A Audi está trazendo mais um modelo para sua gama de produtos vendidos no Brasil, trata-se da nervosa perua RS4, desde a década de 1990 com a RS2 feita em parceria com a Porsche, a Audi tem tradição de construir peruas superesportivas, (afinal, quem nunca quis poder levar a família, mais bagagens, se divertindo atrás do volante ao acelerar de 0 a 100 km/h quase igual a uma Ferrari, e alcançar facilmente velocidades superiores aos 200 km/h), pois bem a RS4 oferece isso, ainda somando com um visual arrebatador, porém o preço é salgado são pedidos R$ 438.700, mas ao conhecer melhor essa perua você perceberá que até vale apena.
Dotada de um podermoso motor V8 de 4.2 litros, o mesmo usado pelo Audi R8 V8, este bloco turbinado desenvolve 450 cv, ele permite a perua RS4 disparar de 0 a 100 km/h em apenas 4.7 segundos, podendo facilmente atingir os 250 km/h, só não vai além por questões de segurança, o modelo vem com um limitador eletrônico de velocidade. O câmbio é automatizado sequencial DSG (dupla embreagem) com 7 velocidades, ele conta com borboletas atrás do volante para fazer as troca de forma manual.
Outro destaque é o sistema de tração, trata-se da nova geração do conhecido sistema de tração integral Quattro da Audi, nesse caso graças a recursos eletrônicos, ele distribui a tração por necessidade, entre o eixo dianteiro a traseiro, garantindo sempre o melhor possível em termos de controle e estabilidade, principalmente em curvas e trechos de pouca aderência como piso molhado. O motorista conta com três modos eletrônicos de pilotagem através do sistema Audi Drive Select, que ajusta diversos recursos do carro como: câmbio, peso e sensibilidade da direção, suspensão, respostas do acelerador e o sistema de tração, até mesmo o ronco do motor do carro, são três modos: Conforto, Automático e Dinâmico.
A suspensão também é modificada nessa versão, ela é 20 mm mais baixa que a da perua A4 Avant. Outra modificação da RS4 está no sistema de freios, que na dianteira ganhou discos maiores e mais eficientes com 365 mm de diâmetro.
Identificar uma RS4 de um A4 Avant normal é facil, primeiro pelos anabolizados para-choques, que além de melhorar a refrigeração do motor e freios, também deixam a perua da Audi com um visual mais intimidador, acompanham o pacote as saias laterais e o para-choque traseiro com difusor integrado, a grade dianteira abandonou os gromados para dar lugar ao preto brilhante. O sistema de escapamento com ponteira dupla também merece destaque, claro não podemos deixar de citar as exclusivas rodas aro 20, isso mesmo aro 20, elas possuem acabamento em titânio polido, e são calçadas por pneus de perfil esportivos medidas 265/30R.
Por dentro também há muita esportividade, os bancos são diferenciados, contam com as laterais largas, para prender melhor o piloto, simulando um banco de competição. O acabamento traz diversos detalhes em alumínio e fibra de carbono, o volante também é diferenciado conta com base achatada e uma pegada mais esportiva. Um detalhe interessante é que no painel entre os mostradores, há um interessante computador de bordo, que serve para quem realmente quer levar a RS4 para dar uma voltinha mais acelerada, ele conta com cronômetro, contador de voltas e informações como temperatura do óleo.
Claro que a RS4 é muito bem equipada, ela traz diversos itens indisponíveis ou oferecidos como opcionais nas demais versões do A4, como o sistema de som Premium da renomada marca Bang&Olufsen, teto solar panorâmico, áudio Music Interface, sistema multi-mídia MMI, faróis de Xenon Plus com LEDs diurnos, lanternas também em LEDs, ar-condicionado automático.
Os R$ 438.700 reais pedidos pelo modelo, é sim proibitivo e faz dessa veloz e bela perua da Audi um brinquedo para poucos, mas é inquestionável que a RS4 pode oferecer muito, tanto em matéria de estilo, conforto e principalmente desempenho a quem pode pagar, ou seja é diversão garantida.
Uma resposta
Esse é um carro para a família toda.. Família do Schumacher, família do Senna, do Prost, N Mansel meno do Rubinho que prefere uma Palio Weekend Adventure KKKKK