Este é o novo Peugeot E-5008, trata-se de um inédito SUV de grande porte, com 7 lugares (porte similar ao Jeep Commander), movido 100% a eletricidade e que promete autonomia para rodar até 660 km com uma carga completa. É um tipo de modelo elétrico ainda raro hoje no mercado. Destaque também para o seu tecnológico interior. As vendas do novo Peugeot E-5008 terão inicio na Europa no segundo semestre, porém seu preço será alto, custará na casa dos R$ 300 mil por lá. Para quem ainda não tem muita confiança nos carros totalmente elétricos ou muita grana disponível, a Peugeot também lançará uma versão híbrida, mais barata.
Índice desta matéria
Com a evolução nos motores e das baterias dos carros elétricos, cada vez mais as montadoras estão conseguindo fazer modelos maiores e mais pesados movidos 100% a eletricidade, as dimensões do Peugeot E-5008 são amplas, ele tem 4.79 m de comprimento e distância entre eixos de 2.90 metros, dimensões similares as do Jeep Commander e do Toyota SW4.
Comparado com a geração anterior do Peugeot 5008, que inclusive chegou a ser vendida no Brasil, este novo modelo elétrico cresceu nada menos do que 15 cm em seu comprimento, enquanto a distância entre-eixos foi aumentada em 6 cm, é uma baita diferença.
Ou seja, espaço é o que não sobra no novo Peugeot 5008 2025, com cinco pessoas a bordo o porta-malas do modelo acomoda 748 litros, mesmo com sete pessoas a bordo o novo Peugeot consegue ainda levar 259 litros no porta-malas, caso você precise levar cargas grandes, com todos os bancos traseiros rebatidos são 1815 litros disponíveis, tornando o elétrico praticamente um furgão.
De início o Peugeot E-5008 será ofertado em duas versões de acabamento: Allure e GT, serão três opções de motores elétricos:
Haverá ainda duas versões (mais baratas) equipadas com conjunto híbrido, que combina o motor 1.2 turbo (a gasolina) com um pequeno motor elétrico, sendo uma híbrida leve de 48v com 136 cv de potência e mais tarde em 2025 a Peugeot lançará uma versão Plugin Hybrid com 195 cv de potência, que poderá ser recarregada na tomada e rodar até 79 km no modo elétrico.
Todas as versões do Peugeot E-5008 utilizam sistema elétrico de 400 volts, tendo capacidade de recarga em correntes de até 160 kW DC, neste caso bastam apenas 10 minutos plugado na tomada que o carro já ganha autonomia para rodar 100 km, sendo que em 30 minutos de recarga é possível passar de 20% para 80% a carga das baterias.
Visualmente o Peugeot E-5008 não inova tanto, sua dianteira tem exatamente o mesmo desenho do SUV coupé “E-3008” lançado em 2023. Podemos dizer que o novo 5008 é uma versão extendida do 3008, enquanto a traseira também pega inspiração em lançamentos recentes da marca francesa, é um visual bastante moderno e futurista, destaque para o sistema de iluminação todo por LED de ultima geração, além das belas e grandes rodas aro 20.
O painel também é exatamente o mesmo do irmão menor E-3008, é uma cabine muito moderna e bonita, destaque para as duas telas curvas unidas no topo do painel com 21 polegadas. Praticamente não há botões físicos, no lugar a Peugeot colocou uma pequena tela com botões do tipo touch no centro do painel.
O acabamento com revestimentos em tecido, inclusive no painel, console e nas portas também agrada, além da sofisticada iluminação por LED com cores configuráveis e dos bancos ao estilo poltrona todos revestidos em couro e Alcantara.
A lista de equipamentos também agrada, há recursos como ar-condicionado dual zone, teto solar panorâmico, carregador wireless para smartphones, conexão com internet e comandos remotos, bancos dianteiros elétricos com aquecimento e refrigeração, além de um arsanal de recursos de segurança, dignos de um Tesla, com piloto automático adaptativo com função Stop and Go, que controla o acelerador, freio e o volante em certas situações na estrada, funcionando em conjunto com o GPS e a internet, por exemplo, se o carro está programado para ir a 120km/h e o sistema detecta que a velocidade máxima permitida da via foi reduzida para 100 km/h, ele emite alertas ao motorista para reduzir a velocidade programada do piloto automático.
Outro recursos legal é para mudar de faixa, basta o motorista acionar a seta para o lado que deseja ir e apertar o botão “ok” no volante, o carro irá analisar se não há outro veículo na faixa ao lado e fazer a manobra automaticamente.
As vendas do novo Peugeot E-5008 na Europa estão previstas para começarem em setembro de 2024, os preços ainda não foram divulgados, porém a imprensa local fala em algo em torno de 40 mil libras (R$ 255 mil) para a versão de entrada híbrida e 50 mil libras (R$ 320.000) para a versão mais barata elétrica, ou seja, ele não será nada barato.
A Peugeot chegou a trazer ao Brasil a geração passada do Peugeot 5008, o modelo foi lançado por aqui em 2018 mas o seu preço extramente elevado, na época custava a partir de R$ 155 mil, fez com que o modelo tivesse vendas muito baixas. O que complica a vinda também desta nova geração elétrica ao país, porque seu preço é ainda menos convidativo, chutando baixo, poderiamos esperar em torno de R$ 370 mil.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.