A Peugeot está apresentando para a imprensa a linha 2020 do SUV 2008, o modelo passou por uma série de mudanças ao começar pelo visual que recebeu uma leve plástica, a atualização inclui uma nova grade frontal com acabamento preto, para-choque com desenho mais agressivo, além de novos retrovisores, já em pré-venda nas lojas o 2008 2020 chega com preços entre R$ 69.990 a R$ 99.990.
O facelift do Peugeot 208 2020 inclui ainda novas rodas de liga leve de 16 polegadas, além de um novo capô de aspecto mais robusto e que deixou a frente do 2008 mais alta. Segundo a Peugeot a ideia foi deixar o visual do carro mais alinhando aos demais SUVs da marca, como o 3008 e 5008, além de também melhorar a capacidade off-road do modelo, já que o para-choque novo é mais alto e tem ângulo maior de entrada, passando de 22 para 23°, o que permite vencer subidas mais ingrimes sem raspar. Vale lembrar que esse design foi desenvolvido exclusivamente para a região da América do Sul.
Além do novo visual outra importante novidade do Peugeot 2008 2020 é adoção do câmbio automático de seis velocidades para o motor turbo THP de 173 CV (etanol), antes essa transmissão estava disponível apenas para a versão de entrada do modelo, equipada com motor 1.6 VTI de 118 CV (com etanol) e o motor turbo vinha com câmbio manual de seis marchas, o que deixava o SUV da Peugeot em clara desvantagem em relação aos SUVs concorrentes nesta categoria.
Índice desta matéria
Desvantagem que virou uma vantagem…
Além disso na linha 2020 o Peugeot 2008 passa a ser oferecido com câmbio automático em todas as versões, ele é o único carro da categoria a ter câmbio automático mesmo na versão mais barata, o que passa a ser a grande vantagem do modelo em relação aos rivais, lembrando que o câmbio automático do 2008 é construído pela marca japonesa Aisin (que já fez transmissões para a Toyota e diversas outras marcas), e tem quatro modos de atuação: Sport (ajusta as trocas para proporcionar uma condução mais esportiva), ECO (ajusta as trocas visando economizar combustível em até 6,5%), Drive (modo automático normal) e Sequencial (modo manual sequencial com trocas através de toques para frente ou para trás na alavanca – não há borboletas atrás do volante).
Cabine do 2008 não sofreu mudanças e segue tendo erros e acertos
No interior o 2008 2020 não teve mudanças, o SUV traz uma cabine estilosa e bem equipada, o volante de tamanho compacto e perfil esportivo, além do painel com desenho moderno agradam, o acabamento é razoável, e pode decepcionar ao público mais exigente que levará a versão mais cara por R$ 100 mil, já que pouca coisa muda em relação a mais barata, falta um pouco mais de sofisticação (por exemplo, os bancos não são 100% em couro mesmo na versão mais cara), e o painel poderia ter mais cor ou diferentes texturas, as forrações das portas exageram na quantidade de plástico, principalmente se comparamos aos rivais em suas versões mais caras.
Espaço interno razoável, porém o porta malas agrada…
A distância entre-eixos é compacta 2.54 m (a mesma do hatch 208), conferindo um espaço apenas razoável sobretudo para os ocupantes do banco traseiro. Por outro lado o porta-malas do 2008 tem boa capacidade acomodando 402 litros (o Ford Ecosport por exemplo tem 360 litros de porta malas e o Jeep Renegade só leva 320 litros), a capacidade do porta malas do Peugeot pode chegar aos 1.172 litros com os bancos traseiros rebatidos, para fazer isso basta apenas pressionar um botão posicionado na parte superior do encosto traseiro, outra característica boa do interior do 2008 é o teto mais elevado na parte traseira, que passa uma sensação maior de amplitude a cabine, porém o acesso ao banco traseiro é ruim, devido ao desenho caído do teto.
Lista de equipamentos do Peugeot 2008 surpreende
Destaque também para o bom conjunto de equipamentos, desde a versão mais simples o Peugeot 2008 2020 vem equipado com quatro airbags (dois para colisões frontais e dois laterais) sendo o único na categoria a trazer airbgs laterais de série; há ainda piloto automático (regulador/limitador de velocidade); apoios de cabeça e cinto de três pontos para os 5 ocupantes, freios a disco nas quatro rodas com ABS, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, além de central multimídia com tela touch LCD de 7 polegadas com Android Auto e Apple Carplay e faróis com luzes LED para condução diurnas. A versão mais cara Griffe, agrega ainda itens como bancos (parcialmente) em couro e teto panorâmico em vidro, além de ar-condicionado automático digital bi-zone.
Versão turbo só chega as ruas em novembro e tem serie especial JBL
A má notícia é que o novo Peugeot 2008 2020 na versão turbo ainda vai demorar um tempo para chegar às ruas, segundo a marca o modelo está atualmente em pré-venda nas lojas da marca em todo o Brasil, porém a novidade na versão top THP deve chegar ao mercado de fato até novembro (oficialmente a marca fala no ultimo trimestre de 2019), daqui cerca de cinco meses.
Porém para dar um agrado para quem for comprar o novo 2008 THP agora já na pré-venda, a Peugeot vai dar o modelo em uma série limitada chamada de InConcert by JBL, equipado com sistema de áudio mais sofisticado feito pela marca americana JBL. O conjunto de áudio, com dois tweeters de 135 watss, seis alto falantes de 180 watts, amplificador e um subowoofer de 200 wats. O 2008 JBL terá produção limitada a apenas 50 exemplares que serão vendidas exclusivamente pela internet a partir dessa segunda (13 de maio) e serão as primeiras 50 unidades da versão turbo THP automática a serem entregues.
Preço mais competitivo para fazer o Peugeot 2008 se destacar entre os rivais
Ao todo o 2008 2020 será oferecido em quatro versões: Allure, Allure Pack, Griffe, todas equipadas com motor 1.6 aspirado flex de até 117 cv e finalmente a Griffe THP turbo com motor flex de 173 cv, com preços que vão de R$ 69.990 a R$ 99.990, vale apena a gente comentar a nova estratégia de preços mais competitivos da Peugeot para tentar fazer a marca ser mais lembrada no mercado.
Com preço de R$ 69.990, o Peugeot 2008 passa a ser o SUV mais barato em sua categoria, rivais mais populares custam bem mais caro, por exemplo o Jeep Renegade 2020 parte de R$ 79.990, o Ford Ecosport 2020 custa a partir de R$ 78.990, já o Hyundai Creta parte de R$ 78.990, o Nissan Kicks parte de R$ 75.990, há ainda o Honda HR-V que na linha 2020 parte de salgados R$ 94.300. Um detalhe importante que mostra a proposta mais agressiva de mercado que a Peugeot está adotando com o novo 2008 é que enquanto os rivais em suas versões de entrada (com exceção do Honda HR-V), custam mais e vem com câmbio manual, o novo Peugeot 2008 virá com câmbio automático mesmo na versão mais barata, para se ter uma ideia o modelo 2008 2018 com câmbio manual saia por R$ 72.990, e agora na linha 2019/2020 sairá por R$ 69.990 já com câmbio automático, ou seja, apesar de ter ganhado câmbio automático na versão mais em conta, ele ficou mais barato que a antiga versão de entrada manual.
Versão turbo está bem mais já na casa dos R$ 100 mil.
Porém nem tudo são flores, a versão top de linha Griffe THP turbo, aumentou cerca de R$ 10 mil após ter ganho o câmbio automático, até então na linha 2018 o modelo 2008 Griffe THP turbo era encontrado por R$ 89.990 e agora sairá por R$ 99.990.
Confira abaixo o nome e equipamentos de série de cada versão do novo Peugeot 2008:
ALLURE (R$ 69.990)
Os carros vêm equipados de série com dois air-bags laterais; câmbio automático de seis marchas, ar condicionado manual; faróis com guia de luz em LED e DRL; controle elétrico para os retrovisores; vidros elétricos dianteiros e traseiros; limitador e regulador de velocidade; volante com comandos integrados; Peugeot Connect Radio de 7″, Android Auto e Apple CarPlay integrados; rodas de aço 16″ com calotas ARSENIC; barras de teto na cor Preto Onyx e moldura nas caixas de roda. Preço: R$ 69.990.
Pacote para PCD, os públicos que comprarão o modelo com o desconto para PcD, poderão levar a versão Allure com dois pacotes especiais o Essential PCD que agrega ao carro rodas de liga leve aro 16 e o pacote Essential Plus PCD que além das rodas, agrega sensor de estacionamento traseiro e vidros elétricos com função one-touch, que sobe ou desce os vidros com apenas um toque.
ALLURE PACK (R$ 79.990)
A versão Allure Pack, além de todos os itens presentes na versão de entrada Allure agrega faróis de neblina, volante revestido em couro, câmera de ré com sensor de estacionamento traseiro, alarme perimétrico com controle remoto, rodas de liga-leve 16″, porém o preço da uma baita subida, nada menos do que R$ 10.000 em relação ao pedido pela versão de entrada, R$ 79.990.
GRIFFE (R$ 89.990)
Por outros R$ 10.000 extras (R$ 20 mil a mais do que o pedido pela versão de entrada), o comprador levará o Peugeot 2008 na versão top Griffe recheada de equipamentos, porém ainda com o motor 1.5 flex aspirado de 117 cv, ela vem com ar condicionado digital automático bi-zone (com duas zonas individuais de temperatura), roda de liga-leve 16″ com acabamento exclusivo Áquila Diamantada; teto de vidro panorâmico; sensor de chuva; sensor de luminosidade e bancos parcialmente revestidos em couro. Preço: R$ 89.990.
GRIFFE THP (R$ 99.990)
Além de todos os acessórios da versão Griffe, a Griffe THP vem equipada com motor turbo flex de 173 cv de potência, além do Grip Control, um controle de tração mais sofisticado que conta com 5 modos de condução: Padrao, Areia, Neve, Lama, ou desligado ESP off, ele é alterado através de um botão giratório no console central. Preço: R$ 99.990.
Cores:
Ao todo serão sete opções de pintura para o novo Peugeot 2008 2020: Branco Banquise; Branco Nacré (perolizado); Marrom Dark Carmin; Cinza Aluminium; Cinza Grafito; Preto Perla Nera e Vermelho Rubi.