Finalmente está chegando as lojas do Brasil o novo Peugeot 208 turbo, com preços salgados que variam entre R$ 100.000 até R$ 115.000. O novo hatch turbinado estará disponível com três pacotes de equipamento, Allure, Style e Griffe e tem como principal destaque um ótimo desempenho combinado com economia de combustível. O Peugeot incorporou o já conhecido motor Fiat Firefly Turbo 200, 1.0L, 3 cilindros de 130 CV e 20,4 kgfm, combinado com câmbio automático CVT de sete marchas, este conjunto permite ao hatch 208 agora ir de 0 a 100 km/h em apenas 9 segundos.
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Demorou, mas chegou
A missão do Novo Peugeot 208 Turbo 2024 é oferecer o melhor de dois mundos, aliar baixo consumo de combustível com a esportividade e agilidade que realmente faltava ao modelo, e de certa forma graças ao bloco Fiat o 208 conseguiu e o carro mudou bastante. Há muito tempo, os consumidores brasileiros pediam uma variante turbo do hatch, e finalmente a Peugeot, ou melhor a Stellantis, atendeu a essa demanda.
Preço de R$ 100 mil do Peugeot turbo pode atrapalhar
Porém, infelizmente, o preço do 208 turbo partindo de R$ 100.000 pode ser um problema, já que o modelo da Peugeot será o compacto turbo mais caro do Brasil, o Chevrolet Onix tem versão turbo automática começando em R$ 96.470, enquanto o Hyundai HB20 turbo automático parte de R$ 98.390 e o VW Polo 1.0 TSi custa de R$ 96.600 (o Polo vem com câmbio manual). Ah, antes que você pense, “pô, o Peugeot turbo é mais equipado não?” ou “Tem teto panorâmico?” Não ! A versão Allure, que é a mais em conta com motor turbo tem uma lista simples de equipamentos, o teto em vidro é opcional, com ele o preço salta R$ 5.000.
Uma solução seria a Peugeot lançar uma versão turbo com câmbio manual, o que, por enquanto, não está nos planos da marca.
Ainda falando em preço, a coisa melhora bastante na versão top de linha Griffe, que apesar de estar longe de ser barata, sai por R$ 115.000, porém é super equipada, trazendo por exemplo, teto panorâmico em vidro e uma série de recursos de segurança como frenagem frontal automática, alerta e auxílio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, leitura de placas de transito. Itens inexistentes nos rivais Onix e Polo, enquanto o HB20 até tem estes itens de segurança, porém custa salgados R$ 120.000.
Motor Fiat turbo Firefly T200
Lembrando que este é o mesmo motor já usado no Fiat Pulse, Fiat Strada e Fiat FastBack, batizado oficialmente de T200, entrega 125 cv com gasolina ou 130 cv com etanol, enquanto o torque independente do tipo de combustível é sempre de 20 kgfm. O câmbio automático CVT de sete velocidades também é o mesmo da Fiat, conta com três modos de funcionamento: Normal, Sport (automático com trocas em um regime mais alto) e Manual (simulando 7 velocidades). Esta caixa automática é produzida pela marca Aisin.
Motor 1.6 e câmbio automático de 6 marchas serão descontinuados
Lembrando que na Europa o 208 desde o seu lançamento em 2019 já usava motor turbo, porém por aqui no Brasil, a Peugeot ainda insistia no venterano e ultrapassado 1.6 EC5 4 cilindros de 113 cv / 120 cv sempre combinado com o câmbio automático de 6 velocidades, esta dupla será aposentada com a chegada do motor 1.0 turbo 3 cilindros.
De inicio, a Peugeot continuará ofertando o motor 1.6 na versão Active (R$ 97.990) e na série especial RoadTrip (R$ 102.990), porém apenas enquanto ainda houver estoque.
Peugeot 208 Turbo 2024 é o mais veloz da categoria
A diferença entre os motores é gritante. Enquanto o antigo 208 1.6L alcançava 190 km/h de velocidade final e precisava de 11 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, o 208 Turbo atinge esta mesma marca em apenas 9 segundos (2 segundos mais veloz) podendo atingir 205 km/h (15 km/h a mais), isso segundo dados de fábrica. Não é exagero dizermos que o Peugeot 208 turbo tem agora desempenho de esportivo, este hatch é o mais veloz da categoria, o VW Polo TSi vai de 0 a 100 km/h em 9.7 segundos, e o Chevrolet Onix Turbo em 10,1 segundos.
Tanto é que a Stellantis teve que reprojetar os freios e a suspensão para adaptar o 208 a potência e torque maiores do motor turbo.
Consumo do 208 turbo agrada
Enquanto o antigo 208 1.6 fazia na cidade 7,7 km/l com etanol ou 11.1 km/l na gasolina, o novo modelo turbinado apesar dos quase 15 cv a mais de potência fará na cidade 8,8 km/l com etanol ou 12,5 km/l na gasolina (quase 1.5 km a mais por litro). Enquanto na estrada o consumo também melhorou: passou de 9,1 km/l no etanol e 12,9 km/l na gasolina, para 10 km/l com etanol ou 14.1 km/l com gasolina com o motor turbo.
Versões do Peugeot 208 2024
Visualmente, o 208 Turbo não tem nenhuma alteração, a não ser o logo “TURBO 200” no lado direito da tampa traseira. Vale lembrar que o novo propulsor estará disponível com três pacotes de equipamento: Allure, Style e Griffe.
Versão Allure custa R$ 99.990 e tem visual mais simples do que as demais versões, faróis são do tipo comum
Versões Peugeot 208 Turbo 2024
208 turbo 200 Allure 2024 – R$ 99.990
Na posição de versão de entrada, o Peugeot 208 turbo Allure, tem conteúdo semelhante ao da Active 1.6L, custa R$ 99.990 e tem um visual mais discreto em relação às demais opções. Conta com itens de série como rodas de liga leve aro 16 com acabamento diamantado, central multimídia touchscreen com tela de 10,3 polegadas, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, controles de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampas, ar-condicionado digital – não automático, direção com assistência elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, volante multifuncional com botão Sport Drive e ajuste de profundidade e de altura, maçanetas internas cromadas, piloto automático e faróis com LED diurnos.
Como opcional, há o pacote EXCELLENCE, ofertado por R$ 5.000 adicionais. Agrega ao 208 turbo Allure teto solar panorâmico, bancos em couro, volante, forrações das portas também revestidos em couro, sistema keyless com partida do motor por botão, além de apoio de braço central para o motorista e iluminação no teto também para o banco traseiro.
208 turbo 200 Style 2024 – R$109.990
Em seguida, há a variante Style turbo, que custa R$ 109.990, são R$ 10.000 a mais em relação a Allure turbo. Essa é, sem dúvida, a versão mais bonita do 208, com visual esportivo que chama muita atenção nas ruas. As rodas de liga leve são aro 17 modelo Bronx, têm acabamento diamantado com detalhes em preto brilhante. Além das rodas maiores, o 208 Style Turbo entrega faróis full LED, teto panorâmico em vidro, pedais esportivos em alumínio, apoio de braço central para o motorista, tapetes bordados e bancos com forração exclusiva, misturando tecido, couro e Alcântara, teto e colunas com acabamento escurecido, além de carregador wireless para smartphones, ar-condicionado automático, sistema keyless com abertura das portas por aproximação, partida do motor por botão e câmera de ré com visão 180 graus.
208 turbo 200 Griffe 2024 – R$115.000
O Style é, sem dúvida, uma versão muito bem equipada. Porém, para quem busca ainda mais recursos, a Peugeot oferece a versão top de linha Griffe, que, por R$ 115.000, adiciona além dos itens da Allure e o pacote Excellence, itens como sensor de chuva e de acendimento dos faróis, airbags do tipo cortina totalizando 6 bolsas, alerta de colisão frontal e frenagem de emergência automática, alerta e axílio para manter o carro na faixa de rolagem com sensores que, ao identificar que o carro está saindo da faixa, corrigem automaticamente a direção, há ainda farol alto inteligente que não ofusca os demais motoristas, sistema de leitura de placas de velocidade e detector de fagida do motorista. Itens que são raros em carros desta categoria vendidos no Brasil.
Outras versões do Peugeot 2024 2024:
Lembrando que além das configurações turbo, o Peugeot 208 2024 ainda tem as seguintes versões: Like 1.0 MT, Style 1.0 MT, Active 1.6 AT e RoadTrip 1.6 AT. Lembrando que a Active e a RoadTrip devem ser descontinuadas em breve. Confira o preço e conteúdo de cada uma delas:
Like 1.0 MT – R$ 75.990
A versão de entrada do Peugeot 208 vem com ar-condicionado digital – não automático, direção elétrica com assistencia variável, volante com ajuste de altura e profundidade, sistema de som com tela digital de 5 polegadas, alto falantes apenas nas portas dianteiras, rodas em aço aro 15 com calotas, vidros elétricos dianteiros, controles de tração e de estabilidade, assistente de partidas em rampas, além de 4 airbags.
Lembrando que o Peugeot 208 Like e Style tem motor 1.0 Firefly aspirado com 75 cv de potência e câmbio manual de cinco marchas.
Opcional PACK TECH – R$ 4.000
Sistema multimídia com tela de 10,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, luz DRL em LED, volante multifuncional, retrovisores elétricos, sistema de som com seis alto falantes, duas entradas USB, incluindo uma de carregamento rápido tipo “C”.
Peugeot 208 Style 1.0 MT – R$ 86.990
A versão Style 1.0 manual, mesmo custando R$ 11.000 adicionais em relação a opção de entrada Like, agrada pela lista de equipamentos, alguns deles até inéditos nesta faixa de preço, vindo com teto panorâmico em vidro, faróis Full LED, luzes diurnas DRL em LED, maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria, sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré 180 graus, sistema multimídia com tela de 10,3 polegadas, duas entradas USB sendo uma do tipo “C” e outra do tipo “A”, alto falantes nas portas traseiras mais dois tweeters totalizando 6 alto falantes, retrovisores elétricos, vidros elétricos nas portas traseiras, rodas em liga leve aro 16 com pintura na cor preto brilhante, grade dianteira pintada na cor Dark Chrome, interior com acabamento escurecido, soleira em alumínio Peugeot nas portas, bancos com tecido especial com costuras na cor azul, além de carregador wireless para smartphones.
Vale comentar a diferença de R$ 23 mil entre a Style 1.0 MT e a nova Style 1.0 Turbo AT, o que não faz muito sentido, já que tirando os bancos em couro, o painel digital e as rodas aro 17, a lista de equipamentos é praticamente a mesma, ou seja, a Peugeot está cobrando cerca de R$ 20 mil extras somente pelo motor turbo e câmbio CVT.
Peugeot 208 Active 1.6 AT – R$ 97.990 **
Todos os itens da versão Like mais o pacote opcional PACK TECH, acrescidos de motor 1.6 de 118 cv, câmbio automático de seis marchas, piloto automátio, sensor de ré e câmera traseira, além de rodas em liga leve aro 16.
Peugeot 208 RoadTrip 1.6 AT – R$ 102.990 **
Todos os itens da versão Active mais: painel digital i-Cockpit 3D, teto panorâmico em vidro, aerofólio esportivo em Black Piano, bancos em couro, tecido e Alcantara, volante revestido em couro, tapetes bordados RoadTrip, faróis Full LED, interior escurecido, rodas aro 16 com acabamento Black Diamond.
** Ultimas unidades
Motor turbo deve melhorar as vendas do Peugeot 208 no Brasil
O Novo Peugeot 208 Turbo 2024 chega para tornar o 208 mais competitivo diante da concorrência. Atualmente, o hatch da Peugeot não vive o seu melhor momento no país. Lançado no Brasil em 2020, o 208 demorou muito para emplacar, ganhou popularidade sómente dois anos depois, em 2022, com a chegada do motor 1.0 Fire de origem Fiat, além da versão 208 Style 1.0L, que, devido a atributos como o visual esportivo e preço abaixo dos R$ 80.000 alcançou bons números em vendas, praticamente fazendo a procura pelo modelo dobrar.
Porém mesmo assim, o Peugeot 208 não consegue acompanhar os rivais em vendas e sua procura vem caindo. Enquanto Onix, HB20 e Polo, de janeiro até agosto de 2023, venderam acima das 50.000 unidades cada um, o Peugeot emplacou somente 17.967 exemplares, de acordo com dados da Fenabrave. Comparando as vendas do Peugeot 208 de janeiro até agosto do ano passado, o modelo no ano atual vendeu cerca de 2 mil unidades a menos.
Certamente o motor turbo de 130 cv, dará um folego extra para o modelo, mas será o suficiente para tornar a Peugeot popular no Brasil? Deixe sua opinião.
Ficha técnica Peugeot 208 2024:
Acesse aqui a ficha técnica completa do Peugeot 208 2024
Fonte: Stellantis media