vw id1 2027
A Volkswagen apresentou hoje na Europa o protótipo ID.Every 1, com visual que lembra o UP, ele promete revolucionar o mercado de carros elétricos na Europa. A Volkswagen quer fazer o ID.1 um elétrico popular, ele promete custar a partir de 20.000 euros (R$ 125 mil em uma conversão direta), preço semelhante ao de um carro a combustão com porte similar, por exemplo o VW Polo hoje parte de 24.000 euros.
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No visual o VW ID1 lembra o VW UP, mas em termos de proposta ele está mais para um Fusca, há décadas a Volkswagen sonha em emplacar um novo carro do povo na Europa, um modelo de produção em massa e com grande volume de vendas. Ela tentou fazer isso com o UP mas não deu muito certo, não que o UP tenha sido um fracasso, longe disso, mas também nunca conseguiu ser um fenômeno de vendas como era esperado, prova disso é que ele foi descontinuado em 2023, agora a Volkswagen tenta apostar em um elétrico de baixo custo.
A pressão dos chineses fez com que as principais marcas do planeta se virassem para lançar carros elétricos cada vez mais baratos e a Volkswagen parece ter se atentado para isso, existe hoje pouca gente disposta a pagar caro por modelos elétricos como o ID.3 que é hoje o modelo elétrico mais barato da marca e que custa a partir de salgados 39.000 euros (R$ 245.000).
O preços dos EVs na Europa ainda é um problema, enquanto a Tesla, que é líder na categoria por lá ainda parece distante de ter um elétrico realmente popular e a Toyota, montadora mais popular do mundo, não quer saber de carros 100% movidos a eletricidade, eles seguem apostando nos plug-in híbridos.
A Volkswagen não é a única marca na Europa que está apostando em elétricos populares, recentemente a Fiat começou a vender o novo Panda (leia sobre ele aqui) que também conta com uma versão totalmente elétrica, porém o preço não é tão barato, parte de 24.900 euros (R$ 150.000), a Citroën também já vende o novo C3 (que usa a mesma base do modelo brasileiro) em versão EV por 23.300 euros (R$ 146.000). Atualmente o carro elétrico mais barato produzido na Europa é o Dacia Spring que parte de 16.900 euros (R$ 106.000), porém ele usa motor de apenas 45 cv e é bem menor que os rivais. Ou seja, é com essa galera ai que o VW ID.1 vai brigar.
Apesar da versão conceito estar sendo apresentada agora em 2025 o Volkswagen ID1 ainda vai demorar um bom tempo para estrear, a previsão é que ele chegue as lojas apenas no final de 2026.
O ID1 é construído sobre a plataforma MEB, possui tração dianteira e um motor elétrico de 95 CV, sua autonomia fica em 250 km no ciclo europeu WLTP.
Sua carroceria não é tão compacta assim, ele mede 3.88 m de comprimento, é cerca de 25 cm maior em relação ao finado VW Up vendido na Europa. Enquanto o volume do porta-malas é de 305 litros, 25 litros maior em relação ao UP.
Por dentro ,seguindo a nova moda, o ID1 é ultra minimalista pelo menos na versão conceito que foi apresentada, com exceção de um poucos botões físicos no painel para comandar o áudio e temperatura, quase tudo é digital, a grande tela do sistema multimídia lembra um tablet e possui 14 polegadas, por outro lado o quadro de instrumentos tem tamanho reduzido, fica praticamente escondido é uma espécie de faixa digital integrada ao painel.
O descansa braço central pode ser utilizado como um guarda volumes e os encostos dos bancos formam uma única peça com o resto do assento, como no UP. A alavanca de câmbio fica localizada na coluna do volante. É claro que o modelo mostrado hoje é apenas um conceito porém não espera ver nada muito diferente na versão de produção em série, o acabamento é simples, afinal a proposta aqui é que o carro custe barato.
Enfim as montadoras atualmente vivem uma incógnita, a maior parte dos consumidores ainda não querem comprar um carro elétrico, por uma série de motivos, alguns deles reais e outros nem tanto, desvalorização alta, preço salgado, baixa autonomia, redução do autonomia em baixas temperatura, o ID1 tenta mudar isso com um preço semelhante ao de um carro a combustão.
Será que o ID1 será um sucesso de vendas? Só o tempo dirá, porém que é um carro interessante com uma proposta honesta e diferente isso ninguém pode negar, quem sabe em um futuro próximo não veremos ele brigando com BYD Mini aqui nas ruas do Brasil.
Fonte: Carscoops
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