Peugeot 2008 é lançado no Brasil por por R$ 67.190

Por anos a Peugeot figurou apenas como uma marca figurante no Brasil, longe de ter carros capazes de brigar por grandes fatias do mercado nacional, sabendo disso a montadora francesa investiu pesado no país, o primeiro fruto desta nova empreitada da Peugeot por aqui foi o 208, o hatch compacto chegou por aqui pouco tempo depois de ser lançado na Europa, trazendo várias qualidades, porém não fez o sucesso esperado. E agora em 2015 chega a segunda grande aposta da marca para o Brasil, o crossover 2008, o modelo que é produzido em Porto Real, Rio de Janeiro, sobre a mesma plataforma do 208 chega com preço custando entre R$ 67.190 a R$ 79.590.

Ao contrário de outros modelos da Peugeot, que eram “fracos” para competir pela liderança do mercado, o 2008 pode ser diferente, ele tem vários atrativos que fazem dele uma verdadeira boa opção no segmento, detalhes como um interior muito bem acabado, visual bonito e moderno, que deve agradar a todo tipo de público, uma lista de equipamentos completa desde a versão de entrada, além da ótima opção do motor turbo THP de potentes 173 cv na versão top, são os diferenciais e qualidades do modelo.

Claro que nem tudo são flores, o 2008 é consideravelmente menor do que os rivais como Jeep Renegade, Honda HR-V, Ford Ecosport e Renault Duster, de início ele não contará com versão com tração 4×4, nem com câmbio automático na versão mais cara THP, além do fato dele chegar em uma hora errada ao mercado, já que o segmento está sendo bombardeado por diversas novidades de peso, como os modelos da Jeep e Honda citados acima, porém mesmo com esses prós e contra é certo que o 2008 fará muita gente redescobrir a marca, e pensar em ter um Peugeot na garagem.

No Brasil o 2008 terá três versões de acabamento: Allure, Griffe, Griffe THP, as duas primeiras virão com o conhecido bloco 1.6 16v flex de 122 cv de potência, é o mesmo motor do 208, enquanto a versão top Griffe THP como o próprio nome diz contará com motor Turbo THP 1.6 flex com potentes 165 cv com gasolina e 173 cv com etanol.

Serão três opções de câmbio, as versões Allure e Griffe virão de fábrica com transmissão manual de cinco marchas, ou opcionalmente ambas podem vir equipadas com a já ultrapassada transmissão automática de apenas 4 marchas, a mesma oferecida também no hatch 208, enquanto a versão top THP trará uma exclusiva e esportiva transmissão manual de seis marchas, estranhamente por enquanto a Peugeot não oferecerá a versão automática para esta versão top.

Interior e dimensões…

Com 4.16 metros de comprimento, 1.73 m de largura e 1.58m de altura, e uma distância entre-eixos de 2.50 metros, o 2008 é bastante compacto, porém os engenheiros da Peugeot fizeram um ótimo projeto para aproveitar o máximo do espaço interno disponível na plataforma, o carro prioriza fornecer espaço tanto para quem viaja na frente quanto na traseira, a ergonomia e posição de pilotagem  também prometem agradar, essa preocupação em conseguir espaço interno é notada no teto, que mais elevado na traseira. O porta malas acomoda razoáveis 355 litros.

Já que estamos falando no interior, a cabine do 2008 é marcante, e um dos diferenciais do modelo, há vários elementos que não se vem em outros carros, como por exemplo o desenho do painel com um linhas bastante diferentes, e um acabamento detalhado, os mostradores do painel também trazem um visual legal e ainda vem com mostrador de LCD ao centro, o volante é bastante pequeno e tem visual esportivo.

Outras soluções diferenciadas do interior do 2008 são o teto panorâmico em vidro que apesar de não poder ser aberto, garante uma ótima iluminação e sensação de amplitude ao interior do carro, e a alavanca do freio de mão, que traz um desenho e formato similar ao freio de um avião, fica entre os bancos, porém em uma posição mais elevada em comparação as alavancas de freio normal, lembrando que apesar do visual sofisticado, o freio de mão é normal por cabo não é elétrico, outro ponto que merece ser citado é que todas as versões virão com sistema multi-mídia com tela de 7 polegadas com GPS.

Acima a diferente alavanca de freio de mão do 2008, e abaixo o painel de instrumento que traz um visual bem interessante

O teto panorâmico em vidro, foto acima vem de série nas versões Griffe

Versões e equipamentos…

Em um segmento bastante competitivo a Peugeot mudou de pensamento, equipará muito bem o 2008 desde a sua versão mais acessível, a Allure que custará R$ 67.190, e virá com itens como: ar-condicionado digital bi zone, direção com assistência elétrica, volante com regulagem de altura e profundidade, sistema multi-mídia com tela touch de 7 polegadas, com GPS e conexão ao sistema de som e telefonia, sistema de áudio com MP3, conexões Bluetooth USB e AUX, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático, rodas de liga leve aro 16, faróis de neblina, luzes LEDs diurnas, alarme, cinto de segurança com três pontos para os cinco ocupantes, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, chave com controle remoto, quatro airbags (dois frontais e dois laterais), retrovisores externos com repetidores de seta, volante multifuncional entre outros itens.

Lembrando que o câmbio automático de quatro marchas esta versão Allure, passa de R$ 67.190 para R$70.890. Se equipado com câmbio automático o volante vem com paddle shift, borboletas para trocar as marchas de forma manual.

As versões Griffe (R$71.290 manual ou R$ 74.990 na versão automática), traz ainda teto panorâmico em vidro que cobre até o banco traseiro, bancos em couro e tecido, sensores de chuva e de acendimento dos faróis, sensor de estacionamento dianteiro, mais dois airbags do tipo cortina, totalizando 6 bolsas, banco traseiro bipartido e rodas de liga leve com acabamento diamantado.

Por fim a versão top de linha Griffe THP R$ 79.590 além do motor mais potente turbo de 173 cv e câmbio de seis marchas manual, e dos itens citados acima vem com controles como Hill Assist, auxilio eletrônico para saídas em rampas, controle de tração Grip Control, que vem com seletor no console central que possui cinco modos de atuação: Normal, Lama, Neve, Areia e desligado, há ainda pedaleiras em alumínio, retrovisores externos cromados, faróis de neblina que iluminam na direção das curvas.

Cores…

Se você não gosta da cor vermelha (foto abaixo), no caso o vermelho Rubi, terá que pagar um pouco a mais pra pintar o 2008, já que com exceção do vermelho Rubi, todas as demais opções de cores serão opcionais, são elas: branco Banquise, branco Nacré (perolizado), cinza Aluminium, marrom Dark Carmin e preto Perla Nera.

Mercado…

Apesar do 2008 estar chegando em um momento que o segmento de SUVs compactos estar sendo bombardeado de boas novidades, e o mercado automotivo em si no Brasil, estar sofrendo uma forte queda devido a situação financeira conturbada do país, a Peugeot está confiante no sucesso do 2008, espera que o carro roube uma fatia do rentável segmento, e mude a imagem da marca. A expectativa é comercializar algo em torno de 1.000 a 1.100 unidades do 2008 por mês.

Motor e câmbio:

1.6 16v flex 120 cv gasolina e 122 cv etanol, câmbio mecânico 5 marchas ou automático de quatro velocidades;

1.6 16v THP Turbo com 165 cv gasolina ou 173 cv etanol, transmissão mecânica seis marchas.

Tração 4×2 dianteira.

Preços:

– Allure: R$ 67.190 (Manual) e R$ 70.980 (Auto)

– Griffe: R$ 71.290 (Manual) e R$ 74.990 (Auto)

– Griffe Turbo THP: R$ 79.590 (Manual)

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.