2023 começou com alterações nas versões do Pajero Sport no Brasil, o SUV rival de carros como Toyota SW4 e Chevrolet TrailBlazer recebeu uma nova versão intermediária chamada de HPE Comfort, a nova configuração chega com preços de R$ 388.990 e vai se posicionar entre a versão HPE (R$ 376.990) e a HPE-S (R$ 411.990).
Atualmente o Pajero Sport é oferecido em sua “versão/modelo” 2023/2023, a expectativa é que versões 2023/2024 comessem a chegar nas revendas da Mitsubishi em breve, porém não são esperadas nenhuma mudança além da troca de ano no documento. A última reestilização do Pajero Sport ocorreu em 2020, desde então o SUV de luxo é praticamente o mesmo carro.
Para quem espera novidades elas vão demorar, a previsão é de que a Mitsubishi apresente lá fora apenas no final de 2024, ou no mais tardar início de 2025, a nova geração do Pajero Sport baseada na nova plataforma da L200 Triton (foto acima), picape que deve ser mostrada no mercado internacional no segundo semestre de 2023.
Índice desta matéria
Todas as versões do Pajero Sport 2023 contam com a mesma motorização, um bloco 2.4L Turbo Diesel, 4 cilindros com 190 CV de potência e 43.9 kgfm de torque. Essa força chega às 4 rodas por meio de uma caixa de câmbio automática de oito velocidades, lembrando que este bloco diesel é o mesmo da picape L200 Triton.
A tração é a Super Select II, que através de um comando seletor no console central permite escolher entre 4×2 traseira, 4×4 integral (4H), 4×4 parcial (4HLc) e 4×4 reduzida (4LLc), sendo que é possível mudar a tração de 4×2 para 4×4 com o carro em movimento em velocidades de até 100 km/h.
Ainda falando na tração, a o Off-Road Mode, que conta com quatro modos de condução próprio para off-road: Gravel (pedras), Mud/Snow (lama e neve) e Sand (areia).
O Pajero Sport 2023 é uma opção para quem busca um verdadeiro SUV, um utilitário grande com 7 lugares, capaz de enfrentar qualquer tipo de terreno, equipado com uma robusta tração 4X4. O Pajero Sport tem uma capacidade de reboque de cerca de 3 toneladas, é o suficiente para rebocar um trailer ou um barco pequeno.
Apesar de pesa mais de 2 toneladas, o carro tem um bom desempenho graças a força de seu motor, a velocidade máxima é de 180 km/h, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 12 segundos.
Já o consumo do Pajero Sport 2023 fica em 8,9 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada, médias legais pelo grande porte do veículo.
Nas fotos é possível ver que o Pajero Sport é um carro robusto, ele mede 4.78 m de comprimento, por 1.81 m de largura e 1,80 m de altura. A distância entre eixos fica em generosos 2.80 metros. Chama atenção também a boa altura em relação ao solo, que é de quase 24 cm.
No Brasil todas as versões do SUV do Mitsubishi vêm de série com sete lugares. Com todos os assentos dispostos a capacidade de carga é de apenas 120 litros, porém com os dois últimos bancos rebatidos (5 lugares) essa marca sobe para 502 litros. Caso você precise realmente de espaço, com as duas fileiras de bancos rebatidas, o Pajero Sport vira praticamente um furgão de carga com 1.731 litros de capacidade.
Novidade recente do Pajero Sport 2023 a versão HPE Comfort Pack busca oferecer o melhor custo beneficio, ela traz uma série de itens não presentes na configuração de entrada HPE, porém a um preço mais módico do que os R$ 411.000 pedidos pela top de linha HPE-S.
Em relação a versão mais barata a Comfort Pack adiciona ACC (piloto automático adaptativo), equipamento que além de manter a velocidade programada também conserva automaticamente uma distância segura do carro que vai à frente acelerando e freando de forma automática, há ainda de série teto solar elétrico, interior com acabamento em preto ou bege, além de todos os itens da HPE.
A versão de entrada vem de série equipada com central multimídia com tela de sete polegadas com conectividade com smartphones, aplicativos nativos, GPS off line, TV digital e Wi-Fi, faróis Full LED com regulagem automática de altura, limpador de farol e função AFS que direciona o farol acompanhando a direção do volante, faróis de neblina e lanternas traseiras também em LED, sensor de chuva e de acendimento dos faróis.
Ar condicionado digital automático com duas zonas de temperatura e saída independente para segunda e terceira fileiras de bancos, banco do motorista com ajuste elétrico e incluindo ajuste lombar elétrico, retrovisor interno fotocrômico, chave presencial, partida do motor por botão, câmera traseira, freio de estacionamento elétrico, interior revestido em couro preto, além de rodas de liga leve de 18 polegadas.
Há ainda sete airbags (incluindo airbags frontais e laterais para o motorista e passageiro e de cortina), frenagem de emergência automática frontal, controle automático de descida, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, ajuste do volante em profundidade, tomada de 120 volts no console, além de um interessante sistema de prevenção de aceleração involuntária.
Por fim a versão top de linha do Mitsubishi Pajero Sport 2023 é a HPE-S, em relação as demais ela se diferencia por vir com painel digital de 7 polegadas, partida do motor de forma remota, tanto por um controle remoto na chave ou por um aplicativo da Mitsubishi, além da tampa do porta malas com sistema elétrico de abertura e fechamento – é possível abrir ou fechar a tampa apenas passando o pé embaixo do para-choque ou através do aplicativo no celular, a versão mais cara ainda com este aplicativo mobile que permite ao dono saber informações do carro, como consumo médio de combustível, autonomia, acender os faróis e até mesmo consultar a localização do carro via GPS.
Ainda na versão mais cara há sistema de câmeras 360 graus e uma multimídia mais moderna com tela de 8 polegadas.
Apesar do preço salgado o Pajero Sport no Brasil até que tem um bom volume de vendas, pelo menos para um veículo que custa o preço de um apartamento. De acordo com a Fenabrave nos três primeiros meses de 2023 foram vendidos 417 exemplares do Pajero Sport, bem distante do Toyota SW4 que emplacou 3.264 exemplares neste mesmo período, porém o SUV da Mitsubishi ficou à frente da Chevrolet TrailBlazer que vendeu no mesmo período 361 unidades. No ano passado (2022) o Pajero Sport emplacou cerca de 2.000 unidades.
Para maiores informações acesse: Mitsubishimotors.com.br
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.