A Volkswagen revelou hoje (8 de março) na Índia, o Novo Virtus 2023, como era esperado o sedan subiu de nível consideravelmente, tanto em seu visual, quanto no interior, equipamentos e também na motorização, pelo menos lá na Índia, onde o modelo chegará a partir do mês de maio, o Volkswagen Virtus passou a contar com uma inédita versão GT equipada com o novo motor 1.5 TSi EVO de 150 cv.
Índice desta matéria
Vídeo Novo Volkswagen Virtus 2023:
https://youtu.be/9aY_hhqsLKQ
Design, Novo Virtus 2023 virou um Golf Sedan…
Em relação ao Volkswagen Virtus original lançado no Brasil em 2018, o novo modelo reestilizado traz diversas evoluções no design. O modelo claramente subir de nível, as mudanças deixaram o Virtus com estilo similar ao do novo Golf europeu, o Virtus virou uma espécie de Golf sedan.
Na dianteira os faróis foram redesenhados, as versões mais caras terão iluminação total por LED, a grade frontal foi estreitada e tem um acabamento mais premium, trazendo agora duas lâminas cromadas, enquanto o para-choque frontal foi completamente reestilizado, ganhando maior projeção e um estilo mais agressivo, além de aberturas de ar maiores, novos e mais modernos faróis de neblina e um acabamento muito mais detalhado em relação ao modelo atual, com apliques em Black Piano e detalhes na cor prata, ainda na dianteira o capô também foi redesenhado ficou mais alto e esportivo. Inegavelmente o modelo ficou mais bonito e sofisticado em relação ao carro que foi lançado em 2018.
Como se trata apenas de um facelift, ou seja, mudanças superficiais no Virtus lançado em 2018 e não de uma nova geração, nas laterais do modelo 2023 não há alterações no desenho, apenas novas opções de rodas.
Enquanto que na traseira as mudanças foram menores comparado com a dianteira, as lanternas mantiveram o mesmo desenho, porém trazem uma disposição de luzes mais modernas, com iluminação total por LED, fundo escurecido e efeito 3D de profundidade, além disso, agora o nome VIRTUS virá estampado em destaque na tampa no centro da porta-malas, a versão GT indiana terá ainda exclusividades como um pequeno spoiler na tampa do porta-malas, além de um acabamento mais esportivo no para-choque, com difusor integrado e falsas saídas de escapamento cromadas embutidas no para-choque.
Dimensões – Virtus ficou mais comprido…
Graças aos novos para-choques, pelo menos na versão GT indiana mostrada aqui, o Virtus ganhou alguns centímetros extra em seu comprimento, que passou de 4.48 m para 4.56 metros, ele ficou quase 8 cm mais longo em relação ao modelo vendido atualmente no Brasil, porém as demais medidas não foram alteradas, são 1.75 m de largura, 1.50 m de altura e distância entre eixos de 2.65 metros, no porta-malas do Virtus manteve os 525 litros de capacidade.
Interior do Virtus 2023 evoluiu…
Por dentro do Novo Virtus 2023, o painel foi parcialmente redesenhado, a porção central foi reestilizada, porém as saídas de ar e a parte inferior se manteve a mesma.
O acabamento também melhorou, o painel é revestido em Black Piano, plástico de alto brilho colorido e há novos frisos cromados, no console central e nas portas o novo VW Virtus também um novo acabamento. O volante também é novo, é similar ao usado pelo novo Golf na Europa, além do visual renovado e aspecto mais esportivo possui novos comandos.
Equipamentos…
Com relação aos equipamentos fica claro que a Volkswagen quer subir o nível do Virtus, pelo menos lá na Índia todas as versões do Virtus 2023 terão painel digital com tela de 12.1 polegadas configurável, além de ar-condicionado digital automático com comandos touch, (já presente no Virtus 2022 brasileiro), porém as comparações com o Virtus brasileiro terminam ai.
O novo Virtus 2023 pelo menos na versão GT indiana, contará com uma série de itens inéditos como teto solar, sistema de carregamento wireless para smartphones, sistema de som premium com 8 alto falantes, seis airbags (o modelo brasileiro só tem 4), funções remotas como localizar localizar o carro e consultar status do veículo a distância através do aplicativo “My Volkswagen Connect”, há até mesmo bancos dianteiros com sistema de ventilação.
Motor 1.5 TSi no Virtus…
Pelo menos lá na Índia, o novo Volkswagen Virtus 2023 terá duas opções de motorização, o já conhecido 1.0 TSi 3 cilindros, que lá fora bebe apenas gasolina e desenvolve 115 cv de potência, (no Brasil ele é flex e entrega 116 cv com gasolina ou 128 cv com etanol), este motor equipará por lá a versão Dynamic.
Enquanto a versão mais cara GT, estreará no Virtus o novo motor 1.5 TSi EVO da Volkswagen, este bloco apesar de ter o mesmo nível de potência e torque do já conhecido 1.4 TSi usado no Virtus GTS brasileiro, rendendo os mesmos 150 cv de potência e 25 kgfm de torque.
O novo motor 1.5 TSi EVO tem diversas tecnologias inovadoras, como o desligamento de até dois dos quatro cilindros para economizar combustível, e além de ser mais econômico também apresenta melhores prestações em acelerações e na entrega do torque, este é o mesmo bloco usado atualmente pelo Golf e Polo na Europa.
Novo câmbio 7 marchas DSG
Outra novidade do motor 1.5 TSI EVO é a sua transmissão, uma nova caixa automática de 7 marchas e dupla embreagem DSG, só lembrando que no Brasil o Virtus usa câmbio automático de seis marchas em todas suas versões.
Quando chega o novo Virtus?
Lá na Índia apesar de estar sendo apresentado agora em março, as vendas do novo Volkswagen Virtus 2023 começa apenas no mês de maio. Enquanto aqui no Brasil a previsão é que o modelo reestilizado chegue até o final de 2022, já como modelo 2023.
Novo Polo virá antes…
A Volkswagen brasileira deve lançar primeiro o novo Polo 2023 no país, o modelo hatch já foi inclusive foi flagrado em testes no Brasil e chega ainda no primeiro semestre de 2022. Somente após o Polo é que será a vez do Virtus ser atualizado no Brasil.
Preço do Virtus deve subir ainda mais…
A má noticia é que com estas mudanças o Virtus deve encarecer ainda mais, atualmente o modelo 2022 já não é nada barato, parte de R$ 112.120 na versão Comfortline, R$ 128.100 na Highline, alcançando os salgados R$ 148.680 na versão top de linha GTS, ou seja, o VW Virtus já é mais caro do que todos os rivais no Brasil, por exemplo, o novo Honda City em sua versão mais barata EX custa R$ 106.300, saindo por no máximo R$ 123.100 na mais cara Touring que é atualmente mais equipada que o Virtus.