A Volkswagen está apresentando na Europa o novo Tiguan 2021, o SUV que em 2019 foi o modelo mais vendido da Volkswagen no mundo, com 910 mil unidades produzidas, e já acumula no geral 6 milhões de exemplares vendidos, recebeu interessantes melhorias na linha 2021. O Novo Tiguan traz alterações visuais, melhorias no interior, novos equipamentos de conforto e segurança, e deve chegar ao Brasil no segundo semestre de 2021.
Índice desta matéria
Visual atualizado do Tiguan 2021…
Externamente o Volkswagen Tiguan 2021 recebeu novos e mais arrojados faróis com iluminação FULL LED de série em todas as versões (opcionalmente o Tiguan agora poderá vir com faróis Matrix IQ.LIGHT – LED com laser), a grade frontal também foi atualizada, ficou maior e agora se assemelha a grade usada por outros SUVs da Volks, como o Touareg e o Atlas, o logo da Volkswagen ficou menor e tem aspecto mais limpo, outra novidade é o para-choque que assumiu na linha 2021 um perfil esportivo e agressivo, com largas aberturas para tomada de ar, além de um acabamento mais sofisticado com detalhes em Black Piano e cromados. As mudanças deixaram o visual do Tiguan muito mais moderno e atraente.
Nas laterais do SUV não houve mudanças, a não ser novas opções de rodas que podem variar de aro 17 até 20, enquanto que na traseira, há apenas sutis novos detalhes, como a inscrição “TIGUAN” no centro da tampa do porta-malas, logo abaixo do logo da VW, outra mudança é o acabamento da parte inferior do para-choque, que traz novas “falsas” saídas de escapamento cromadas. A tampa do porta-malas traz ainda um novo sistema elétrico de abertura e fechamento por gestos.
Interior do novo Tiguan 2021…
Por dentro, o novo Volkswagen Tiguan 2021 recebeu um acabamento mais refinado, além de novos detalhes como volante multifuncional com botões touch, os comandos do ar-condicionado Climatronic agora também tem comandos touch screen, o que deixou a cabine com um aspecto mais limpo e moderno (foto abaixo).
Os novos comandos do ar condicionado, agora também permitem controlar o aquecimento dos bancos, saídas de ar e também o desembaçador do vidros, tudo com comandos touch screen. O novo Tiguan ainda traz duas novas tomadas USB do tipo C.
O acabamento da cabine também foi melhorado, há novos detalhes nas portas, além de novas padronagens nos revestimentos dos bancos e nas forrações das portas .
Novos equipamentos do novo Tiguan 2021…
A lista de equipamentos do Volkswagen Tiguan 2021 foi melhorada, agora todo Tiguan sairá de fábrica equipado com painel de instrumentos digital configurável de 12 polegadas, o modelo ainda estreia a nova geração do sistema multi-mídia MIB3, que traz novas funcionalidades como conexão “APP-Connect” sem fio, comandos por voz, possibilidade de conectar ao mesmo tempo vários telefones ao carro e escolher qual acessar.
Haverá duas versões desta nova central, uma com 8 polegadas de série nas versões mais acessíveis e uma tela de 10,25 polegadas presente apenas nas opção mais cara do Tiguan.
A Volkswagen também melhorou o sistema de luzes ambiente em LED na cabine do Tiguan 2021, tendo agora 15 opções de cores, há ainda novas possibilidades de configuração com memória para os ajustes do banco do motorista e dos retrovisores, podendo cada motorista personalizar as configurações ao seu gosto.
Motores do novo Tiguan…
Na parte mecânica, o Tiguan 2021 na Europa tem três diferentes opções de motores: o novo 1.5 TSI a gasolina com 130 cv ou 150 cv, além do 2.0 TDi diesel com 150 cv, o câmbio pode ser de seis marchas manual ou automático DSG de 7 velocidades. A tração 4×2 ou opcionalmente 4×4 4Motion.
Há ainda a versão esportiva do Tiguan, chamada de R (foto acima), ela conta agora com um 2.0 com potentes 320 cv.
Lembrando que nos EUA, o Tiguan 2021 possui uma configuração própria de powertrain, trazendo motor 2.0 TSi com 184 cv e câmbio automático de 8 marchas em todas as versões.
A Volkswagen deve lançar na Europa em breve uma versão híbrida plugin do novo Tiguan 2021, porém ainda sem detalhes divulgados.
Lembrando que aqui no Brasil, o Volkswagen Tiguan tem atualmente duas opções de motores, o 1.4 TSi flex de 150 cv ou o 2.0 TSi a gasolina de 220 cv, o câmbio é automático DSG de seis velocidades nas versões 1.4 e a tração 4×2, enquanto a versão 2.0 TSI vem com tração 4×4 4Motion e câmbio automático de sete velocidades DSG (DQ500).
Tiguan agora será quase autônomo…
Uma das grandes evoluções no novo VW Tiguan 2021 é a opção do novo sistema de condução semi autônoma “Travel Assist”, o sistema pode assumir o volante, freio e o acelerador do carro em velocidades de 0 até 210 km/h. Claro que o motorista ainda tem de ficar com as mãos no volante (há um sensor de toque no volante que monitora isso), porém o novo sistema Travel Assist, controla de forma automática a velocidade, mantém uma distância segura do veículo à frente, e também mantém o carro dentro da faixa de rolagem na estrada, tudo de forma automática, deixando as viagens mais confortáveis, seguras e menos cansativas.
Outra evolução está no ACC, o piloto automático adaptativo do Tiguan foi atualizado, agora ele se baseia nos limites de velocidade do local, e pode ler sinais e placas de transito, atravessar rotatórias, junções de pista e cruzamentos, recebendo informações do GPS e através de uma câmera frontal instalada no para-brisa.
Quando o novo Tiguan chegará as lojas?
Na Alemanha o novo Volkswagen Tiguan 2021 começa sua pré-venda agora em agosto, os preços por lá partem de €28,200 euros (R$ 170 mil), isso na versão de entrada 1.5 TSi de 150 cv e com câmbio manual, as primeiras unidades devem ser entregues no último trimestre de 2020.
No Brasil ainda irá demorar…
Já nos EUA e também Brasil, o Tiguan atualizado deve demorar bem mais para chegar, nos EUA ele estreia apenas no segundo semestre de 2021, já como modelo 2022, o mesmo deve acontecer com o Tiguan brasileiro que só deve chegar por aqui no final de 2021, também já como Tiguan 2022, lembrando que o Tiguan vendido nos EUA e no Brasil é produzido no México, dai a demorar para se atualizar a linha de produção.