O segmento dos hatches esportivos (que vem crescendo no Brasil) vai ganhar em breve um novo integrante, o aguardado 208 GT. Depois de ida e vindas (desde 2013 se cogita o lançamento por aqui), a versão nervosa do Peugeot 208 finalmente vai chegar ao mercado brasileiro. Como mostra um flagra publicado pelo fórum Clube do Peugeot 208 Brasil, o modelo está praticamente pronto para às ruas.
Como é possível notar nas fotos, que foram feitas na própria fábrica da Peugeot em Porto Real (RJ), o traje do 208 GT será mais esportivo e impactante em relação a variante civil do hatch. O carro contará com uma série de acessórios exclusivos, a lista inclui de rodas de liga leve de 17 polegadas (contra aro 15 do modelo convencional), a grade frontal e para-choque exclusivos com perfil mais agressivo, passando pelos faróis com máscara negra e sistema de escapamento duplo. O interior também recebeu um tratamento exclusivo, com direito a bancos em couro, e novo volante esportivo.
Porém o que mais impressiona no 208 GT será sua motorização (e consequentemente o desempenho). Ao contrário de boa parte dos “ditos hatches esportivo” por aqui, o Peugeot não será propaganda enganosa, a esportividade não ficará apenas no visual. Pelo contrário seu desempenho promete ser de tirar o fôlego.
A motorização foi emprestada do SUV 2008, o esperto e conhecido bloco 1.6 THP Flex de 173 CV de potência e 24,5 kgfm de torque, isso somado ao peso leve do 208 deve fazer dele um mais rápidos em sua categoria.
A má notícia é que como já era esperado o preço do 208 GT promete ser salgado. O valor deve ficar na faixa dos R$ 70,000 a R$ 75,000. Com isso ele vai concorrer diretamente com modelos como Renault Sandero RS e o Citroën DS3.