Começou a ser vendido lá na Tailândia o Novo Toyota Yaris 2024, a nova geração do sedan mudou radicalmente, ganhou uma nova plataforma, ficou mais equipado, tecnológico e luxuoso, o Yaris agora será uma espécie de mini Corolla, chega ao Brasil no final de 2023 ou inicio de 2024.
Índice desta matéria
Vale lembrar que o Toyota Yaris conta atualmente com duas versões ao redor do mundo, o Yaris europeu, que é um hatchback compacto premium, feito sobre uma plataforma mais nobre, chamada de “GA-B”, que deriva diretamente do Corolla, Prius e RAV4, enquanto que nos mercados emergentes, como Tailândia e Brasil, a Toyota tem uma versão mais simplificada e barata do Yaris, feita sobre uma base diferente do europeu, mais antiga e barata, chamada de TNG-B, plataforma que foi desenvolvida lá em 2005 no Yaris europeu e também foi usada por aqui no Brasil no finado Etios, lançado em 2012 e descontinuado em 2021.
Importante falarmos que, enquanto o Yaris europeu tem apenas um único tipo de carroceria, o Yaris mais simples, vendido em nosso mercado, tem versões hatch e sedan.
Nesta nova geração, o nosso Toyota Yaris passará a usar uma nova plataforma, é uma base completamente diferente da antiga TNG-B da geração passada, esta nova plataforma é feita pela marca japonesa Daihatsu (subsidiária da Toyota lá na Ásia) e é chamada de DNGA.
A plataforma DNGA foi feita exclusivamente para países emergentes, deve ser usada nos novos carros de entrada da Toyota ao redor do mundo, inclusive no novo SUV compacto que a Toyota deve fabricar no Brasil a partir de 2024.
As medidas externas da carroceria do Toyota Yaris 2024 praticamente não mudaram, o comprimento permaneceu em 4.42 metros, a largura aumentou apenas 1 cm, passou para 1,74 metros, enquanto a altura do teto foi rebaixada em 1 cm, passando para 1,49 metros, porém calma, nós não erramos no título deste paragrafo, o novo Yaris está sim mais espaçoso, isso graças a grande mudança na distância entre-eixos, que foi ampliada em 7 cm, passando de 2,55 metros para 2,62 metros, com isso o espaço interno, principalmente no banco traseiro foi ampliado.
Além do maior espaço interno, a nova plataforma do Toyota Yaris 2024, também virá com novas tecnologias agregadas, como freio a disco nas quatro rodas, piloto automático adaptativo inteligente, alerta de saída de faixa e assistente de permanência na faixa de rolagem, prevenção de aceleração involuntária, entre outros recursos que estreiam nesta nova geração, a nova plataforma também permitirá que futuramente o Yaris conte com a opção de motorização híbrida.
O novo Toyota Yaris 2024 conta com linhas agressivas e esportivas, inspiradas no Corolla e também no Camry, na dianteira chama atenção o estilo da grade, que ficou maior e mais chamativa em relação ao Yaris atual, o novo desenho da grade deixou o Yaris com um jeitão mais imponente e bravo.
Ainda na dianteira, há um friso que atravessa entre o capô e os faróis, alias os faróis ficaram menores e mais afinados, possuem desenho moderno e passam a vir com iluminação Full LED de série em todas as versões, os faróis do Yaris agora lembram bastante os do Corolla, não é atoa que o modelo já está sendo apelidado de “baby Corolla”.
Visto de perfil, o Toyota Yaris 2024 ganhou apelo esportivo, o teto tem caimento suavizado se prolongando até a traseira, dando um aspecto de coupê (fastback) ao sedan da Toyota. Uma alteração importante e muito pedida pelos donos de Yaris aqui no Brasil, é que finalmente o modelo ganhou rodas maiores aro 16, lembrando que o Yaris vendido no Brasil usa rodas aro 15 em todas as versões.
Enquanto que na traseira, o destaque fica por conta das lanternas com efeito 3D de profundidade, mais finas e dotadas de desenho muito mais interessante se comparado ao estilo polêmico da geração anterior, todo o conjunto de luzes na traseira é em LED, alias as lanternas do Yaris lembram um pouco as do Honda City Sedan, você não acha? Deixe a sua opinião ao final do post.
No interior do novo Toyota Yaris 2023/2024, a evolução foi gigante, há uma cabine com visual mais limpo e de qualidade superior em construção e acabamento, dotada de revestimentos de alto padrão, note os bancos com texturas em alto relevo, acabamento em dois tons com várias partes revestidas em material soft-touch, inclusive o painel e as portas, há três opções de cores para o acabamento interno: Preto, marrom ou vermelho.
Destaque ainda a nova tecnologia à bordo, o Toyota Yaris 2024 ganhou multimídia com tela de 9 polegadas (porém ainda que faz uso de cabo e sem internet WiFi), painel de instrumentos digital com tela configurável de 7 polegadas, ar-condicionado digital automático com saída para o banco traseiro (não é dual zone).
Nas versões mais caras, há novidades como freio de estacionamento eletrônico por botão com função auto-hold, três modos de condução: ECO, Sport e Normal, sistema de iluminação ambiente em LED com 64 opções de cores a escolha do motorista, além de 4 tomadas USB, sendo duas dianteiras e duas para o banco traseiro de 2,4 amperes, porém o teto solar foi retirado desta nova geração do Yaris.
Em termos de motores, pelo menos lá na Tailândia, o novo Toyota Yaris 2023 chegará as lojas com uma única opção de motorização, o econômico, porém pouco potente, 1.2 litros, DUAL VVTi, aspirado, 4 cilindros, que desenvolve 94 cv de potência e 11 kgfm de torque.
Este modesto motor 1.2, será combinado com um novo câmbio CVT chamado pela Toyota de Super CVT-i, trata-se da nova geração do câmbio CVT usado pelo modelo aqui no Brasil, e que promete surpreender principalmente com relação ao baixo consumo de combustível, além de apresentar menor nível de ruído ao rodar.
Como assim o novo Yaris terá apenas 94 cv ? Pois é, ao contrário do Brasil onde potência e desempenho são fatores importantes na hora da compra de um automóvel, o pessoal lá da Ásia prefere economia de combustível ao invés de desempenho, e é ai que o Yaris promete se diferenciar.
O consumo anunciado para o novo Yaris 2023 lá na Tailândia chama a atenção, ele fará até 23.3 km/l, marca no mesmo nível de carros híbridos.
Aqui no Brasil, acreditamos que o Yaris usará uma nova versão, mais potente e mais econômica, do atual 1.5 flex de 110 cv, que empurra atualmente o nosso modelo tupiniquim. Possivelmente a Toyota já invista por aqui em lançar a versão híbrida do novo Yaris.
Você ai, que espera o lançamento de um motor turbo da Toyota aqui no Brasil, saiba que não há qualquer informação a respeito disso, a estratégia da marca é mesmo investir em motores híbridos.
Destaque ainda para a versão mais evoluída do pacote de segurança “Toyota Safety Sense” do Yaris 2024, que recebeu novas funcionalidades, desde a versão mais barata “Sport”, o modelo já virá com controle de tração e de estabilidade, seis airbags, assistente de partida em rampas, faróis e lanternas em LED, freio a disco nas quatro rodas, enquanto a partir da versão intermediária “Smart”, o novo Yaris agregará itens como frenagem frontal automática, alerta de saída da faixa de rolagem, auxílio para evitar que o carro saia da estrada, além de câmera frontal para gravação do percurso e câmera de ré.
A partir da versão quase top “Premium”, o novo Toyota Yaris agregará farol alto com ajuste automático e que não ofusca os outros motoristas, piloto automático adaptativo ACC, alerta de trafego cruzado traseiro, controle de aceleração involuntária – que evita que o carro saia em disparado caso o motorista se confunda com os pedais, monitoramento 360 graus ao redor do veículo, alerta de pontos cegos, freio de estacionamento com acionamento por botão e função auto-hold, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e alerta de não uso do sinto de segurança dos passageiros do banco traseiro.
Inicialmente a Toyota começará vender o novo Yaris apenas na Tailândia, o modelo inclusive já está disponível por lá em três versões: Sport, Smart, Premium e Premium Luxury, sendo que seus preços começam em 539,000 Thai Baht (R$ 76.250) e vão até 689,000 Thai Baht (R$ 100.020), curiosamente valores muito mais baratos, em relação ao atual Yaris Sedan 2023 brasileiro, que é encontrado nas lojas custando entre R$ 97.390 até R$ 119.490.
Lembrando que, como o Yaris ficou melhor, mais refinado e também mais equipado, o preço desta nova geração no Brasil será mais elevado em relação ao carro atualmente nas nossas lojas, ele deve custar no mesmo patamar do Honda City sedan, que hoje tem valores entre R$ 110.000 até os R$ 130.000.
Você que gostou do novo Toyota Yaris terá que ter paciência, apesar da fabricante já ter confirmado o lançamento desta nova geração no Brasil, vai demorar pelo menos um ano e meio ou dois, para que o modelo comesse a ser montado na fábrica da Toyota em Sorocaba, interior de SP.
Esta demora pode ser explicada pelo fato do Yaris ter acabado de sofrer uma reestilização no Brasil, a linha 2023 lançada em janeiro de 2022 trouxe leves mudanças visuais no carro, portanto a Toyota não tem muita pressa de renovar o Yaris brasileiro, segundo pelo alto custo que a montadora japonesa vai ter de arcar para montar esta nova geração no Brasil, devido ao modelo ter trocado de plataforma, será necessário atualizar toda a linha de montagem, o que demandará muito investimento e leva tempo.
Acreditamos que o novo Toyota Yaris chegue ao Brasil, apenas no final de 2023 ou início de 2024, já como Toyota Yaris 2024.
Vale lembrar que entre os rivais estão carros como: VW Virtus, Chevrolet Onix Plus, HB20S e Honda City, enquanto na configuração hatchback o Yaris encara modelos como VW Polo, Hyundai HB20, além das versões mais caras do Chevrolet Onix e Peugeot 208.
De acordo com dados da Fenabrave, de janeiro até julho de 2022, o Toyota Yaris no Brasil emplacou 14.200 unidades na versão hatchback e 8.174 na versão sedan, longe de ser um sucesso em vendas igual ao Corolla que já vendeu quase 25.000 unidades em 2022, porém o Toyota Yaris está longe de ser um fracasso, vem travando atualmente uma competição muito acirrada com o seu rival principal, o Honda City, que neste mesmo período vendeu, 14.699 unidades na versão sedan, e 8.949 na configuração hatch, os dois modelos estão praticamente empatados em vendas.
A Ford está vivendo uma fase complicada na Europa, com a aposentadoria do Fiesta e…
A Toyota está lançando a linha 2025 da Hilux no Brasil com preços que vão…
Se você quiser saber como foi a década passada em relação aos carros eu recomendaria…
A Porsche está lançando essa semana no Brasil o Novo Macan 2025 100% elétrico. Disponível…
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
O novo yaris virá com injeção direta,será mais rápido!
O MODELO HATCH VAI SER DESCONTINUADO ?
Olá Paulo Roberto, pois é amigo, o futuro do Yaris Hatch ainda é incerto, já que não há uma nova geração em desenvolvimento, há rumores que a Toyota deve deixar de produzir o hatchback em 2023, outros rumores, vindos da imprensa asiática, dão conta que a Toyota promoverá apenas uma reestilização na geração atual, para manter o carro vivo em alguns mercados como na Tailândia e Brasil por mais dois ou três anos, como uma opção mais barata da linha. Vamos aguardar.
Abraço
Não entendi a opinião do especialista da matéria...
Proporcionalmente o motor 1.2 de 94 cv é mais potente que o 1.5 de 110. Isto é, motor mais eficiente, e a matéria não registrou isso.
A frente lembra a do Subaru Impreza.
Infelizmente, como de costume, os carros quando entram no Brasil, são depenados e peças de qualidade substituídas por de qualidade inferior. Não espero muita coisa.