Lançado no fim do ano passado na Fenatran, a quarta geração do Volvo VM, se destaca pelo design moderno e pela sua tecnologia sofisticada, com destaque principal para a inovadora transmissão automatizada I-Shift, que faz a troca de marcha certa em frações de segundo, garantindo economia de combustível e baixo desgaste de peças. Além de moderno, o novo VM também é versátil, versão é o que não falta no semi-pesado da Volvo. Feito para atuar em vários segmentos da indústria de transporte, ele conta ao todo de fábrica com 13 versões, que se dividem basicamente em três modelos: VM 220, VM 270 e VM 330, com chassi rígido e opções de eixo 4X2, 6X2, 6X4, 8×2 e 8×4.
Motorização e I-Shift:
As versões do novo Volvo VM são classificadas por potencia, a de entrada conta com um bloco seis cilindros de 213 CV, enquanto a intermediária traz motor de 270 cv e a top 330 cavalos de potência, todas vêm equipadas com a tecnologia SCR para atender a legislação EURO 5, que entrou em vigor em 2011 no Brasil. Já o torque fica em 75 kgfm (a 1.200-1.600 rpm) na configuração mais básica, 97 kgfm (1.200-1600 rpm) na intermediária de 270 CV e em 133 kgfm (1.200-1600 rpm) na top de 330 CV.
Outro destaque do truck da Volvo é um sistema chamado de EXTRA Torque, que aumenta o torque disponível em ate 16%, proporcionando subidas com maiores velocidades, além de uma maior economia de combustível.
O câmbio dependendo da configuração pode ser o inovador I-Shift, um tipo de transmissão inteligente onde a necessidade de trocas de marcha é avaliada pelo sistema eletrônico em função da velocidade, torque ideal, carga do motor e outros parâmetros que buscam a otimização da condução dentro da faixa econômica (quando em modo automático), as trocas são feitas de forma automática e não há o pedal da embreagem. Ele conta com 12 marchas à frente e 4 à ré. No modo manual, basta apenas um simples toque em um botão para fazer as trocas de marchas. A Volvo afirma que esse é o modelo mais econômico da categoria. Vale lembrar que essa é a mesma transmissão do novo FH – top de linha da Volvo que chegou ao Brasil no último mês.
Já o câmbio convencional manual do VM tem seis marchas na configuração 220 CV, 9 marchas na versão de 270 e 14 marchas à frente e 4 à ré na versão mais cara de 330 CV.
Versões:
Volvo VM 220 (4X2R e 6X2R)
Versão de entrada do semi-pesado da Volvo, o VM 220 custa em média a partir de R$ 174,500 de acordo com a tabela FIPE. Apesar do 220 no nome, ele tem na verdade 213 CV de força e pode vir de fábrica com eixos 4×2 ou 6×2.
.
Volvo VM 270 :
Já o motor intermediário de 270 CV pode vir com todas as cinco opções de eixo e conta ainda com a configuração 270 Athor 6X2. Dependendo da configuração seu tanque de combustível pode ter até 560 litros de capacidade, a versão VM 270 conta com chassi em aço LNE-60 o mais leve da categoria que aumenta a capacidade de carga. Destaque ainda para o freio motor VM-EB de 235cv, que oferece mais precisão nas frenagens.
Volvo VM 330:
Assim como a 270, a versão VM 330 também conta com modelos de caminhões: 4X2R, 6X2R, 6X4R, 8x2R e 8x4R. A versão mais poderosa é destinada a aplicações que exigem um modelo robusto, como construção, cana de açúcar e o transporte de madeira, além de transporte fora de estrada.
As configurações VM Vocacional (foto acima) são voltadas a aplicações de uso severo e extremo.
Volvo VM Vocacional:
A versão Vocacional é voltada para uso em aplicações pesadas e extremas, ela traz visual mais robusto, com para-choques mais resistentes e altos, além de faróis diferenciados mais simples e com grade de proteção. Disponibilizada na versão 6x4R e 8x4R, ambas com opção de motor de 270 cv ou 330 cv. A versão 6x4R é oferecida em 4 diferentes opções de chassi, com entre eixos: 3.65 m, 4.55m, 4.80m e 5.15m, já a versão 8x4R conta com três opções de entre eixos 4.55, 4.80m e 5.15 metros. O PBT legal é de 23.000 para a versão 6x4R e de 29.000 kg para a versão 8x4R.
Design:
Os caminhões da linha VM 2014/2015 tiveram grandes mudanças externas. Eles ganharam um visual completamente diferente da geração anterior. Agora, a cabine do VM tem sua aparência muito próxima à do Novo FH, lançado recentemente no Brasil. O desenho ficou mais aerodinâmico e agressivo, conta com faróis modernos com iluminação por LEDS no formato de V.
Especificações técnicas e capacidades:
Segundo a Volvo a capacidade de carga do VM 4X2 fica em 6.000 kgf no eixo dianteiro e 10.800 kg no eixo traseiro nos modelos de 220 e 270 CV. Já com motor de 330 CV a capacidade é de 6.700 kg no eixo dianteiro e 10.800 kg no traseiro. O modelo 6X2R tem 6.000 kg no eixo dianteiro e 18.000 kg no traseiro, enquanto o de 330 cv conta com 6.700 kg no dianteiro e no traseiro. Já no 8X2 (tanto com 270 cv ou 330 CV) a capacidade é de 13.400 kg no eixo dianteiro e 18.000kg no traseiro.
O Peso Bruto Total (PBT) fica em 16 toneladas para o Volvo VM 4X2, 23 toneladas para a 6X2 e 29 toneladas no VM 8X2. No link Abaixo você pode conferir as especificações técnicas de todas as versões do VM.
Ficha técnica dos modelos Volvo VM:
Interior:
Ao contrário do desenho exterior da cabine que foi praticamente toda reestilizada, no interior as mudanças da quarta geração foram mais discretas, o painel embora tenha mais funcionalidades, traz quase o mesmo desenho, o destaque fica para os novo tecidos e para o pacote de equipamentos, os comandos do computador de bordo por exemplo ficam no volante, o que garante mais praticidade ao motorista. A coluna de direção tem regulagem pneumática.
De acordo com a tabela FIPE, os preços atuais do Novo VM parte de R$ 172,500 para a configuração de entrada VW 220 4X2 podendo chegar a R$ 330,000 na top de linha VW 330 8X4 que já sai da revenda, já como modelo 2015. Segundo a fabricante em relação a terceira geração o acréscimo de preço foi entre 8% e 10%. Confira abaixo uma tabela com preço e versões do Volvo VM 2014/2015.
Preços: (preços tabela FIPE consultados em novembro de 2014):
VM 220
VM 220 4×2: R$ 174.520
VM 220 6×2: R$ 186.667
VM 270
VM 270 4×2: R$ 200.850
VM 270 6×2 R$ 217.600
VM 270 8×2 8×2 R$ 285.500
VM 270 8×4 R$ 292.533
VM 270 ARTHOR 6×2 R$ 221.250
VM 330
VM 330 4×2 R$ 236.866
VM 330 6×2 R$ 250.266
VM 330 6×4 R$ 259.100
VM 330 8×2 R$ 309.000
VM 330 8×4 R$ 329.500
Mercado:
Segundo a Volvo, o VM foi o “semi-pesado” que mais cresceu em vendas nos últimos dois anos, com as boas vendas do truck a marca sueca, espera abocanhar uma fatia entre 10 e 20 % no segmento que é um dos importante do Brasil, o dos caminhões “semi-pesados”. Apesar dos seus vários atributos, o Volvo VM tem uma concorrência de peso, que inclui modelos, como VW Constelation, Iveco Mercedes Atego, Iveco Tector e Ford Cargo.
Respostas de 7
Qual e o motor do vm 330?
Ola Julimar
O motor do Volvo VM330 é um MWM seis cilindros, 7.2 litros, com 330 cv de potência e 130 kgfm de torque.
Abraço
Boa tarde, gostaria de saber da Fifa técnica VM 270 ATHOR NO CHASSIS 6X2 ANO 2014 . OBRIGADO !
Olá Humberto
Segue no link abaixo a ficha técnica do Volvo VM 270 6×2
Ficha técnica Volvo VM 270 6×2
abraço
Por gentileza preciso saber ,quanto de óleo de marcha pega o vm volvo 330?
Olá Katia
Depende da versão da transmissão, no câmbio da versão VM 330 que vem dotada com a transmissão automatizada I-Shift de 12 marchas, de acordo com a Volvo são 16 litros de óleo na transmissão. Já na versão VM 270 que traz câmbio manual de 9 marchas são 8,5 litros de óleo e na versão de entrada VM 220 que vem com câmbio de seis marchas são 9,2 litros de óleo na transmissão.
Abraço
Gostei do caminhão bitruck de 330 cv eu tenho Scania e Iveco gostaria de fazer um teste com esse modelo, tenho que comprar outro caminhão talvez seja um volvo vm
330