A Mini está lançando a nova geração conversível do Mini John Cooper Works, a versão mais extrema e divertida do famoso compacto. Ele une a esportividade já conhecida do Mini Cooper JCW, com suspensão retrabalhada com elementos vindo das pistas de corrida e um potente motor de 231 cv, agora com a sensação de céu aberto.
O Mini John Cooper Works Convertible traz um teto em lona, com armadura em alumínio, com acionamento totalmente de elétrico, para baixar a capota basta um apertar de botão e 18 segundos depois o teto já está recolhido, a operação pode ser feita mesmo com o carro em movimento, porém em velocidades de até 30 km/h.
O modelo continua tendo 4 lugares, um dos problemas que seria a perda de espaço no porta malas, foi resolvido ao deixar parte do teto sobre a tampa, assim como um aerofólio, para não roubar tanto espaço no porta malas, com o teto abaixado ele pode levar 160 litros, já com a capota fechada o espaço aumenta para 215 litros, a Mini ainda desenvolveu uma nova abertura para o porta malas, dividida em duas partes, para permitir acesso as bagagens mesmo com o teto abaixado (foto abaixo).
Já no mais, o modelo traz os mesmos aparatos esportivos que consagraram o Mini John Cooper Works, como para-choques esportivos, com tomadas de ar maiores, saias laterais e rodas maiores aro 18, há ainda um novo sistema de escape, além de uma pintura diferenciada na cor Rebel Green, tradicional dos carros de competição ingleses.
Porém o que mais chama a atenção é o conjunto mecânico, o modelo traz toda a boa herança da Mini nas competições automobilística ao redor do mundo, a suspensão conta com molas e amortecedores especiais, próprio para a versão, além de barras anti-rolagem, os freios também são superdimensionados, e o sistema de escape tem um ronco mais agressivo e alto.
O Mini JCW Conversível é empurrado pelo esperto 2.0, turbo, quatro cilindros, que desenvolve 231 cv de força a 6.000 rpm, com torque de 320 Nm, já obtidos em giros baixos apenas 1.250 rpm, a tração é dianteira e a transmissão manual de seis marchas, ou opcionalmente automática Steptronic também de seis velocidades com paddle shifts atrás do volante.
Na versão manual o novo Mini John Cooper Works Conversível, dispara de 0 a 100 km/h em 6.6 segundos, já com câmbio automático o tempo é quase igual 6.5 segundos, a velocidade máxima é de 242 km/h para a versão manual e 240 km/h para a automática.
Apesar de ser um modelo esportivo, o Mini Cooper JCW conversível também é econômico, ele traz em destaque o GREEN Mode, uma espécie de “banguela” moderna, que quando este modo está acionado assim que o motorista tira o pé do acelerador em velocidades entre 50 a 160km/h, o sistema desengata o câmbio automaticamente para economizar combustível.
A versão manual faz até 15.3 km/l, enquanto a automática pode ir ainda mais longe podendo percorrer até 16.9 km/l.
Opcionalmente o carro pode vir com suspensão dinâmica ajustável, de série ele traz controle eletrônico de estabilidade DSC, controle de tração dinâmico DTC, diferencial com controle eletrônico de bloqueio EDLC, e o Perfomance Control, que auxilia o motorista a manter o controle do carro em curvas mais fechadas.
O modelo deve chegar ao Brasil em breve.