Em 2026 a Fiat promete agitar o mercado automotivo brasileiro com o lançamento do novo Uno, ele virá para substituir de uma só vez o Argo e também o Mobi. Esse novo carro será baseado no Fiat Grande Panda europeu, lançado ano passado e que já está rodando em testes aqui no Brasil, esse novo modelo também promete representar um divisor de águas para a Fiat brasileira. O novo Uno 2026 deve ter qualidades para brigar pela liderança do mercado rivalizando com Onix, Polo e HB20.
Índice desta matéria
Caso prefira assista nosso vídeo falando sobre o novo Fiat Uno:
Novo Uno 2026 já roda em testes no Brasil
Na foto acima você vê a primeira foto do Novo Uno aqui no Brasil, o modelo aparentemente foi flagrado dentro da fábrica da Fiat, porém esta ainda é uma “mula de teste”, ou seja, trata-se de um protótipo ainda de fase inicial de desenvolvimento feito para testar componentes, tanto é que segundo relatos, o carro flagrado estava utilizando a carroceria ou partes do Citroën C3 de quem o novo Uno compartilhará plataforma. Foto do flagra foi postada lá no perfil do Instagram do @abarth_no_brasil.
Outra certeza é que o novo Uno será baseado no novo Fiat Grande Panda 2025 (foto acima), portanto já podemos falar sobre suas dimensões, o carro terá tamanho compacto, medindo apenas 3.99 m de comprimento, 1.57 m de altura e 1,76 m de largura, com distância entre eixos de 2,54 metros. Suas medidas serão similares as do Citroën C3, ambos construídos sobre a plataforma CMP da Stellantis, também chamada de Smart Car e que permite a utilização de motores a combustão, híbridos e até mesmo elétricos.
O retorno do nome Uno
Apesar de ainda não ter sido confirmado pela Fiat, a possibilidade de que esse novo modelo seja batizado como “Novo Uno 2026” vem ganhando cada vez mais força. Ao lado de carros como Gol, Fusca, Corsa, o Fiat Uno foi e, ainda é, um dos modelos mais lendários e amados na história automotiva brasileira, resgatar este nome seria um golpe de mestre da Fiat, principalmente para popularizar o novo lançamento.
O Projeto 328
Outro fato que sustenta a volta do nome Uno, foi uma informação divulgada pelo site AutoMaisTv, afirmando que na fábrica da Fiat o sucessor do Argo está sendo chamado pelo código “Projeto 328”, acontece que a última geração do Uno no Brasil, lançada em 2010, foi desenvolvida com o código “Projeto 327”, o que indica que esse novo modelo é uma espécie de sucessor, ou evolução do Uno.
Design Novo Fiat Uno 2026
De acordo com varias publicações, o design desse novo hatch será bastante moderno, terá faróis em LED em formato de pixels (luzes animadas). Seu visual será fortemente inspirado no Novo Grande Panda, que por sua vez foi inspirado no Fiat Panda original dos anos 1980. que lembra muito o Fiat Uno de primeira geração com suas linhas quadradas lançado no Brasil em 1984.
Novo Uno será mais simples em relação ao Grande Panda
Provavelmente o Novo Fiat Uno 2026 perderá alguns detalhes em relação ao Fiat Grande Panda europeu, as portas com o nome do carro grafado em baixo relevo certamente não estarão presentes no carro nacional.
Além disso, o interior do Novo Uno será mais simples em relação ao seu irmão europeu, tudo para não encarecer o carro que promete ser um dos mais baratos do país. Lembrando que além do Argo o novo Uno 2026 também vai substituir o Mobi, ou seja, não poderá custar caro.
Apesar de mais simples a cabine promete ser tecnológica, trazendo itens como painel digital de 7 polegadas e sistema multimídia com tela de 10 polegadas. As versões mais caras terão ainda ar-condicionado digital.
Motorização Novo Fiat Uno 2026
Em termos de motores o Novo Fiat Uno 2026 não trará novidades ou inventará moda, ele apostará no que já deu certo, utilizará em suas versões mais caras o já conhecido 1.0L turbo três cilindros com potencia na faixa dos 130 CV, será equipado também com o sistema híbrido leve e câmbio automático CVT o mesmo conjunto já visto no Pulse 2025. Certamente para as versões de entrada haverá um conjunto mais modesto, esperamos o atual motor 1.0 Firefly, 3 cilindros de 75 cv aspirado, combinado com câmbio manual de cinco marchas. Lembrando que este motor é o mesmo visto no Fiat Argo Citroën C3 e no Peugeot 208.
O motor 1.3L FireFly de 107 cv aspirado é menos cotado embora ainda não tenha sido descartado. Este bloco hoje é utilizado no Argo e também na Fiorino.
Produzido em Minas Gerais
O Novo Uno será produzido na fábrica tradicional da Fiat em Betim MG, planta que está passando por uma pesada atualização para acomodar a produção do novo compacto. Lembrando que este é sem duvida o projeto mais importante da Fiat na década aqui no Brasil. Além do sucessor do Argo e Mobi, que estão praticamente desde 2017 sem mudanças, essa nova família também vai dar origem a um novo SUV, que deve surgir possivelmente em 2028.
Rivais e preços
O novo Fiat Uno 2026 disputará mercado com modelos como Hyundai HB20, Chevrolet Onix, Peugeot 208 e Citroën C3. Um dos diferenciais do novo Uno em relação aos rivais será sua proposta mais versátil e robusta, quase um aventureiro urbano ou mini SUV, o modelo terá suspensão elevada, provavelmente a altura em relação ao solo ficará na faixa dos 20 cm, terá rack no teto e partes em plástico sem pintura na carroceria.
Ainda é cedo para falarmos em preços, mas o esperado é que o novo modelo custe a partir de R$ 80 mil para a versão 1.0 aspirada, alcançando R$ 110 mil para a versão turbo.
Quando chega o Novo Fiat Uno 2026
Como o carro rodando em testes ainda não está sequer com sua carroceria definitiva, ainda vai demorar um tempo para o novo Fiat Uno chegar as lojas, podemos estimar que o lançamento vai ocorrer apenas no início de 2026.