Categorias: CaminhõesVolvo

Novo Volvo VM 2014 2015 – Confira em detalhes o semi pesado da Volvo

Lançado no fim do ano passado na Fenatran, a quarta geração do Volvo VM, se destaca pelo design moderno e pela sua tecnologia sofisticada, com destaque principal para a inovadora transmissão automatizada I-Shift, que faz a troca de marcha certa em frações de segundo, garantindo economia de combustível e baixo desgaste de peças. Além de moderno, o novo VM também é versátil, versão é o que não falta no semi-pesado da Volvo. Feito para atuar em vários segmentos da indústria de transporte, ele conta ao todo de fábrica com 13 versões, que se dividem basicamente em três modelos:  VM 220, VM 270 e VM 330, com chassi rígido e opções de eixo 4X2, 6X2, 6X4, 8×2 e 8×4.

Motorização e I-Shift:

As versões do novo Volvo VM são classificadas por potencia, a de entrada conta com um bloco seis cilindros de 213 CV, enquanto a intermediária traz motor de 270 cv e a top 330 cavalos de potência, todas vêm equipadas com a tecnologia SCR para atender a legislação EURO 5, que entrou em vigor em 2011 no Brasil. Já  o torque fica em 75 kgfm (a 1.200-1.600 rpm) na configuração mais básica, 97 kgfm (1.200-1600 rpm) na intermediária de 270 CV e em 133 kgfm (1.200-1600 rpm) na top de 330 CV.

Outro destaque do truck da Volvo é um sistema chamado de EXTRA Torque, que aumenta o torque disponível em ate 16%, proporcionando subidas com maiores velocidades, além de uma maior economia de combustível.

O câmbio dependendo da configuração pode ser o inovador I-Shift, um tipo de transmissão inteligente onde a necessidade de trocas de marcha é avaliada pelo sistema eletrônico em função da velocidade,  torque ideal, carga do motor e outros parâmetros que buscam a otimização da condução dentro da faixa econômica (quando em modo automático), as trocas são feitas de forma automática e não há o pedal da embreagem. Ele conta com 12 marchas à frente e 4 à ré. No modo manual, basta apenas um simples toque em um botão para fazer as trocas de marchas. A Volvo afirma que esse é o modelo mais econômico da categoria. Vale lembrar que essa é a mesma transmissão do novo FH – top de linha da Volvo que chegou ao Brasil no último mês.

Já o câmbio convencional manual do VM tem seis marchas na configuração 220 CV, 9 marchas na versão de 270 e 14 marchas à frente e 4 à ré na versão mais cara de 330 CV.

Versões:

Volvo VM 220 (4X2R e 6X2R)

Versão de entrada do semi-pesado da Volvo, o VM 220 custa em média a partir de R$ 174,500 de acordo com a tabela FIPE. Apesar do 220 no nome, ele tem na verdade 213 CV de força e pode vir de fábrica com eixos 4×2 ou 6×2.

 

.

Volvo VM 270 :

Já o motor intermediário de 270 CV pode vir com todas as cinco opções de eixo e conta ainda com a configuração 270 Athor 6X2. Dependendo da configuração seu tanque de combustível pode ter até 560 litros de capacidade, a versão VM 270 conta com chassi em aço LNE-60 o mais leve da categoria que aumenta a capacidade de carga. Destaque ainda para o freio motor VM-EB de 235cv, que oferece mais precisão nas frenagens.

Volvo VM 330:

Assim como a 270, a versão VM 330 também conta com modelos de caminhões: 4X2R, 6X2R, 6X4R, 8x2R e 8x4R. A versão mais poderosa é destinada a aplicações que exigem um modelo robusto, como construção, cana de açúcar e o transporte de madeira, além de transporte fora de estrada.

As configurações VM  Vocacional (foto acima) são voltadas a aplicações de uso severo e extremo.

Volvo VM Vocacional:

A versão Vocacional é voltada para uso em aplicações pesadas e extremas, ela traz visual mais robusto, com para-choques mais resistentes e altos, além de faróis diferenciados mais simples e com grade de proteção. Disponibilizada na versão 6x4R e 8x4R, ambas com opção de motor de 270 cv ou 330 cv. A versão 6x4R é oferecida em 4 diferentes opções de chassi, com entre eixos: 3.65 m, 4.55m, 4.80m e 5.15m, já a versão 8x4R conta com três opções de entre eixos 4.55, 4.80m e 5.15 metros. O PBT legal é de 23.000 para a versão 6x4R e de 29.000 kg para a versão 8x4R.

Design:

Os caminhões da linha VM 2014/2015 tiveram grandes mudanças externas. Eles ganharam um visual completamente diferente da geração anterior. Agora, a cabine do VM tem sua aparência muito próxima à do Novo FH, lançado recentemente no Brasil. O desenho ficou mais aerodinâmico e agressivo, conta com faróis modernos com iluminação por LEDS no formato de V.  

Especificações técnicas e capacidades:

Segundo a Volvo a capacidade de carga do VM 4X2 fica em 6.000 kgf no eixo dianteiro e 10.800 kg no eixo traseiro nos modelos de 220 e 270 CV. Já com motor de 330 CV a capacidade é de 6.700 kg no eixo dianteiro e 10.800 kg no traseiro. O modelo 6X2R tem 6.000 kg no eixo dianteiro e 18.000  kg no traseiro, enquanto o de 330 cv conta com 6.700 kg no dianteiro e no traseiro. Já no 8X2 (tanto com 270 cv ou 330 CV) a capacidade é de 13.400 kg no eixo dianteiro e 18.000kg  no traseiro.

O Peso Bruto Total (PBT) fica em 16 toneladas para o Volvo VM 4X2, 23 toneladas para a 6X2 e 29 toneladas no VM 8X2. No link Abaixo você pode conferir as especificações técnicas de todas as versões do VM.

Ficha técnica dos modelos Volvo VM:

VM Distribuição

VM Rodoviário

VM Vocacional  

Interior:

Ao contrário do desenho exterior da cabine que foi praticamente toda reestilizada, no interior as mudanças da quarta geração foram mais discretas, o painel embora tenha mais funcionalidades, traz quase o mesmo desenho, o destaque fica para os novo tecidos e para o pacote de equipamentos, os comandos do computador de bordo por exemplo ficam no volante, o que garante mais praticidade ao motorista. A coluna de direção tem regulagem pneumática.

De acordo com a tabela FIPE, os preços atuais do Novo VM parte de R$ 172,500 para a configuração de entrada VW 220 4X2 podendo chegar a R$ 330,000 na top de linha VW 330 8X4 que já sai da revenda, já como modelo 2015. Segundo a fabricante em relação a terceira geração o acréscimo de preço foi entre 8% e 10%. Confira abaixo uma tabela com preço e versões do Volvo VM 2014/2015.

Preços: (preços tabela FIPE consultados em novembro de 2014):

VM 220

VM 220 4×2: R$ 174.520

VM 220 6×2: R$ 186.667

VM 270

VM 270 4×2: R$ 200.850

VM 270 6×2 R$ 217.600

VM 270 8×2 8×2 R$ 285.500

VM 270 8×4 R$ 292.533

VM 270 ARTHOR 6×2 R$ 221.250

VM 330

VM 330 4×2 R$ 236.866

VM 330 6×2 R$ 250.266

VM 330 6×4 R$ 259.100

VM 330 8×2 R$ 309.000

VM 330 8×4 R$ 329.500

Mercado:

Segundo a Volvo, o VM foi o “semi-pesado” que mais cresceu em vendas nos últimos dois anos, com as boas vendas do truck a marca sueca, espera abocanhar uma fatia entre 10 e 20 % no segmento que é um dos importante do Brasil, o dos caminhões “semi-pesados”. Apesar dos seus vários atributos, o Volvo VM tem uma concorrência de peso, que inclui modelos, como VW Constelation, Iveco Mercedes Atego, Iveco Tector e Ford Cargo.

Equipe Encontracarros

Ver comentários

    • Ola Julimar

      O motor do Volvo VM330 é um MWM seis cilindros, 7.2 litros, com 330 cv de potência e 130 kgfm de torque.

      Abraço

    • Olá Katia

      Depende da versão da transmissão, no câmbio da versão VM 330 que vem dotada com a transmissão automatizada I-Shift de 12 marchas, de acordo com a Volvo são 16 litros de óleo na transmissão. Já na versão VM 270 que traz câmbio manual de 9 marchas são 8,5 litros de óleo e na versão de entrada VM 220 que vem com câmbio de seis marchas são 9,2 litros de óleo na transmissão.

      Abraço

  • Gostei do caminhão bitruck de 330 cv eu tenho Scania e Iveco gostaria de fazer um teste com esse modelo, tenho que comprar outro caminhão talvez seja um volvo vm
    330

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.