O Peugeot 508 2023 / 2024 está sendo apresentado na Europa, o modelo top de linha que é ofertado nas versões sedan e perua, chega trazendo novidades como visual atualizado – estilo esse que deve ser levado para os demais modelos Peugeot. A atualização ainda engloba novas tecnologias e tem versões híbridas indo de 180 cv até potentes 360 cv.
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Esta é a primeira mudança feita na atual segunda geração do Peugeot 508, lançado em 2019. Vale lembrar que o 508 de primeira geração foi lançado em 2011 e inclusive chegou a ser comercializado no Brasil entre 2012 a 2014.
A grade frontal do 508 2023 ficou maior e tem efeito 3D de profundidade se integrando com o para-choque. Os faróis antes Full LED, agora possuem tecnologia Matrix LED de série em todas as versões, são faróis inteligentes que se ajustam de forma automática a luminosidade do ambiente sem ofuscar os outros motoristas.
Agora as luzes ficam agrupadas em pequenos cubos de cristais, o que diminuiu o tamanho dos faróis que ficaram mais estreitos, deixando o visual do 508 mais agressivo, principalmente a noite quando acesas (foto abaixo).
As tradicionais luzes LED diurnas da Peugeot (chamadas Dentes de Sabre), antes compostas apenas por uma barra luminosa que descia dos faróis até o para-choque, agora terão três barras LED em cada lado do carro, deixando os faróis do 508 com formato de “L”.
Por fim, o para-choque ganhou uma abertura maior de ar, além de um acabamento mais premium, agora com apliques em Black Piano.
Passando para a traseira, as lanternas mantiveram o mesmo desenho, porém agora exibem um novo padrão de iluminação mais minimalista, com apenas três filetes de LED inclinados, abandonando o antigo padrão de LED em efeito “3D de profundidade, que alias era bem legal (compare o modelo antigo na foto abaixo com o novo na foto acima). Menos importante, na tampa do porta malas o “logo do leão” foi substituído pela inscrição “PEUGEOT”, e as ponteiras de escapamento, antes juntas, agora são separadas.
Acima a traseira do 508 atual, lançado em 2019, note que as mudanças foram sutis em relação ao modelo 2023
A cabine do Peuegeot 508 2023 é a mesma do modelo 2019, porém há algumas sutis evoluções, a alavanca de câmbio foi substituída por botões seletores, conferindo um aspecto mais limpo ao interior, no volante o logo da Peugeot foi atualizado.
Certamente a maior evolução a bordo é a nova central multimídia i-Connect® Advanced com 10 polegadas, conectada com o sistema de navegação próprio TomTom, comandos por voz – basta dizer “Ok Peugeot” que o carro responde, há ainda conexão wireless com smartphones e atualizações remotas via internet dos sistemas do carro.
O painel de instrumentos de 12 polegadas tem novos layout e pode ser configurado, por exemplo, é possível exibir a imagem do mapa do GPS direto no painel de instrumentos.
Ainda no interior, as versões Allure e GT ganharam um novo acabamento, na Allure o 508 tem um novo revestimento em tecido, enquanto a GT traz revestimentos dos bancos e portas em couro aveludado Alcantara ou opcionalmente Nappa acolchoado – o mesmo tipo de couro usado pela BMW e Mercedes. Lembrando que o modelo tem apenas três versões: Allure, GT e PSE.
Com relação a motorização a Peugeot destaca a nova versão PLUG-IN HYBRID 180, trata-se de uma versão plug-in híbrida mais barata, que combina o motor 1.6 turbo com 150 cv combinado um motor elétrico de 81 kW, totalizando 180 cv de potência.
Seguem em linha ainda a versão plug-in híbrida de 225 cv, que usa o motor 1.6 turbo com 180 cv combinado com motor elétrico de 81 kW.
Para quem gosta de potência e desempenho, a Peugeot segue o oferecendo a versão híbrida esportiva feita pela PSE (Peugeot Sport Engineered), chamada de HYBRID4 360 ela utiliza 3 motores, um 1.6 turbo de 200 cv de potência, combinado com dois motores elétricos, um na dianteira com 81 kW e outro no eixo traseiro com 83 kW. Com isso esta versão retorna impressionantes 360 cv de potência. Importante lembrar que a tração nesta versão é 4×4.
Todas as versões híbridas tem câmbio automático de 8 marchas eAT8. Podem ser recarregadas na tomada e usam baterias de 12.4kWh, que confere capacidade para rodar até 45 km no modo 100% elétrico, sem precisar de gasolina.
Para quem ainda prefere a praticidade e o preço dos motores a combustão, a Peugeot oferece o 508 2023 com duas opções a gasolina: O modesto PureTech 130 (1.2 turbo, três cilindros de 130 cv), além da Puretech 218, que usa o 1.6 turbo, 4 cilindros, calibrado para render 218 cv. Há ainda uma variante diesel, BlueHdi 130cv, com motor 1.5 turbo diesel de 130 cv.
Todas versões a combustão tem tração dianteira e câmbio automático de 8 marchas AT8.
Rival de modelos como BMW Série 3, Audi A4 e Mercedes Classe C, o Peugeot 508 tem cerca de 4.75 m de comprimento e entre eixos de 2.79 metros. Seu porta malas acomoda 487 litros. A versão perua é um pouco maior, tem 4.78 m de comprimento e leva 530 litros no porta-malas.
Lembrando que este é o atual modelo top de linha da Peugeot, por isso, o 508 conta com diversas tecnologias exclusivas usadas apenas nele dentro da marca francesa.
Como os amortecedores ajustáveis em três níveis: Normal, Sport e Comfort. Sistema de condução semiautônoma Level2, com piloto automático ACC com função Stop and Go, Lane Keeping Assist e sistema de leitura de placas e sinais de transito – em algumas condições como em alto-estradas ou no transito, o carro é capaz andar e parar de forma automática, acompanhando o fluxo dos outros veículos na via.
Há ainda sistema de visão noturna capaz de fazer detecção de pedestre, ciclistas e animais, antes de serem reconhecidos pelos faróis. Além de sistema de câmeras HD 360 graus, porta malas com abertura e fechamento elétrico comandado por gestos – basta passar o pé embaixo do para-choque, teto solar panorâmico e um potente sistema de som da marca FOCAL com 10 alto falantes, subwoofer e 690W.
Por enquanto a Peugeot ainda não divulgou os preços do novo 508 2023, porém atualmente o modelo é encontrado na Europa partindo de €43,420 (R$ 240.000) na versão sedan ou €44,720 (R$ 246.300) na configuração wagon. Lembrando que a versão esportiva 508E PSE com seus 360 cv de força e carroceria perua, custa atualmente salgados €72,470 (R$ 399.000). Estes valores devem ser reajustados no modelo 2023.
E não. Por enquanto a Peugeot não tem planos de trazer de volta o 508 ao mercado brasileiro (o Peugeot 508 chegou a ser vendido no Brasil em sua primeira geração – 2012 até 2014), o motivo é explicado no paragrafo acima, o preço elevado que esta nova geração tem.
Até mesmo para o padrão europeu o Peugeot 508 é caro. A versão mais barata Allure, com motor 1.2 turbo de 130 cv, custa praticamente o mesmo preço de um BMW Série 3 de 156 cv. Difícil imaginar alguém pagar R$ 240.000 em um sedan com motor 1.2 de 130 cv no Brasil.
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