Considerado um dos maiores laboratórios de testes de carros do mundo, o circuito alemão de Nürburgring Nordschleife é utilizado pela maioria das montadoras do planeta para testes dos seus próximos lançamentos. As principais fabricantes de superesportivos travam uma batalha pelo recorde do circuito, no mês passado ele foi quebrado pelo Pagani Zonda R, que percorreu os mais de 22 km de extensão do circuito em apenas 6.47 minutos, pouco menos de 1 segundos a mais rápido do que o Radical SR8 LM, carro que até então detinha o recorde da pista. Respire fundo e confira o vídeo da volta completa do Pagani em Nürburgring, o som do V12 e a pericia do piloto impressionam, vale a pena conferir.
Acima o vídeo do recorde do Pagani Zonda R em Nurburgring
O Zonda R …
Lançado em 2009, o Zonda R é um dos superesportivos mais rápidos do mundo. Impulsionado por um motor 6.0 L V12 com 740 CV desenvolvido pela Mercedes AMG, o carro graças a carroceria, uma boa distribuição do peso e aerodinâmica quase que ideal, o superesportivo chega aos 351 km/h de velocidade máxima, e leva apenas 2.7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, isso mesmo o Pagani leva apenas 2.7 s para quebrar a barreira dos 100 quilômetros.
Os ajuste de suspensão, direção e câmbio são próprios dos carros de competição, tanto é que o Zonda R, não tem permissão para andar nas ruas, ele é considerado um carro de corrida.
Além dos mais de 700 CV outro fator que contribui para o desempenho fantástico do Zonda R, é sua carroceria é toda feita em fibra de carbono, com isso o peso total do carro é de apenas 1.070 quilos, uma excelente marca para um modelo de alta performance, ainda mais pelo enorme motor V12.
Acima Horacio Pagani, Argentino naturalizado na Itália, dono e criador da marca Pagani
O Zonda R é um dos carros mais exclusivo e caro do planeta, sua produção é limitada a somente 15 exemplares, cada um está sendo vendido pela bagatela de €1.5 milhões (cerca de R$ 3,400,000).