A Toyota está lançando no Salão de Nova York 2019, a nova geração do Yaris hatch, destinado exclusivamente ao modelo americano, tratasse de um modelo totalmente diferente do Yaris vendido no Brasil (que é derivado do Yaris vendido na Tailândia), na verdade o Yaris americano é um Mazda2, reestilizado e com o logo da Toyota, ele chega para substituir nos EUA o antigo Yaris Liftback que após vários anos está se despendido do mercado.
Índice desta matéria
Mazda e Toyota juntas…
Como dissemos no paragrafo acima, o Novo Toyota Yaris Hatch americano é basicamente um Mazda2 modificado. Tudo começou em 2016, quando a Toyota fez um acordo com a Mazda para utilizar uma da linhas de montagem da marca no México para construir um novo sedan para sua divisão voltada para o público jovem nos EUA, a Scion, o resultado da parceria foi o Scion iA, lançando em 2016 uma versão levemente remodelada do Mazda2 Sedan. Com o fim da marca Scion, o iA passou a ser vendido pela própria Toyota com o nome de Yaris Sedan. Agora a marca repete a dose com a versão hatch do Mazda2 que se tornou o Novo Yaris Hatch, ou seja, esqueça qualquer parentesco com o Yaris conhecido no resto do mundo.
Clique na imagem para ampliar
Visual do Yaris hatch americano é agressivo para chamar a atenção dos jovens
O modelo que vai começar a ser vendido nos próximos meses no EUA traz a dianteira toda redesenhada em relação ao Mazda2 (compare na foto abaixo), os faróis tem perfil agressivo, assim como a chamativa grade frontal, o para-choque também ajuda a deixar o compacto da Toyota com cara de mau, lembrando que o Yaris sedan vendido por lá tem essa mesma dianteira polêmica.
Este estilo exagerado e chamativo, é proposital para alcançar o público mais jovem nos EUA que busca seu primeiro carro, o novo Yaris Hatch nos Estados Unidos aposta no preço baixo como principal atrativo, ele deve custar em torno dos 15.000 dólares. Ou seja, será um dos hatchs mais baratos à venda no mercado norte-americano, é o modelo mais barato da Toyota na terra do “Tio Sam”.
O novo Toyota Yaris Hatch 2020 mede 4.10 metros de comprimento, e tem um porta-malas capaz de acomodar até 450 litros, ele é maior e mais espaçoso em comparação com o antigo Yaris vendido por lá. E apesar de não parecer, o Yaris hatch americano é apenas 4.5 cm menor que o modelo vendido no Brasil que mede 4.14 m.
Seu motor é um bloco 1.5L, quatro cilindros, com injeção direta de combustível, capaz de desenvolver 108 CV, o propulsor trabalha em conjunto com uma caixa automática de seis velocidades. O consumo promete agradar, na estrada deve ficar em 14.3 km por litro.
Compacto surpreende pelo interior bem equipado…
Já o interior do Yaris Hatch é limpo, moderno e bem equipado, a arquitetura interna é praticamente a mesma vista no Mazda 2, o acabamento agrada, o painel traz a parte central revestida em couro. O Yaris Hatch também é bem equipado trazendo itens como central multimídia com tela touch LCD de 7 polegadas, conectividade para smartphones, GPS, radio por satélite, Bluetooth e um seletor giratório no console central, sistema keyless com abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 16, câmera traseira com sensor de ré, retrovisores externos com ajustes elétricos e aquecimento.
Além disso o modelo traz ainda de série em todas as versões seis airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, Isofix para cadeirinhas infantis, sensores de chuva e piloto automático, itens de fazer inveja ao muito sedan de “luxo” vendido no Brasil.
Serão apenas duas versões de acabamento do Yaris Hatch nos EUA, LE e XLE, sendo que a top de linha XLE ainda agrega revestimentos em couro nos bancos na cor preta ou cinza, faróis Full LED automáticos, sensor dos limpadores do para-brisa, volante revestido em couro e ar-condicionado automático.
Um pequeno em terras de gigantes…
Nos Estados Unidos, assim como em outros mercados, as pessoas estão cada vez mais comprando SUVs, com isso os carros hatchbacks estão desaparecendo do mercado, porém com o Novo Yaris a Toyota que dar uma sobrevida ao segmento, para isso o hatch aposta em preço baixo aliado com bom conjunto de equipamentos, motor econômico e agilidade para se andar nas cidades.