novo vw tiguan 2026
A VW começou a vender essa semana no México e nos EUA o Novo VW Tiguan 2026, totalmente renovado o SUV também chegará em breve ao Brasil. Agora maior, mais tecnológico, luxuoso e potente o Novo Tiguan traz tudo novo. Nos EUA ele será oferecido em quatro versões de acabamento, os preços começam em 29.495 dólares (cerca de R$ 170.000) praticamente o mesmo valor do T-Cross Highline no Brasil. Porém por aqui ele não será tão barato assim, deve custar na faixa dos R$ 300.000, a boa noticia é que seguirá vindo do México, país que possui acordo comercial com o Brasil, ou seja, não pagará imposto de importação.
Índice desta matéria
No Brasil o Novo VW Tiguan 2026 chegará com a missão de substituir o antigo Tiguan AllSpace, modelo que já vendeu muito bem por aqui, porém que com a chegada dos SUVs chineses como BYD Song, Chery Tiggo 8 e Haval H6 acabou caindo no esquecimento. Durante o ano de 2024 enquanto rivais como Jeep Commander emplacou quase 17 mil exemplares e o Tiggo 8 quase 10 mil, o VW Tiguan vendeu apenas 2.932 unidades.
Além disso a própria Volkswagen tem culpa neste fuga de clientes, a versão atualizada em 2021 só chegou ao Brasil em 2024 e com preço muito acima dos rivais. Portanto esta nova geração terá a difícil missão de resgatar os clientes do Tiguan.
Logo de cara é impossível não reparar no novo visual do Tiguan 2026, ele está muito mais atraente, sua nova geração traz um estilo mais arredondado e menos quadrado, é um desenho bastante agressivo e que promete agradar a diferentes tipos de públicos.
O estilo minimalista dos faróis Full LED contrasta com o jeito exagerado do para-choque que tem uma chamativa tomada de ar que praticamente toma toda a dianteira do novo SUV.
Ainda falando dos faróis agora o Tiguan em suas versões mais caras R Line passa a vir com faróis inteligentes Matrix LED IQ Light, que se ajustam a luminosidade do ambiente sem ofuscar os outros motoristas, ainda no pacote de iluminação a versão top conta com novidades interessantes como grade frontal e maçanetas iluminadas, além de logo de boa vinda projetado no chão próximo a porta do motorista.
Não custa lembrar que haverão dois visuais diferentes para a dianteira do novo Tiguan, as versões mais baratas: Trendline e Comfortline (S e SE nos EUA) terão um estilo mais conservador de para-choque, além de terem rodas aro 17 e 19 respectivamente, enquanto a versão mais cara R Line (chamada de SEL R Line nos EUA) terá visual mais esportivo e será calçada por rodas aro 20 diamantadas.
Nas laterais o novo Tiguan 2025 tem linhas bastante limpas e praticamente sem vincos. Já na traseira se destaca as lanternas que são conectadas por uma barra de LED e tem efeito 3D de iluminação.
Vale lembrar que o Tiguan que está sendo lançado no México e Estados Unidos e que virá ao Brasil é uma versão própria que foi desenvolvida para as Américas, ele tem carroceria completamente diferente em relação ao Tiguan europeu (foto acima), inclusive as dimensões desta versão americana são maiores. Esta Tiguan que será produzida no México será exportada além dos EUA para o Brasil, Argentina, Colômbia, Chile e Peru.
O Novo Tiguan 2026 US Spec (versão produzida no México) mede 4,67 metros de comprimento e tem excelentes 2,79 m de distância entre eixos, a largura é de 1,86 m e sua altura fica em 1,66 m. Comparado com a nova Tiguan europeia o modelo produzido no México é 12 cm mais comprido e tem distância entre eixos 10 cm mais longa, é uma baita diferença (compare nas fotos acima o modelo europeu e abaixo o mexicano).
Esta diferença considerável no tamanho da Tiguan para as Américas e para a Europa é porque nos EUA o consumidor tem preferência por SUVs maiores e valoriza espaço interno e porta malas, enquanto na Europa a preferência é por SUVs mais compactos.
Lembrando que há ainda um terceiro modelo nesta nova família, trata-se do novo VW Tayron, que nada mais é do que a nova geração da Tiguan Allspace, o Tayron tem como diferencial seus 7 lugares, sua carroceria mede 4,79 m, sendo 12 cm mais comprida em relação ao Tiguan mexicano. O Tayron já está sendo vendido na Europa e deve a partir da metade de 2026 também ser produzido no México.
Ah, não custa salientar que todos estes SUVs são feitos sobre a mesma plataforma a MQB Evo.
No Brasil o Tiguan 2026 deve ser oferecido com motor o mesmo motor destinado aos Estados Unidos, o famoso 2.0L TSI EA888, turbo quatro cilindros que agora passou a render de 204 CV, um ganho de 18 CV em relação ao motor da geração passada que tinha 186 cv, atualmente vendida no Brasil. O câmbio não mudou, seguiu em atividade uma caixa automática de 8 marchas. Um detalhe importante é que nos EUA o novo Tiguan por US$ 1.500 adicionais poderá vir com tração 4×4 4Motion.
O ganho de força venho acompanhando de uma redução de 77 kg no peso do carro, graças ao maior uso de materiais como o alumínio. Mais potencia e menos peso se traduz diretamente em um melhor desempenho e menor consumo de combustível.
Lembrando que no México o novo Tiguan tem um conjunto mecânico mais modesto, todas as versões do SUV virão exclusivamente com o também já conhecido motor 1.4 TSI de 150 cv, é o mesmo motor utilizado no T-Cross aqui no Brasil. Além disso, no México o SUV terá o polêmico câmbio automatizado DSG de dupla embreagem e sete velocidades, a tração é sempre 4×2 dianteira.
O nome das versões varia do México para os Estados Unidos: No México a nova Tiguan 2026 tem três versões de acabamento: Trendline, Comfortline e R Line. Enquanto nos EUA são quatro: S, SE, SE R Line e SEL R Line. Vamos conhecer cada uma delas.
Começando pela versão de entrada a Tiguan Trendline (Tiguan S nos EUA), apesar de custar menos de 30.000 dólares (R$ 170.000) ela vem muito bem equipada trazendo itens como rodas de liga leve aro 17, central multimídia de 12.9 polegadas, painel digital de 10.25 polegadas, ar condicionado dual zone, carregador wireless para smartphones, sistema de som com 7 alto falantes, faróis e lanternas em LED.
Um detalhe curioso é que na versão de entrada os revestimentos dos bancos, painel e portas são em tecido.
A versão mais barata já tem uma série de equipamentos de segurança como piloto automático adaptativo ACC com função Stop and Go, frenagem de emergência automática, sensores que mantém o carro dentro da faixa de rolagem, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, além de trazer airbags adicionais como para os joelhos dos ocupantes dianteiros e novos airbags laterais para o banco traseiro.
Na sequencia custando na faixa dos 33.000 dólares há a Tiguan SE (Tiguan Comfortline no México) esta adiciona itens como teto solar panorâmico, iluminação ambiente em LED, rodas de liga leve aro 19 ao invés de 17, revestimentos internos em couro, bancos elétricos com oito modos de ajustes e retrovisores com rebatimento elétrico.
Por fim há a Tiguan R Line (SE R-Line e SEL R Line Black), nos EUA a primeira sai por $ 35,455 enquanto a segunda custa $ 39,755 dólares. Como o nome diz a R-Line Black traz uma série de itens pintados na cor preta, dando um aspecto mais imponente e sóbrio ao carro. Em ambas as rodas de liga leve são aro 20 e as maçanetas contam com iluminação.
A lista de equipamentos da nova Tiguan R-Line 2026 impressiona. Ela conta com um interior muito mais refinado, com direito a sistema de som Harman Kardon de 12 alto falantes e subwoofer, bancos exclusivos forrados com couro premium Varrena em dois tons, acabamento em madeira no painel e nas portas, teto e colunas internas revestidas em preto, ar condicionado digital com três zonas de temperatura e uma tela do multimídia ainda maior com 15 polegadas.
A versão top de linha R Line ainda se diferencia por vir com banco elétrico também para o passageiro e memória para os ajustes, sendo que os bancos dianteiros possuem aquecimento, ventilação e massagem, outro item exclusivo da R Line são os faróis adaptativos Matrix IQ Light, além dos retrovisores com rebatimento elétrico, aquecimento e memória para os ajustes, retrovisor interno eletrocrômico, pedais em alumínio, volante com aquecimento e botões do tipo touch.
Sendo que na R Line o pacote de segurança ainda agrega recursos avançados como monitoramento de pontos cegos, alerta de trafego cruzado traseiro, alerta da presença de veículos ou ciclistas na hora de abrir as portas, câmeras 360 graus e sistema de estacionamento automático Park Assist.
Esta versão também tem para choques esportivos e acabamento externo exclusivo em relação as demais.
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.