Lançamento Internacionais

Novo Virtus 2023 é revelado na Índia e subiu de nível, chega ao Brasil ainda em 2022

A Volkswagen revelou hoje (8 de março) na Índia, o Novo Virtus 2023, como era esperado o sedan subiu de nível consideravelmente, tanto em seu visual, quanto no interior, equipamentos e também na motorização, pelo menos lá na Índia, onde o modelo chegará a partir do mês de maio, o Volkswagen Virtus passou a contar com uma inédita versão GT equipada com o novo motor 1.5 TSi EVO de 150 cv.

Vídeo Novo Volkswagen Virtus 2023:


Design, Novo Virtus 2023 virou um Golf Sedan…

Em relação ao Volkswagen Virtus original lançado no Brasil em 2018, o novo modelo reestilizado traz diversas evoluções no design. O modelo claramente subir de nível, as mudanças deixaram o Virtus com estilo similar ao do novo Golf europeu, o Virtus virou uma espécie de Golf sedan.

Na dianteira os faróis foram redesenhados, as versões mais caras terão iluminação total por LED, a grade frontal foi estreitada e tem um acabamento mais premium, trazendo agora duas lâminas cromadas, enquanto o para-choque frontal foi completamente reestilizado, ganhando maior projeção e um estilo mais agressivo, além de aberturas de ar maiores, novos e mais modernos faróis de neblina e um acabamento muito mais detalhado em relação ao modelo atual, com apliques em Black Piano e detalhes na cor prata, ainda na dianteira o capô também foi redesenhado ficou mais alto e esportivo. Inegavelmente o modelo ficou mais bonito e sofisticado em relação ao carro que foi lançado em 2018.

Como se trata apenas de um facelift, ou seja, mudanças superficiais no Virtus lançado em 2018 e não de uma nova geração, nas laterais do modelo 2023 não há alterações no desenho, apenas novas opções de rodas.

Enquanto que na traseira as mudanças foram menores comparado com a dianteira, as lanternas mantiveram o mesmo desenho, porém trazem uma disposição de luzes mais modernas, com iluminação total por LED, fundo escurecido e efeito 3D de profundidade, além disso, agora o nome VIRTUS virá estampado em destaque na tampa no centro da porta-malas, a versão GT indiana terá ainda exclusividades como um pequeno spoiler na tampa do porta-malas, além de um acabamento mais esportivo no para-choque, com difusor integrado e falsas saídas de escapamento cromadas embutidas no para-choque.

Dimensões – Virtus ficou mais comprido…

Graças aos novos para-choques, pelo menos na versão GT indiana mostrada aqui, o Virtus ganhou alguns centímetros extra em seu comprimento, que passou de 4.48 m para 4.56 metros, ele ficou quase 8 cm mais longo em relação ao modelo vendido atualmente no Brasil, porém as demais medidas não foram alteradas, são 1.75 m de largura, 1.50 m de altura e distância entre eixos de 2.65 metros, no porta-malas do Virtus manteve os 525 litros de capacidade.

Interior do Virtus 2023 evoluiu…

Por dentro do Novo Virtus 2023, o painel foi parcialmente redesenhado, a porção central foi reestilizada, porém as saídas de ar e a parte inferior se manteve a mesma.

O acabamento também melhorou, o painel é revestido em Black Piano, plástico de alto brilho colorido e há novos frisos cromados, no console central e nas portas o novo VW Virtus também um novo acabamento. O volante também é novo, é similar ao usado pelo novo Golf na Europa, além do visual renovado e aspecto mais esportivo possui novos comandos.

Equipamentos…

Com relação aos equipamentos fica claro que a Volkswagen quer subir o nível do Virtus, pelo menos lá na Índia todas as versões do Virtus 2023 terão painel digital com tela de 12.1 polegadas configurável, além de ar-condicionado digital automático com comandos touch, (já presente no Virtus 2022 brasileiro), porém as comparações com o Virtus brasileiro terminam ai.

Os bancos dianteiros do Virtus agora possuem sistema de refrigeração
Entre os novos equipamentos do Virtus 2023 estão, o ar-condicionado Climatronic com comandos touch e carregador wireless para smartphones

O novo Virtus 2023 pelo menos na versão GT indiana, contará com uma série de itens inéditos como teto solar, sistema de carregamento wireless para smartphones, sistema de som premium com 8 alto falantes, seis airbags (o modelo brasileiro só tem 4), funções remotas como localizar localizar o carro e consultar status do veículo a distância através do aplicativo “My Volkswagen Connect”, há até mesmo bancos dianteiros com sistema de ventilação.

O Virtus agora terá 6 airbags de série, ao invés de apenas 4 do modelo atual brasileiro

Motor 1.5 TSi no Virtus…

Pelo menos lá na Índia, o novo Volkswagen Virtus 2023 terá duas opções de motorização, o já conhecido 1.0 TSi 3 cilindros, que lá fora bebe apenas gasolina e desenvolve 115 cv de potência, (no Brasil ele é flex e entrega 116 cv com gasolina ou 128 cv com etanol), este motor equipará por lá a versão Dynamic.

Enquanto a versão mais cara GT, estreará no Virtus o novo motor 1.5 TSi EVO da Volkswagen, este bloco apesar de ter o mesmo nível de potência e torque do já conhecido 1.4 TSi usado no Virtus GTS brasileiro, rendendo os mesmos 150 cv de potência e 25 kgfm de torque.

O novo motor 1.5 TSi EVO tem diversas tecnologias inovadoras, como o desligamento de até dois dos quatro cilindros para economizar combustível, e além de ser mais econômico também apresenta melhores prestações em acelerações e na entrega do torque, este é o mesmo bloco usado atualmente pelo Golf e Polo na Europa.

Novo câmbio 7 marchas DSG

Outra novidade do motor 1.5 TSI EVO é a sua transmissão, uma nova caixa automática de 7 marchas e dupla embreagem DSG, só lembrando que no Brasil o Virtus usa câmbio automático de seis marchas em todas suas versões.

Entre as novidades o novo Virtus teto solar

Quando chega o novo Virtus?

Lá na Índia apesar de estar sendo apresentado agora em março, as vendas do novo Volkswagen Virtus 2023 começa apenas no mês de maio. Enquanto aqui no Brasil a previsão é que o modelo reestilizado chegue até o final de 2022, já como modelo 2023.

Novo Polo virá antes…

A Volkswagen brasileira deve lançar primeiro o novo Polo 2023 no país, o modelo hatch já foi inclusive foi flagrado em testes no Brasil e chega ainda no primeiro semestre de 2022. Somente após o Polo é que será a vez do Virtus ser atualizado no Brasil.

Preço do Virtus deve subir ainda mais…

A má noticia é que com estas mudanças o Virtus deve encarecer ainda mais, atualmente o modelo 2022 já não é nada barato, parte de R$ 112.120 na versão Comfortline, R$ 128.100 na Highline, alcançando os salgados R$ 148.680 na versão top de linha GTS, ou seja, o VW Virtus já é mais caro do que todos os rivais no Brasil, por exemplo, o novo Honda City em sua versão mais barata EX custa R$ 106.300, saindo por no máximo R$ 123.100 na mais cara Touring que é atualmente mais equipada que o Virtus.

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.