A Mitsubishi já está vendendo em suas revendas no Brasil o Pajero Sport 2022, o SUV que impressiona pelo visual robusto e moderno, chega ao mercado praticamente sem novidades, ao não ser pelo preço que ficou ainda mais salgado. O Pajero Sport 2022 está disponível em duas versões: HPE com preço sugerido de R$ 337.500 e HPE-S que custa ai impressionantes R$ 376.814.
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Vale lembrar que quando chegou ao Brasil no início de 2019, a atual geração do Pajero Sport tinha preço promocional na casa dos R$ 260.000, porém com o passar dos anos seu valor foi encarecendo consideravelmente.
Em 2021 não foi diferente, o Pajero Sport 2021 chegou quase R$ 50.000 mais caro em sua versão de entrada. A linha 2021 que chegou às lojas em meados do ano passado (2020) tinha preços de R$ 291.990 na HPE e R$ 318.990 na top de linha HPE-S.
Já o Pajero Sport 2022 chega novamente com preço cerca de R$ 50 mil mais caro, o modelo parte de R$ 337.500 na opção de entrada HPE e R$ 376.814 na top de linha HPE-S, ele é disparado o modelo mais caro já vendido pela Mitsubishi no Brasil.
O pior que é que no lançamento da linha 2021 a Mitsubishi promoveu algumas melhorias como uma sutil atualização no visual, um novo painel digital e nova multimídia, o que amenizava o impacto do aumento no ano passado, porém a linha 2022 passou em branco não traz nenhuma novidade, e encareceu consideravelmente.
Um dos principais destaques do Mitsubishi Pajero Sport 2022 é o seu visual, o carro tem um visual bastante robusto e imponente, a dianteira ostenta o padrão visual já tradicional da marca Mitsubishi, semelhante ao visto na picape L200 Triton Sport 2021, destaque para o estilo do para-choque que conta com uma espécie de friso cromado em formado de “C” invertido, e pelo sofisticado sistema de iluminação total por LED (foto abaixo), que é um show à parte.
As amplas e largas caixas de rodas reforçam a aparência parruda do modelo Mitsusbishi que é feito sobre o chassi da picape L200, em ambas as versões o Pajero Sport 2022 conta com rodas em liga leve aro 18 com acabamento diamantado.
Em termos de estilo (na nossa opinião é claro), a parte que mais desagrada no carro é a sua traseira, que tem um visual um tanto polêmico e sem graça. Enquanto a dianteira esbanja agressividade e chama bastante atenção, a traseira do Pajero Sport não tem muita originalidade, no ano passado a Mitsubishi deu uma leve reestilizada nas lanternas traseiras e um pouco mais de volume no para-choque, porém não adiantou muito (foto abaixo).
Ambas as versões do Mitsubishi Pajero Sport 2022 vêm equipadas com o conhecido motor 2.4L turbodiesel, 4 cilindros, que desenvolve 190 CV de potência e 43.9 kgfm de torque, é o mesmo bloco usado pela L200 Triton Sport. O câmbio é automático de oito velocidades com opções de trocas sequenciais através de paddler shifts acoplados ao volante.
Como manda a cartilha da Mitsubishi, a tração é 4×4 integral com distribuição automática de forma eletrônica (Super Select II), o motorista pode escolher qual o tipo de tração usar através de um botão giratório no console, tendo a opção de variar de acordo também com o tipo de terreno, graças ao sistema Off-Road Mode.
São no total quatro modos: Gravel (cascalho), Mud/Snow (lama/neve), Sand (areia) e Rock (pedras), cada um destes modos altera de forma automática pré-definida, a potência do motor, ajustes de transmissão e também o freio.
Segundo dados de fábrica, o Pajero Sport 2022 tem um consumo na cidade 8.9 km/l, enquanto que na estrada ele roda 11.7 km/l.
O Pajero Sport pode atingir os 180 km/h de velocidade máxima e precisa de 12.3 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. Lembrando que estamos falando de um SUV de luxo, com tração 4×4, 7 lugares, quase 5 metros de comprimento e que pesa mais de 2 toneladas.
Só de olhar para o Pajero Sport você percebe que esse é um carro bastante robusto, ele 4.785 mm de comprimento, por 1.80 m de altura e 1.81 m de largura, a distância entre-eixos fica em 2.80 m, o que faz com o que o carro acomode com muito conforto até cinco passageiros adultos.
Lembrando que o Pajero Sport 2022 tem sete lugares, com bancos dobráveis no porta-malas, porém o espaço na terceira fileira de bancos não é tão generoso. Com todos os bancos dispostos, o porta-malas tem 120 litros, já com 5 lugares a capacidade sobe para bons 502 litros.
Como dissemos o Pajero Sport 2022 conta com duas versões no Brasil a HPE e a HPE Sport.
A versão de entrada HPE vem de série equipada com itens como airbags laterais, frontais e do tipo cortina, freios a disco nas quatro rodas com ABS + EBD, faróis do tipo Full LED, rodas em liga leve aro 18, câmera traseira, frenagem de emergência automática com detecção de pedestres e cilistas, controle automático de descida, auxilio para partida em ladeiras, ar condicionado digital com duas zonas de temperatura e saída para os bancos traseiros, controle automático de velocidade, ajuste de altura e profundida no volante, direção hidráulica, sistema keyless com abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão, freios de estacionamento elétrico com função Auto Hold, volante multifuncional revestido em couro, multimídia com GPS integrado, Android Auto e Apple CarPlay, retrovisores rebatíveis eletricamente, tomada de 120 volts no console central.
É oferecido como opcionais para esta versão mais barata o pacote chamado (Comfort Pack) composto por teto solar elétrico e controle de velocidade adaptativo, ainda como um opcional há acabamento interno em couro bege.
Já a versão top de linha HPE-S traz um conjunto de equipamentos muito mais recheado trazendo de série além do ACC piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos, auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, alerta de trafego cruzado na traseira, sensores e câmeras ao redor do carro, porta-malas com tampa dotada de um sistema elétrico de abertura e fechamento por, botão, gestos e também por um APP no celular, há ainda painel 100% digital, teto solar, sistema multi-mídia mais evoluída com 8 polegadas, Wi-Fi, além de comandos remotos via APP no smartphone do dono, que permite por exemplo saber a localização do carro, ou liga-lo de forma remota através do celular.
Bem, o preço do Pajero Sport 2022 é superior muitos SUVs de uma marca de luxo como Land Rover, BMW, Volvo ou Mercedes, porém este é um SUV com base do tipo chassi cabine, tem motor diesel robusto, além de muita robustez pra ir além do asfalto, porém no Brasil ter um desses na garagem é para poucos, e também não é barato mantê-lo, o IPVA da versão de entrada HPE fica em R$ 13.500, já o preço do seguro médio é de R$ 11.813, isso falando de gastos anuais.
Enquanto a versão top de linha HPE S, tem IPVA de R$ 15.073 e seguro de R$ 13.188.
As revisões para ambas as versões ficam em R$ 8.850 até 60.000 km.
A boa notícia que o carro não de desvaloriza, que comprou um desses no ano passado ganhou dinheiro, segundo dados da tabela KBB, o Pajero Sport após 12 meses tem valorização de 4.5%, já a versão superior HPE-S ganhou 3.91% de valorização no último ano.
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Este Governo e uns dos mais corrupto e ganaciosos do mundo, não vai demorar muinto estirar uma guerra civil e não vai ter segurança pública para segurar o povo.