A Opel apresentou na Europa um compacto totalmente novo, chamado de Karl, ele será o modelo de entrada da Opel, sendo vendido também no Reino Unido pela Vauxhall, como Viva. A promessa da GM já era antiga, desde 2010 se falava que a Opel iria lançar um modelo compacto de baixo custo. E agora em 2015 finalmente ele chegará as lojas, com preço partindo de (€9,500 euros), cerca de R$ 30.500.
Com linhas simples, porém de apelo jovem e moderno, o Opel Karl será uma resposta da Opel para o VW Up, medindo 3.68 metros, o novo mini carro da GM será um dos menores já produzidos pela marca, o Opel Adam que detinha este título tem 3.70 metros, já o conhecido Corsa tem 4.00 metros.
Apesar de ser compacto, e pensado para ser um modelo de preço acessível, o Karl não será despojado, o compacto apresenta um interior muito bem acabado, com painel moderno, e revestimentos com materiais de qualidade, como plástico liso, plástico brilhante Black Piano e detalhes cromados.
A lista de equipamentos será bastante generosa, as versões mais equipadas contarão com vários itens presentes apenas em carros mais caros como bancos dianteiros e volante com aquecimento, piloto automático, teto solar, park assist, alerta de mudanças repentina de faixa, sistema multi-mídia com tela touch, volante multifuncional, faróis de neblina, rodas de alumínio aro 14 ou 16. Um detalhe interessante é a direção elétrica, oferecida de série, ela conta com a função City, que deixa volante mais leve, ao se fazer manobras, reduzindo os esforço feito pelo motorista.
De série ainda o Karl/Viva virá com um ótimo aparato em termos de segurança como controle de tração e de estabilidade, além de auxilio de partida em subidas que impede que o carro volte ao sair em ladeiras.
Na data de seu lançamento, marcado para a metade de 2015, o Opel Karl, Vauxhall Viva, contará com um bloco 1.0, três cilindros, a gasolina, que desenvolve 75 cv.
Seria o novo Celta…
Por enquanto não há informações sobre o novo modelo ser vendido também fora da Europa, mas há quem diga que o Karl/Viva, poderia ser produzido no Brasil para substituir o Celta da Chevrolet.