A Peugeot está presente no Brasil desde 1992, porém modelos poucos competitivos, preços elevados, problemas com qualidade e oferta de peças, acabaram por denegrir a imagem da marca francesa no Brasil, porém isso está mudando radicalmente após a marca do leão, passar a fazer parte do grupo Stellantis, a maior prova disso é o novo Peugeot 208 2023, o modelo traz um pacote de equipamentos super interessante, unido do confiável motor 1.0 Firefly da Fiat, além de um preço bastante competitivo R$ 72.990, são apenas R$ 4 mil a mais em relação ao pedido pelo Renault Kwid mais completo.
Índice desta matéria
O motor 1.0 Firefly, tem 3 cilindros, 12 válvulas, aspirado, desenvolve 71 cv com gasolina ou 75 cv com etanol (torque de 9.8 kgfm gasolina ou 10.4 kgfm etanol), e apesar do nome incomum com o motor usado no Fiat Argo mais barato, o bloco Firefly da Peugeot tem várias exclusividades feitas para o Peugeot 208, ele ganhou uma nova geometria interna, traz novos sistemas de admissão e exaustão, um novo semi-eixo, novo ar-condicionado e alternador, além de um novo chicote elétrico e alterações na ECU, que tem uma calibragem diferente do Argo, tanto é que a potência é menor no modelo da Peugeot, são 75 cv contra 77 cv do Fiat.
Essas mudanças no motor Firefly, foram necessárias por motivos de adaptação do motor Fiat a uma plataforma totalmente diferente da qual ele foi projetado, lembrando que, o Peugeot 208 usa a base modular CMP da PSA desenvolvida na Europa, enquanto o Fiat Argo usa base própria, feita pela Fiat do Brasil.
Do outro lado, a Peugeot também foi obrigada a fazer modificações no 208, como os pontos de fixação e os coxins do motor, além das molas e amortecedores.
De acordo com o pessoal da Stellantis, o motor 1.0 Firefly tem vida útil mínima de 240 mil km, foi desenvolvido em parceria da Fiat de Betim (MG), com os engenheiros da PSA no Rio de Janeiro, além da fábrica da Peugeot da Argentina, que monta atualmente o 208 vendido no Brasil, lembrando que este bloco ainda tem tecnologias como bloco em alumínio e comando por corrente.
O motor 1.0 Firefly usa apenas câmbio manual de cinco marchas, porém o Peugeot 208 segue sendo ofertado nas versões 1.6 Flex com 118 cv de potência e câmbio automático de seis marchas.
A Peugeot por enquanto, ainda não divulgou dados de desempenho do seu modelo com motor 1000 cilindrada, porém claro, ele deve andar muito menos em relação ao 1.6, afinal a diferença entre eles não é pouca, são 43 cv, esperamos uma aceleração de 0 a 100 km/h acima dos 13 segundos e velocidade máxima de 170 km/h, enquanto a versão 1.6 MT faz de 0 100 km/h em 10.8 segundos e alcança os 192 km/h.
Em termos práticos, os efeitos da troca do motor 1.6 pelo 1.0 será grande no desempenho do carro, a diferença deve ser sentida em subidas ou ultrapassagens, principalmente quando o Peugeot 208 estiver carregado, ai dá-lhe acelerador no fundo e giro alto pra poder compensar a falta de torque, que é gigante, são 15.5 kgfm no bloco 1.6, contra apenas 10.5 kgfm do Firefly 1.0, uma diferença de 50% entre os dois motores.
Para quem faz questão de desempenho, talvez seja melhor esperar pela chegada do motor 1.3 Firefly ao Peugeot 208, a previsão é de que este bloco mais forte, tenha algo em torno dos 95 cv (G)/ 105 cv (E) no Peugeot, uma baita diferença para o 1.0 de apenas 71 cv (G) / 75 cv (E), seu preço deve começar na casa dos R$ 80 mil, tendo como base o valor pedido pelo Fiat Argo 1.3.
Se o Peugeot 208 ficou mais lento com o motor novo 1.0 Firefly, a grande vantagem é o baixo consumo de combustível, de acordo com dados do Inmetro, com o 1.0 Firefly o Peugeot 208 faz com etanol: 10.4 km/l na cidade ou 11.3 km/l na estrada, enquanto com gasolina ele roda 14.7 km/l na cidade – o que é bastante impressionante, alcançando 16.3 km/l na estrada. O que coloca ele como um dos carros mais econômicos do mercado brasileiro.
Comparando com o motor 1.6 e câmbio manual usado até então, o Peugeot 208 fazia com etanol é 8.4 km/l na cidade e 9.8 km/l na estrada, já com gasolina as marcas são de 12.1 km/l na cidade ou 13.8 km/l na estrada.
O preço base de R$ 72.990, provavelmente deve subir em breve, porém agora em seu lançamento esse valor coloca o Peugeot 208 como um dos modelos mais interessantes entre os hatchbacks compactos no Brasil.
O novo motor 1.0 será usado em duas versões: Like e Style, sendo que a opção de entrada Like (R$ 72.990) – já é muito bem equipada, trazendo por exemplo, central multimídia com tela de 10.2 polegadas, enquanto a nova versão Style (R$ 79.990), é a grande aposta da Peugeot, vindo recheada de equipamentos, com direito até mesmo a teto solar panorâmico e faróis Full LED, itens de luxo inexistentes nos rivais.
Só lembrando que, modelos como: Chevrolet Onix R$ 75.495 e Hyundai HB20 R$ 73.200, são extremamente básicos comparados ao 208 da Peugeot, não trazem sequer central multimídia de série, o Fiat Argo 1.0 é outro exemplo, custa a partir de R$ 73.690 (R$ 1.500 mais caro do que o Peugeot 1.0 Like) e não vem sequer com sistema de som de fábrica.
O preço competitivo do novo Peugeot 208 1.0 Firefly, fica ainda mais nítido se compararmos com o Renault Kwid Outsider 2022, que hoje já sai por R$ 68.690, uma diferença de apenas R$ 4.300 em relação ao Peugeot 208 Like 2023. Sem contar que o Renault Kwid é um carro de categoria inferior, um subcompacto de 3.68 m de comprimento, enquanto o Peugeot 208 mede 4.05 m,são quase 40 cm a mais de carro, além de ser muito mais equipado e mais sofisticado.
Isso nós da uma ideia do quanto competitivo é esse novo preço de R$ 72.990 do Peugeot 208 Like 1.0 Firefly. Sem dúvidas ele deve incomodar os rivais, fazendo muitos deles, possivelmente até mesmo reduzir seus preços para não perde clientes.
A opção de entrada do novo Peugeot 208 2023 é a Like, apesar de ser a mais acessível, já impressiona nos equipamentos, trazendo itens inéditos em todos os rivais, confira a lista completa a seguir:
O Peugeot 208 Like 2023 ainda vem com faróis com luzes DRL diurnas em LED, em formato de “Dente de Sabre”, detalhes cromados nos faróis, sistema multimídia com tela de 10.3 polegadas com conexão wireless com Android Auto e Apple CarPlay, duas tomadas USB, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos e com repetidores de seta, rodas aro 15 com calotas, pneus 195/65 R15, interior com acabamento “Carbon” – imitação de fibra de carbono no painel, volante multifuncional com acabamento em Black Piano, detalhes cromados nas saídas de ar, 4 airbags, controles de tração e de estabilidade, assistente de partidas em rampas e computador de bordo.
Há ainda limpador de desembaçador do vidro traseiro, alerta sonoro de não uso do cinto de segurança do motorista e de não fechamento correto das portas, ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, ar-condicionado manual, direção elétrica com assistência variável, alarme, chave com controle remoto para destravamento das portas e do porta-malas, sistema de som com 4 alto falantes, sistema elétrico de abertura do tanque de combustível e do porta malas.
Sem dúvidas o grande destaque da linha Peugeot 208 2023 é a chegada da versão Style, que se diferencia pelo visual e pelos itens ofertados, além dos itens já citados na configuração Like ele agrega faróis Full LED, teto solar em vidro panorâmico que cobre até o banco traseiro, interior com bancos com tecido exclusivos com detalhes na cor azul e diferente texturas no tecido, tapetes exclusivos Style, maçanetas cromadas, apliques em Black Piano nas portas, rodas em liga leve aro 16 com acabamento em preto brilhante, pneus 195/55 R16, detalhes em preto brilhante na grade frontal, retrovisores e spoiler traseiro também pintados em preto brilhante, há ainda escapamento com ponteira cromada e maçanetas externas pintadas na cor do veículo.
Achou muito? Saiba que o Peugeot 208 Style ainda vem de fábrica com ar-condicionado digital, câmera de ré com visão 180 graus e sensor de estacionamento traseiro, volante com ajuste de altura e profundidade, sistema de carregamento para celulares por indução e sistema de som com 6 alto falantes, (4 alto-falantes e 2 tweeters).
Ou seja, a versão Style 1.0 do novo Peugeot 208 compensa e muito, os R$ 7 mil a mais investidos em relação a mais básica Like, a Style deve se tornar a configuração mais vendida do Peugeot 208 no Brasil.
Com a chegada do motor 1.0 Firefly, houve mudanças na gama de versões do Peugeot 208, o bloco 1.6 segue no mercado nas versões mais caras Active (R$ 89.990), Allure (R$ 97.990) e Griffe (R$ 103.790), vindo todas elas com câmbio automático de seis marchas. Um detalhe importante é que os modelos do 208 com motor 1.6 ainda são 2022/2022, enquanto os 1.0 já são 2022/2023, ou seja, a Peugeot pode em breve promover mudanças nestas versões, em seus preços ou conteúdos na chegada da linha 2023 para elas, vamos aguardar.
Além do motor 1.6 de 118 cv e do câmbio automático de 6 marchas, a versão Active traz todos os itens da versão Like, somado de rodas em liga leve aro 16, grade frontal com detalhes cromados, maçanetas e espelhos retrovisores pintados na cor do veículo, ar-condicionado digital, sistema de som com seis alto-falantes, volante com ajuste de altura e profundidade, porém como você já deve ter percebido com motor 1.6 e ao câmbio automático, o custo/benefício do Peugeot 208 cai bastante, a versão 1.6 custa R$ 17 mil mais cara em relação a versão Like com motor 1.0 e câmbio mecânico.
A Allure agrega todos os itens da versão Active mais: Painel digital i-Cockpit, bancos em couro, sistema keyless com partida do motor por botão, destravamento das portas por aproximação, teto solar panorâmico e câmera de ré Visio Park com 180 graus e sensor.
Além dos itens da versão Allure, a opção top de linha Griffe, agrega ainda faróis Full LED, painel digital configurável i-Cockpit 3D, seis airbags (as demais versões tem apenas 4), além do interessante pacote de segurança ativa “Peugeot Drive Assist”, composto por alerta de colisão frontal com frenagem automática, farol auto inteligente, leitura de placas de indicação da velocidade, detector de fadiga do motorista, alerta e auxílio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, além de faróis com acendimento automático e sensor de chuva.
Lembrando que a Peugeot ainda vende no Brasil a versão 100% elétrica e-208 GT, ela traz visual e interior exclusivos, vindo com rodas aro 17, além de ser a única a contar com piloto automático adaptativo ACC, porém seu grande destaque é a sua motorização, que permite ao motorista viver sem precisar ir ao posto de combustível, porém o custo de viver longe da gasolina ainda é salgado, o elétrico e-208 GT sai por R$ 241.490.
Esta versão é equipada com motor 100% movido a eletricidade, com 100kW, o equivalente a 136 cv de potência e 26,5 kgfm de torque, usa baterias de 50 kWh, o que garante uma autonomia para rodar até 340 km com uma carga completa.
Sendo que usando carregadores de alta potência ultra rápida, como as estações de carregamento público, 80% da carga das baterias pode ser feita em apenas 30 minutos, enquanto que em uma estação de recarga rápida, a carga completa dura até 6 horas.
Com estas mudanças no 208, a Peugeot eleva o patamar de qualidade para o segmento dos hatch 1.0 de entrada no Brasil, obrigando a concorrência a se mexer para não ficar no prejuízo, com isso consumidor deve ser beneficiado.
Certamente veremos o Peugeot 208 mudar sua imagem no país, tendo tudo para passar a figurar entre os carros mais vendidos do Brasil.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários