Se no Salão de Paris, (principal evento da indústria automotiva neste ano, e que começa em 30 de setembro), ocorrer uma eleição para escolher o protótipo mais exótico e futurista, um forte candidato ao levar o título, é o Peugeot EX1, apresentado nesta quinta-feira (22 de setembro) o concept car, alia esportividade e ousadia em formas únicas com um conceito e soluções inéditas. Confira.
O roadster é um dos protótipos lançados em comemoração ao aniversário de 200 anos da montadora francesa, EX1 acomoda dois ocupantes, a posição de dirigir e semelhante a de um carro de fórmula, ou seja os bancos são posicionados muito próximo ao chão, e como você já deve ter notado não há para-brisa, a Peugeot não divulgou o comprimento do carro que pelo menos nas fotos parecer ser bem pequeno.
O grande destaque do design do Peugeot EX1 Concept, sem dúvida é a forma com que as rodas traseiras são fixadas, o conceito segue a mesma solução usada na roda traseira das motos, com a suspensão sendo o braço que fixa a roda ao chassi. Com isto a traseira é mais estreita que a dianteira do carro (perceba nas fotos mais abaixo), o que sugere uma condução com comportamento interessante.
Este conceito da Peugeot é totalmente elétrico, ele é impulsionado por dois motores elétricos (um em cada eixo) que juntos desenvolvem 340 CV de potência. Essa motorização associado ao comprimente do carro, e o fato de a carroceria ser toda feita em fibra de carbono, faz com que oEX1 ternha velocidade e aceleração de um autêntico superesportivo, mas os dados não foram divulgados.
Cada detalhes no EX1 é extremamente futurista, as portas se abrem para trás e para facilitar o acesso ao cockpit do bólido, os bancos se deslocam junto com as portas (observe na foto acima). Cada banco conta com um monitor que exibe as principais informações sobre o carro, e não há volante o modelo é dirigido através de dois joystick de controle, semelhante a um manche de avião ou controles de vídeo game. Outra curiosidade é que o carro não tem caixa de câmbio e conta com tração 4×4. Graças a um defletor de vento o carro pode ser dirigido sem capacete. O Peugeot EX1 também foi projetado para proteger os ocupantes em caso de uma capotagem.
O desenho do exterior, mais precisamente da dianteira foi inspirado em outro protótipo da marca, o Peugeot SR1 apresentado no começo do ano.
O EX1 não será produzido em série pelo menos não nos próximos, porém mesmo assim ele não deixar um belo presente para os 200 anos da Peugeot, várias das tecnologia utilizados no esportivo estarão presente no carros de rua, um exemplo é o Peugeot Ion, o primeiro carro totalmente elétrico da marca que será produzido em série, ele deve chega as ruas no próximo ano ou em 2012.
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.