A Peugeot continua sua expansão no mercado brasileiro, agora em abril a montadora francesa começa a vender por aqui, o interessante SUV 5008, baseado na mesma plataforma do 3008, o modelo chega com preço partindo de R$ 157.490, apostando em um estilo diferente e bastante ousado, interior luxuoso, espaço interno amplo para sete ocupantes e uma lista de equipamentos recheada.
Estilo diferente que agrada…
Já fazendo parte da nova e ousada safra de design da Peugeot, o 5008 é um carro bastante chamativo, principalmente pelas linhas da dianteira e da traseira, um design bastante diferente e que não deve deixar o modelo passar despercebido nas ruas, uma das soluções legais, é o estilo limpo das janelas laterais sem coluna aparente, e desenho da tampa do porta malas e das lanternas, um conjunto moderno, as lanternas tem efeito 3D e são integradas por um vidro escuro que corta a traseira do carro de um lado ao outro, por fim, o formato reto do teto também agrada, confere um porte maior ao 5008.
Interior espaçoso e modular…
Por dentro também, o Peugeot 5008 surpreende de forma positiva, com um painel futurista e bem desenhado, seguindo o conceito i-Cockpit, que envolve o motorista e o carona, o acabamento da cabine também agrada pela boa qualidade, há peculiaridades como os botões inspirados nos comandos de aeronave, esta mesma inspiração seviu de base para o estilo diferente do console central, da alavanca de câmbio e do volante que é pequeno e de base reta, além do painel de instrumentos que é totalmente digital e configurável tendo tela de 12.3 polegadas.
Um dos trunfos do novo Peugeot 5008 é o bom espaço interno, apesar de no geral o carro não ter um tamanho avantajado, são apenas 4.64 metros de comprimento, o modelo é bastante largo 1.90 metros, e possui uma ampla distância entre-eixos de 2.84 metros, o que permitiu aos engenheiros da Peugeot maximizar o espaço interno no banco traseiro e no porta malas, tanto é que o modelo tem 7 lugares.
O porta malas também agrada, com 7 ocupantes a bordo sobram ainda 271 litros para as bagagens, já na configuração para 5 ocupantes, com a terceira fileira de bancos rebatida o 5008 tem 740 litros de espaço para as malas, com a segunda fileira de bancos também rebatida o espaço salta para 1.940 litros, se tornando praticamente uma minivan. Por não ter um tamanho tão grande, seu peso é relativamente baixo para um SUV de sete lugares, 1632kg.
Um detalhe interessante é a modulação do interior do Peugeot 5008, a segunda fileira de bancos é composta por três assentos independentes, que podem ser regulados e reclinados de forma independentes, eles ainda deslizam sobre trilhos para frente ou para traz em até 15 cm, enquanto que a terceira fileira de bancos pode ser removida do carro, cada banco pesa apenas 11kg, ou eles ainda podem ser rebatidos, formando um piso plano no assoalho.
Os passageiros a bordo do Peugeot 5008 dispõe ainda de mimos como saída de ar condicionado para os bancos traseiros, cortina retrátil para as janelas laterais traseiras, mesinhas tipo avião, quem viaja na frente também tem luxo como bancos com aquecimento e função massagem, com cinco tipos de massagem.
Mecânica….
O motor é o já conhecido e esperto 1.6 THP turbo a gasolina de 165 cv de potência e torque de 24.5 kgfm, presente em 8 em cada 10 carros da Peugeot e Citroën, vindo sempre com câmbio automático de seis marchas, com borboletas atrás do volante que permitem ao motorista fazer as trocas também de forma manual sequencial, a tração é 4×2 dianteira, por enquanto não há previsão de lançamento de uma versão 4×4 do Peugeot 5008.
Os dados de consumo até que são bons pela categoria do carro, de acordo com o programa de etiquetagem veicular do Inmetro, o Peugeot 5008 faz 9.5 km/l na cidade e 12.2 km/l na estrada, lembrando que ele só bebe gasolina.
Equipamentos…
No Brasil o Peugeot 5008 chega em duas versões: Griffe (R$ 157.490) e Griffe Pack (R$ 166.490), a primeira já vem muito bem equipada, com ar-condicionado automático digital dual zone, teto solar panorâmico que cobre até o banco traseiro com dois painéis de vidro, rodas de liga leve aro 18, piloto automático, sensor de chuva e de acendimento automático dos faróis, faróis Full LEDs, faróis de neblina que acompanham a direção do volante nas curvas, freio de estacionamento eletrônico, sistema multi-mídia com tela de 8 polegadas e conexão com celulares via Apple Car Play e Android Auto, partida por botão, sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, assistente de partida em rampas, controle de tração e de estabilidade, seis airbags, porta luvas refrigerado, carregador wireless para celulares, espelho interno anti-ofuscamento.
Ainda fazem parte dos itens de série da versão de entrada, painel digital configurável, retrovisores externos com rebatimento automático, bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e massageadores.
A versão mais cara Griffe Pack se diferencia pelo pacote tecnológico de segurança ativa, apesar de custar quase R$ 10 mil a mais, ela vale apena por trazer itens inovadores na categoria, como piloto automático adaptativo, capaz de manter uma distância segura do veículo à frente, farol alto automático com assistente para não ofuscar os outros motoristas, sistema de frenagem automática de emergência, há ainda inovações como auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem na estrada, capaz de fazer pequenas correções no volante, alerta de mudança de faixa com monitoramento de pontos cegos, caso o motorista acione a seta e haja algum veículo próximo, o sistema alerta a presença e evita a manobra, há até mesmo leitor de placas de transito capaz de ajusta a velocidade do veículo, além de detector de fadiga do motorista.
Pós venda…
Bastante criticada no pós venda, a Peugeot também quer mudar essa imagem, e anuncia que agora os carros durante os serviços de revisão serão entregues no máximo em até 24 horas, caso o contrário o cliente não precisará pagar pelo serviço, e caso o reparo no carro demore mais de 4 dias, a marca oferecerá gratuitamente um carro reserva para o cliente para rodar enquanto o 5008 não ficar pronto.
As vendas do novo Peugeot 5008 começam em abril.
Preço…
Peugeot 5008
Griffe R$ 157.490
Griffe Pack R$ 166.490
Uma resposta