A Volkswagen revelou nesta semana o novo T-Cross 2025. Esta é a primeira atualização real sofrida pelo SUV brasileiro desde o seu lançamento no mercado em 2019. E ao contrário do famoso ditado popular “time que esta ganhando se meche sim”. O Volkswagen T-Cross é há pelo menos 2 anos o SUV mais vendido do Brasil e evoluiu para seguir líder, neste novo modelo 2025 podemos dizer que a Volkswagen fez um arroz com feijão bem feito, trouxe ao país o mesmo pacote de mudanças visuais do T-Cross europeu (que é mais premium que o nosso), minimizou o péssimo acabamento da cabine do T-Cross, de quebra a Volks também trouxe novos equipamentos ao SUV. Ah, mas então tudo é positivo no novo T-Cross 2025? Não. Como dissemos, foi apenas um arroz com feijão, faltou itens mais evoluídos para melhor justificar o investimento de quase R$ 143 mil pedidos pelo T-Cross 2025 mais barato. Vamos conhecer em detalhes…
Índice desta matéria
Visualmente o T-Cross 2025 brasileiro passa a ter “quase” o mesmo visual do novo T-Cross apresentado na Europa em 2023 (foto abaixo). Os faróis foram levemente redesenhados e passam a vir em todas as versões com iluminação Full LED, além de uma inédita assinatura visual. Porém como dissemos no título deste paragrafo “mas poderia ser melhor”, enquanto o T-Cross europeu (foto abaixo) já conta com faróis modernos, dotados da tecnologia IQ Light Matrix ajustáveis (os mesmos do Polo GTS), a Volkswagen optou por usar faróis mais baratos e simples no T-Cross. Outro ponto é que, apesar do para-choque no T-Cross 2025 brasileiro ter o mesmo desenho do T-Cross europeu, o nosso tem acabamento mais simples, perdeu os detalhes cromados assim como os faróis de neblina. Outra ausência é a grade com LED, presente na Europa e inexistente no Brasil.
Nas laterais o novo T-Cross 2025 ganhou novas rodas aro 17, com acabamento variando de acordo com a versão, porém de resto as laterais não mudaram em relação a modelo de 2019. Enquanto na traseira há um novo e mais evoluído conjunto de lanternas em LED de série em todas as versões, finalmente as lanternas do T-Cross passam a acender de uma ponta a outra – até então as luzes sobre a tampa do porta malas só acendiam na versão Highline. Além disso, a disposição das luzes foi refeita e ficou bem mais legal neste novo modelo, deixando o T-Cross mais premium. O para-choque traseiro também mudou, tem novas luzes refletores e um novo acabamento mais envolvente, com um aplique na cor prata na porção central.
Quem optar pela versão top de linha, Highline, há como opcional, um pacote chamado “Dark” que agrega ao modelo detalhes em Black Piano como retrovisores, rodas, apliques no para-choque e o teto pintados em preto brilhante.
Sem dúvidas a maior diferença no novo Volkswagen T-Cross 2025 é o seu interior melhorado, o painel foi parcialmente redesenhado traz um estilo com maior projeção, além de novos apliques em materiais soft touch que imita couro, a parte superior do painel, assim como as saídas de ar e o espaço onde fica a multimídia foram redesenhados. A versão intermediária Comfortline tem acabamento em um tom cinza claro, além de detalhes que imitam aço escovado no painel, enquanto a versão top de linha, Highline tem agora acabamento em uma tonalidade mais escura, além de partes revestidas em Black Piano.
Outra evolução está nas portas, antes revestidas em plástico duro, agora têm partes com tecido, porém apenas nas configurações Comfortline e Highline. Outra evolução é que os descansa braço passam a vir revestidos em couro e costuras aparentes na cor branca nestas versões. São pequenos detalhes que trazem um pouco mais de sofisticação.
Ainda na cabine do T-Cross 2025 você encontrará novidades como novos bancos com novos revestimentos inéditos e o nome T-Cross estampado em baixo relevo. A multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas, internet e Wi-Fi a bordo, agora estará presente de série em todas as versões, assim como o painel digital de 8 polegadas.
O novo Volkswagen T-Cross 2025 também ficou mais seguro, agora todas as versões do SUV passam a sair de fabrica com frenagem frontal automático, com reconhecimento de pedestre, assim como o sensor de fadiga e o alerta sonoro e visual para o uso do cinto de segurança dianteiro e traseiro. A versão topo de linha Highline oferece como opcional pacote “ADAS”, que inclui assistente de estacionamento (Park Assist), detector de ponto cego com assistente traseiro de saída de vaga e assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist) que ajuda ao motorista a manter o carro dentro da faixa, tudo isso por interessantes R$ 2.600.
Lembrando que todas as versões hoje disponíveis: 200 TSi, Comfortline e Highline, são equipadas com controle adaptativo de velocidade e distância – o famoso piloto automático ACC, além de seis airbags (sendo dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina). Ainda fazem parte da lista de equipamentos fixação de assento de criança com sistema ISOFIX®, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração e bloqueio eletrônico do diferencial, assistente para partida em subidas, função frenagem de manobra entre outros itens. A Volkswagen ainda não divulgou a versão Sense 2025.
Ainda com relação a segurança agora o T-Cross passa a ter como um opcional os pneus com tecnologia anti-furo Pirelli Seal Inside. O pneu quando equipado com esta tecnologia pode continuar rodando com segurança mesmo furado, sem que aconteça perda de pressão, tornando a condução mais segura. O composto de vedação instalado na parte de dentro do pneu sela o objeto perfurante e evita que o ar escape, mesmo se o objeto é retirado, pois o composto preenche a perfuração. O objeto deve ter até quatro milímetros de diâmetro. É uma tecnologia auto vedante que faz com que os furos nem sejam percebidos, minimizando transtornos em ter que realizar uma troca do pneu, em dias de chuva, em lugares ermos e perigosos ou mesmo na rodovia durante uma viagem.
Na parte mecânica não houve mudanças no T-Cross 2025, o modelo segue com duas opções de motores, o 1.0 turbo, 200 TSI presente na maioria das versões entrega 128 cv com etanol ou 116 cv com gasolina para um torque de 20 kgfm independente do combustível, enquanto a opção top de linha T-Cross Highline é a única a vir com o motor 1.4 250 TSi, este bloco desenvolve 150 cv e 25 kgfm de torque, tanto com gasolina, quanto com etanol. Em todas as versões o câmbio é o mesmo, uma caixa automática de seis marchas feita pela marca Aisin. A tração é sempre 4×2 dianteira.
O Volkswagen T-Cross somente em 2023 emplacou 72.440 unidades, sendo disparado o SUV mais vendido do Brasil, só para termos uma ideia, o SUV da Volkswagen vendeu praticamente o mesmo que o Fiat Mobi, que é o carro mais barato do Brasil. Porém, os rivais do T-Cross estão evoluindo e em 2023 o modelo já começou a mostrar sinais de cansaço, principalmente devido aos preços que subiram muito no ultimo ano, o T-Cross Highline completo já custava quase R$ 190.000, além da falta de um motor mais potente na versão top de linha, o Volkswagen tem 150 cv, enquanto rivais como Creta, HR-V e Renegade já tem em torno dos 180 cv em suas versões mais caras. Esta diminuição no interesse pelo T-Cross já é perceptível nas vendas em 2024, o modelo que antes nadava de braçada no mercado, hoje está praticamente empatado em vendas com o Hyundai Creta e Chevrolet Tracker, de janeiro até abril de 2024 o T-Cross emplacou 19.082 unidades, enquanto o Creta 18.935 e o Tracker 18.335. Este talvez foi um dos motivos que a Volkswagen não subiu os preços do T-Cross mesmo com as evoluções.
Resta saber se estas mudanças serão suficientes para revigorar o fôlego do Volkswagen T-Cross e manter o modelo na liderança da categoria. Deixe a sua opinião.
Opcionais
Pacote Interactive IV (R$ 2.000): câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, rebatimento elétrico dos espelhos, rodas de 17″.
Itens da 200 TSI mais:
Opcionais
Pacote Sky View II (R$ 7.360): teto-solar, espelho interno eletrocrômico, sensor de chuva.
Pacote Design View (R$ 2.990): bancos revestidos parcialmente de couro.
Itens da Comfortline 200 TSI mais:
Opcionais
Pacote ADAS (R$ 2.600): assistente de manutenção de faixa, monitor de ponto cego, assistente de baliza
Pacote Dark (R$ 3.490): emblemas escurecidos, rodas escurecidas, teto e retrovisores pretos, pneus auto selantes (Seal Inside).
Pacote Sky View (R$ 7.360): teto-solar.
Fonte: https://www.vwnews.com.br/news/2141
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.