A Peugeot acaba de lançar no mercado brasileiro o 408, o sedan de médio porte chega a missão de substituir o ultrapassado 307. Com um design moderno e um ótimo espaço interno, e uma ótima gama de equipamentos, este lançamento promete colocar a marca para brigar no segundo segmento mais rentável no Brasil o de sedas médios rivalizando contra Civic e Corolla. Conheça em detalhes esse novo Peugeot que chega as ruas em março.
O design do 408 não chega a ser marcante. A ousadia que os designers da marca francesa tiveram ao desenhar a moderna frente do carro que agrada com faróis grandes e um visual interessante e dinâmico, o mesmo estilo ousado não pode ser conferido nas laterais e na traseira do Peugeot, que trazem desenho pouco harmônico e sem grande originalidade, fato que é amenizado pelo escapamento com ponteira retangulares e cromadas que assim como o para-choque passam uma certa esportividade ao sedan. Não há duvidas de que o carro visualmente representa um salto e tanto em relação a desenho jurássico do 307 Sedan, que já deveria ter ganho um substituto há um bom tempo. Porém o desenho do 408 não deve agradar a todos.
O Peugeot 408 é um modelo totalmente novo, foi concebido na China para ser vendido em países emergentes da Ásia e América Latina, o modelo vendido no Brasil virá importado da Argentina, de onde será fabricado.
Para incomodar os rivais uma das armas encontradas pela Peugeot foi aposta em um bom espaço interno, o 408 apresenta medidas generosas, com 4.69 m de comprimento, (perdendo apenas para o C4 Pallas com 4.90 metros)1.81 m de largura por 1.51 m de altura, mas o que mais interessa é a distância entre eixos que é de 2.71 metros maior que o Corolla (2.6 metros) e o Civic (2.7 metros), o porta malas também agrada acomodando segundo a montadora 526 litros de bagagem, o mesmo volume do Chevrolet Vectra.
Ao todo o 408 estará disponível em três versões de acabamento, Allure (opção de entrada) que custa a partir de atrativos R$ 59,500, Feline (intermediária) que custará quase R$ 14 mil a mais que a opção de entrada, saindo por R$ 74,900 e a Griffe (top de linha) que sairá por consideráveis R$ 79,900. A primeira vem de série com um câmbio manual de cinco velocidades enquanto as demais trazem uma já ultrapassada transmissão automática de quatro velocidades, este câmbio nada mais é do que uma versão retrabalhada da transmissão do 307, apenas com as relações de marchas mais longas. Quem andou no carro afirma que esta novo câmbio automático apresentou respostas lentas efetuando as trocas em giros muito alto.
Todas as versões são equipadas com um motor já conhecido da marca, o 2.0 L Flex que desenvolve 151 CV e um torque de 22 kgfm (143cavalos com gasolina). De acordo com a marca o carro pode atingir os 212 km/h com câmbio manual e 208 km/h com transmissão automática, já a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10.4 segundos na versão manual e em 11.9s nas demais versões.
Para aqueles que acharam este desempenho modesto a Peugeot pretende lançar no segundo semestre uma versão mais potente que irá trazer um propulsor 1.6l 16 V Turbo High Pressure com 165 CV de potência acoplado a um câmbio automático de cinco velocidades com paddle shift no volante, porém esta versão custará algo em torno dos R$ 80 mil.
Interior e equipamentos:
O painel possui linhas limpas, porém sem grandes detalhes o desenho com as saídas de ar ovais e cromadas é similar ao do 308 vendido na Europa. O acabamento nas versões mais caras agrada, os mostradores e os pedais em alumínio passam esportividade.
Medindo 4,69 metros (21 cm a mais do que o seu antecessor) e com uma distância entre eixos de 2,71 metros, o 408 acomoda com conforto até cinco ocupantes. Destaque também para a versão Griffle que conta com um conjunto de equipamentos de série de sedan de grande porte.
A versão de entrada vem menos equipada, porém também traz um bom conjunto de itens de série, que inclui ar condicionado, airbags, computador de bordo, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, freios com ABS, sistema de som com MP3 e conexão Bluetoth e viva voz, além de rodas de liga leve. Este mesma versão com câmbio automático conta com piloto automático (cruise control).
A versão intermediária Feline vem com seis airbags, controle de estabilidade e de tração, alarme, ar-condicionado digital bi-zone, retrovisores externos rebatíveis, sensor de estacionamento traseiro, enquanto a opção top de linha Griffle sairá de fábrica equipado com seis airbags, ar condicionado digital, sensores de estacionamento, GPS com tela retrátil no painel, controle de estabilidade (ESP) e de tração (ASC), rodas aro 17, freios com ABS, além de faróis bi xenon direcionais, sensor de chuva, bancos em couro, banco do motorista com regulagem elétrica e aquecimento além de teto solar.
Mercado…
Querendo vender alto, algo em torno de 1.500 unidades do 408 por mês e um total próximo de 13 mil modelos em 2011; a Peugeot aposta em conquistar clientes novos para a marca, a para isto dará ao 408 uma garantia total de 3 anos sem limite de quilometragem, e oferecerá ainda as três primeiras revisões com preços fixos e abaixo dos concorrentes.
Resta saber como o mercado irá absorver este novo lançamento da Peugeot, que tem grandes planos para o mercado brasileiro.
Confira abaixos os preços do Peugeot 408:
Peugeot 408 Allure R$ 59.500
Allure (automático) R$ 64.500
Peugeot 408 Feline (automática) – R$ 74.900
Peugeot 408 Griffe (automática) – R$ 79.900
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Ver comentários
achei o gps muito para dentro e também achei que esse carro é tão caro mais não com som.pois é só isso que eu achei mais também por fora fiquei de queicho caído
nota:10 para vocês fabricantes.
o preço até que é bom para um 407 completo, mas eu acho que podia ser mais barato
Parabéns!!
Muito legal a matéria sobre o Peugeot 408, muita informação sem esconder nada do consumidor. Elogios e criticas que só ajudam na hora de escolher e decidir pela compra.
Eu particularmente achei o carro "sensacional" e vou indicar aos meus amigos.
quero parabenizar vcs pelo excelente trabalho de informação e divulgação de noticias sobre carros,este site ja esta nos meus favoritos. Enquanto a peugeot os designers da montadora ñ conseguiram harmonizar uma traseira de sedã,desde o pasione, já os hacthseu gosto, são mais harmoniosos; esta é minha opinião.