Eis a quinta geração do Corsa, o modelo que na Europa era o mesmo desde 2006, finalmente recebe uma geração totalmente nova, a Opel deixou o Corsa, maior, mais bonito, luxuoso e tecnológico. A novidade chega as ruas em outubro após fazer sua estreia frente ao público no Salão de Paris, confira em detalhes…
Apesar de não parecer o Corsa é um dos carros mais tradicionais da Opel/Vauxhall, divisão europeia da GM, o hatch já existe por lá a 32 anos, sua primeira geração chegou ao mercado no começo da década de 1980, no Brasil nós tivemos a segunda e terceira geração sendo vendida durante os anos de 1994 a 2011. Desde o lançamento da primeira geração somente na Europa já foram vendidas mais de 12 milhões de unidades do Corsa, somente da quarta geração, lançada em 2006, foram comercializadas por lá nada menos do que 2.8 milhões de unidades, ou seja, este é é sem dúvidas o principal sucesso em vendas da Opel.
Como a quarta geração estava a 8 anos no mercado sem grandes mudanças a Opel/Vauxhall resolveu dar uma repaginada completa no Corsa em sua quinta geração, tudo é novo, o Corsa 2015 inaugura uma nova plataforma, este novo chassi não aproveita sequer um único componente do modelo anterior, seu centro de gravidade foi reduzido, a suspensão traz um conjunto totalmente novo, assim como o sistema de direção, que agora é elétrica em todas as versões, possuindo ainda um interessante modo de funcionamento “City”, exclusivo para baixas velocidades deixa a direção mais leve possível para se fazer manobras ou balizas, porém em velocidades mais elevadas essa direção fica pesada para melhorar o controle.
Esta nova geração inaugura um novo padrão em eletrônica para o Corsa, pela primeira vez o carro contará com tecnologias como chassi com dois tipos de ajustes: Comfort e Sport, isso tudo controlado por botão e no modo Sport, as molas e amortecedores ficam mais rígidos e baixos, assim como o volante que fica mais pesado e preciso, para melhorar a resposta e deixar o carro mais na mão do motorista, tornando também mais divertida a pilotagem do Corsa.
Design…
Esteticamente o novo Corsa 2015 incorpora uma releitura do novo padrão de estilo da Opel, incorporado inicialmente pelo compacto Adam em 2013, além de alguns traços como os faróis grandes e arrojados vindo do Astra. No geral o visual do Corsa ficou bastante atraente e moderno, a dianteira é marcada pelo desenho da grade avançada, os faróis com LEDs e o capô vincado, as laterais também ganharam novos vincos que passam mais robustez ao hatch, o desenho das janelas e da coluna traseira foram refeitos. As lanternas traseiras ficaram maiores e se projetam para fora da carroceria, um estilo um tanto exótico e polêmico, a janela traseira está maior e se disfarça em parte das colunas, na versão duas portas o Corsa assume uma janela traseira mais baixa que o deixa com um jeitão de coupé.
Interior…
Assim como o resto o interior do novo Corsa 2015 é todo inédito, o painel adotou formas mais sóbrias, porém ainda bastante modernas, o acabamento subiu de nível, o painel incorpora materiais de alta qualidade como plástico brilhante e revestimentos em três diferentes texturas, o console central traz um apelo futurista e incorpora um sistema multi-mídia IntelliLink com display touch de 7 polegadas e diversas opções de conexão com celular e aplicativos como Stitcher e TuneIn (rádios on-line), os bancos possuem revestimentos com texturas em alto-relevo, há apliques metálicos em couro nas portas volante e no console.
Este é sem dúvida o Corsa mais equipado já feito, o compacto da Opel em sua linha 2015 incorpora uma série de tecnologias, como bancos e volante com sistema de aquecimento, interior com luzes decorativas, sistema de segurança Opel Eye que pode frear o carro automaticamente e conta com câmera frontal, há ainda piloto automático com reconhecimento de placas de transito, aviso de mudanças de faixas, alerta de colisão frontal, aviso de distância para o veículo que vai à frente, alertando o motorista com um sinal vermelho projetado no para-brisa, outras novidades são o sistema de monitoramento de pressão dos pneus em tempo real, o Advanced Park Assist, que calcula a distância da vaga e vira o volante automaticamente na hora de se estacionar, cabendo ao motorista apenas acelerar e frear, há ainda assistente de partidas em ladeira e câmera traseira com sensor de ré, e teto solar panorâmico. Ou seja, claro que boa parte destes equipamentos serão opcionais, porém sem dúvida o Corsa virou quase um hatch de luxo.
Mecânica…
A linha de motores do novo Corsa 2015 traz como destaque o moderno 1.0 ECOTEC com injeção direta e apenas 3 cilindros, auxiliado por um turbo, que virá com dois níveis de potência 90 cv ou 115 cv, tendo torque de excelentes 17 kgfm. Além deste propulsor a linha será completa pelo 1.4 turbo de 100 cv e 20 kgfm de torque, e pelos motores 1.2 e 1.4 aspirados ainda sem potência revelada. Claro que não vai faltar as versões a diesel, neste caso será um 1.3 CDTi com 75 ou 95 cavalos de força. O câmbio da versões turbo serão a nova caixa manual de seis marchas, enquanto as demais versões virão com câmbio manual de cinco marchas, ou opcionalmente automática Easytronic 3.0 de seis velocidades, grande parte das versões virão com sistema Start/Stop de série.
As vendas do novo Opel Corsa 2015 começam em outubro após o carro ser lançado no Salão de Paris. Infelizmente não há previsão desta nova geração vir para o Brasil.
Uma resposta
Nunca mais terá a carisma e a popularidade que teve o modelo 1994 quando foi lançado no Brasil. Quem tem em bom estado não vende por valor nenhum, econômico, baixa manutenção e um designer que até hoje desperta paixão.