ao longo dos últimos anos, em 2019 a marca será uma das protagonistas do mercado automotivo nacional, o grande lançamento da Toyota para este ano é a nova geração do Corolla, porém a marca prepara outras novidades importantes para o nosso mercado, entre elas o novo RAV4, o SUV deve desembarcar por aqui em julho, totalmente reformulado e com motorização híbrida.
Lançado nos EUA no início do ano passado o RAV4 foi completamente renovado, o visual da quinta geração do SUV é do tipo ame ou odeie. O carro traz design agressivo, ousado e bastante chamativo, seu novo desenho rompeu completamente com a geração passada. Principalmente na dianteira que traz em destaque uma chamativa grade, para-choque parrudo com tomadas de ar agressivas, além disso as curvas nas laterais tem visual com recortes retos e vincos salientes.
Índice desta matéria
No Brasil ele não vende bem, porém é no resto do mundo faz muito sucesso
No Brasil o ToyotaRAV4 é apenas um coadjuvante no mercado, ver um desses nas ruas é quase tão comum quanto ver um Porsche. Situação bem diferente de outros mercados como os EUA e a Europa, em 2018 ele foi o SUV mais vendido do mundo, com mais de 400.000 exemplares vendido durante o ano.
Motor híbrido de 220 cv…
Junto com o visual robusto, a principal novidade da quinta geração está sob o capô, no Brasil assim na Europa o RAV4 estará disponível apenas com motorização híbrida. Ele contará com motor 2.5L quatro cilindros a gasolina, calibrado para entregar junto um pequeno bloco elétrico, o total de 219 CV na configuração com tração dianteira (FWD) e 222 CV (na versão com tração integral nas quatro rodas). Um ganho de cerca 75 CV em relação ao modelo de quarta geração que vinha com motor 2.5 a gasolina com 145 cv. Como na maior parte dos carros da Toyota, o câmbio do RAV4 é do tipo automático CVT, que tem suas vantagens e desvantagens. O carro terá três modos de condução: ECO, Normal e Sport.
Mais valentia para andar fora do asfalto…
As versões com tração 4×4 terão ainda modo de atual específicos como lama/areia, pedra / terra batida, neve, além de um modo especifico para descida ou subidas de ladeiras, tudo selecionado por um pequeno console central com um botão giratório.
Economia de combustível…
Com este conjunto mecânico híbrido, o novo Toyota RAV4 2020 promete ser um dos SUVs mais econômicos do mercado brasileiro, de acordo com a Toyota o modelo pode fazer até 17 km por litro.
Nova plataforma…
De quebra graças a nova carroceria, agora construída sobre a plataforma TNGA (a mesma do Prius e do Novo Corolla), o SUV RAV4 ficou cerca de 25 kg mais leve. O que teve um leve impacto no comportamento do carro e no consumo de combustível.
Em relação ao antecessor, o Novo RAV4 2020 manteve o comprimento em 4.60 metros, porém está mais baixo 5 mm (tendo 1,69 metros) e mais largo em 10 mm (1.85 m). Já a distância entre-eixos cresceu 3 cm passando para 2.69 metros.
Enquanto o desenho exterior do Novo RAV4 2020 esbanja arrojo, a cabine segue uma linha mais minimalista e conservadora, sem exageros, a cabine tem um acabamento de alto nível, além de ter ficado mais espaçosa e equipada, a arquitetura lembra a vista no Novo Corolla, o acabamento é de ótima qualidade, traz materiais suave ao toque e apliques em black piano e outros que imitam alumínio, a porção central do painel tem revestimento em couro.
Clique na imagem para ampliar
Ao centro do painel há uma tela touch-screen de 7 polegadas do sistema multi-mídia, que exibe imagens do GPS e outros sistemas do carro. Ao contrário dos rivais o RAV4 2020 não se rendeu totalmente ao digital, o quadro de instrumentos por exemplo combina uma tela digital ao centro com mostradores analógicos, além de iluminação ambiente na cabine com pontos de LED com cores configuráveis. O modelo também ficou mais equipado na linha 2019/2020, por enquanto para o Brasil virá apenas a versão top de linha.
Equipamentos de série do novo Toyota RAV4 2020 prometem agradar
De série o novo Toyota RAV4 2020 virá com itens como ar-condicionado digital dual zone, rodas de liga leve aro 17, faróis principais Multi-LED, com farol alto em LED com ajuste automático e luzes diurnas de LED, grade frontal com aletas ativas que se abrem ou fecham de acordo com a necessidade, sistema multi-mídia com tela de 7 polegadas, Toyota Safety Sense com piloto automático inteligente adaptativo, auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem que faz pequenas correções no volante, auxilio para mudança de faixa, frenagem automática com detecção de pedestres e veículos, leitura de sinais e placas de transito, além de 8 airbags, monitoramento da pressão dos pneus, controle de tração e de estabilidade, auxilio para partidas em subidas, freio de estacionamento eletrônico com acionamento por botão, sistema keyless com abertura das portas por aproximação e partida por botão, painel com display digital, retrovisores externo com rebatimento automático, além de bancos parcialmente revestido em couro.
Conclusão…
Em sua quinta geração o Toyota RAV4 2019 passou por uma evolução radical, o visual ficou mais atraente e muito mais chamativo, o consumo diminuiu consideravelmente com a motorização híbrida e o desempenho também deve melhorar, além do conjunto de equipamentos que está mais completo e a cabine mais requintada e luxuosa. Porém o preço que não era barato deve ficar ainda mais salgado, com isso o SUV está infelizmente deve ser condenado a ter vendas tímidas ao contrário de outros mercados, ainda mais que a Toyota vai trazer em um primeiro momento apenas a versão top de linha, podemos esperar que o preço do novo RAV4 2020 parta de casa dos R$ 170 mil. Entre os seus rivais estão Honda CR-V, VW Tiguan, Kia Sportage e o atual líder da categoria o Jeep Compass, todos com as versões mais caras nesta mesma faixa de preço, porém o Toyota leva uma grande vantagem na motorização híbrida de 220 cv.
Geração antiga do RAV4 (foto acima) ainda viva no mercado brasileiro, custa R$ 149.990
Lembrando que atualmente o Toyota RAV4 no Brasil, em sua linha 2019/2019 é vendido em versão única com preço de R$ 149.990, equipada com motor 2.5 16v a gasolina, de 145 cv, câmbio CVT de 7 marchas e tração 4×2 dianteira.