A Peugeot está oficializando a linha 2014 do sedan 408, a principal novidade no sedan médio da marca fica por conta do moderno câmbio automático de seis velocidades AT6, que passa a estar disponível para a versão de entrada Allure e finalmente aquele jurássico câmbio automático de quatro marchas foi aposentado. A Peugeot espera que o 408 fique mais competitivo frente aos concorrentes com esta nova transmissão.
Até então esse câmbio fabricado pela AISIN era oferecido apenas na versão top do 408, a THP turbo, já na linha 2014 a transmissão também pode equipar opcionalmente a versão 2.0L Flex Allure, com câmbio manual essa configuração custa R$ 59,990, porém o 408 Allure automático custará R$ 6 mil a mais, R$ 65.990, enquanto a top Griffe THP sai por R$ 73,990. Na nova linha, duas versões do 408 foram aposentadas, a intermediária Feline e versão 2.0L Griffe. Agora restam apenas 2 configuração de acabamento Allure e THP.
Segundo a Peugeot, embora o bloco 2.0L continue com a mesma potência, 151 CV com etanol e 143 CV com gasolina – o desempenho do 408 ficou mais agil, graças o novo câmbio. Os números são o seguinte: 0 a 100 km/h em 10.8 segundos e velocidade máxima de 208 km/h.
Outro destaque desse câmbio de 6 marchas é um sistema de correção dinâmica, ele faz a leitura do relevo no qual o veículo está trafegando, e com isso pode acionar o freio motor nas descidas e busca a melhor faixa possível de torque nas subidas, podendo subir ou descer marchas.
Além disso, de acordo com a Peugeot, o 408 também ganhou um novo conjunto de suspensão que oferece mais conforto aos ocupantes.
Equipamentos e versões:
Allure
Na versão de entrada 408 Allure, o modelo segue equipado com om Airbag duplo motorista e passageiro, apoio de braço individuais nos bancos dianteiros, ar condicionado bi-zone automático digital e com saída para o banco traseira, direção com assistência elétrico hidráulica, computador de bordo, sistema de som com Bluetooth, entrada USB, CD Player e MP3, freios com ABS + AFU auxilio de frenagem de urgência) + REF repetidor eletrônico de frenagem, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 16, volante revestido em couro, vidros travas e retrovisores com acionamento elétrico, volante com regulagem de altura e profundidade, volante revestido em couro entre outros itens.
Já a Allure automática conta ainda com piloto automático e regulador de velocidade.
Griffle THP
Enquanto a Griffe THP sai de fábrica com um conjunto de itens excelente, airbags laterais do tipo cortina (motorista e passageiro dianteiro e traseiro), acendimento automático dos faróis, limpador do para-brisa com acionamento automático com sensor de chuva e indexado à velocidade, controle eletrônico de estabilidade (ESP), bancos e revestimentos em couro, retrovisor interno eletrocrômico, navegador GPS integrado ao painel e escamoteável eletronicamente, rodas maiores aro 17, sensor de estacionamento traseiro, soleira das portas cromadas, teto solar elétrico com fechamento automático no controle remoto da chave.
Confira abaixo os preços e versões da linha 2014 do Peugeot 408:
Peugeot 408 2014 Allure 2.0 manual: R$ 59.990;
Peugeot 408 2014 Allure 2.0 automático: R$ 65.990;
Peugeot 408 2014 Griffe THP: R$ 73.990