Acima o híbrido Honda Insight, que foi no mês passado o carro mais vendido no Japão.
Os carros elétricos já estão se tornando uma realidade no Japão, as principais montadoras, como Toyota, Honda, Mitsubishi e Subaru. Já os carros híbridos, são considerado como uma opção de motorização a vários anos desde o início dos anos 2000. Estes modelos consomem muito cerca de 30% menos que um carro convencional, tendo baixo nível de poluição e não emitem som quando estão operando com motor elétrico.
Mitsubishi i-miev, será o primeiro carro elétrico da marca, ele já está sendo vendido para alguns clientes.
O problema que está sendo constatado no Japão é que como estes modelos emitem um ruído muito baixo quando são alimentados pelo motor elétrico, eles estão se tornando uma ameaça para os pedestres, já que eles não escutam o barulho quando o carro está se aproximando.
Toyota Prius, foi o pioneiro na tecnologia híbrido, possui dois motores um um a combustão e outro pequeno motor elétrico alimentado por baterias de lithium.
Por isto o Ministério de Trasporte do Japão está estudando a proposta de tornar obrigatório, o uso de um aparelho que produza um som parecido com um motor normal a combustão.
Recentemente alguns carros elétricos já estão sendo produzidos com esta espécie de sistma de som que produz barulho artificial do motor, como é o caso do Brabus Tesla, que traz um dispositivo que emite som de um V8 de 400 cv.