A VW acaba de revelar na Europa o novo Polo GTI 2022, a versão atualizada da configuração mais nervosa do Polo, chega ao mercado europeu trazendo uma série de novidades, o carro ganhou uma nova dianteira com contornos mais modernos, além de novos equipamentos de série, novos auxílios de condução, e alguns aprimoramentos na parte mecânica.
Índice desta matéria
Visualmente o Polo GTI 2022 terá linhas mais modernas e atraentes em relação ao Polo GTI que estava no mercado desde 2018, porém as mudanças não foram radicais, o modelo ganhou um novo para-choque dianteiro com tomadas de ar maiores e faróis de neblina em LED escondidos dentro da grade do para-choque, detalhes que foram inspirados no novo Golf GTi, há ainda uma nova grade frontal, agora com uma barra em LED que acende junto com os faróis diurnos, além de faróis redesenhados, que contam com os tradicionais filetes em vermelho na parte interna e um sistema de iluminação muito mais moderno.
Lembrando que o Polo GTi 2022 trará de série os sofisticados e caros faróis IQ.LED Matrix, com luzes inteligentes que se ajustam de acordo com a luminosidade do ambiente, sem ofuscar os demais motoristas (foto acima).
Já na traseira o Polo GTI 2022 traz novas lanternas, assim como as das versões normais do Polo 2022, elas agora invadem a tampa do porta-malas, porém o Polo GTi virá com um diferencial que são as lanternas em LED dinâmicas, com iluminação animada, similar as usadas pelos carros novos da Audi com no novo Audi A3 2022, lembrando que estas lanternas dinâmicas são opcionais nas demais versões do Polo.
Não menos importante, o para-choque traseiro também foi redesenhado e a tampa do porta-malas agora passa a ostentar o logo GTI no centro, não há mais o nome Polo estampado nesta versão.
As rodas do novo Polo GTI serão de série aro 17, porém opcionalmente o modelo pode vir com rodas aro 18, ambas com acabamento diamantado, um detalhe interessante é que as pinças de freios vêm pintadas em vermelho nesta versão, conferindo um efeito visual muito legal contrastando com as rodas que têm acabamento interno em preto brilhante (foto acima).
O interior do novo Polo GTi 2022 acompanhou as mesmas mudanças vistas nas versões convencionais do novo Polo 2022 lá na Europa, facelift esse que foi revelado pela marca em março e já está à venda em alguns mercados por lá.
Há um novo volante com uma pegada mais esportiva, com costuras em vermelho e botões do tipo touch de superfície lisa, o painel digital agora também foi revisto ganhou novos grafismos, a tela do painel segue com 10.25 polegadas, os comandos do sistema de ar-condicionado agora passam a ser do tipo “touch screen”, conferindo um aspecto mais moderno a cabine do Polo.
O modelo virá de série com a nova multi-mídia da Volkswagen com tela de 8 polegadas, porém opcionalmente o consumidor da Europa poderá equipar o Polo GTi com a nova multi-mídia Discover Pro com tela de 9.2 polegadas, dotada de funcionalidades como internet 4G e Wi-Fi à bordo, armazenamento de dados na nuvem, comandos por voz, além de conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.
Opcionalmente o Polo GTI pode vir com sistema de som da marca Beats com seis alto falantes, 300 watts de potência e um subwoofer no porta-malas.
Assim como acontece atualmente, a versão top de linha GTI terá uma série de itens que são exclusivos dessa versão, como bancos esportivos com apoios laterais, pedais de alumínio e frisos vermelhos no acabamento do interior. Lembrando que os bancos em couro são opcionais, de série o modelo mantém os tradicionais bancos com forração central em tecido xadrez, uma tradição do Polo GTI desde 1978.
Como se trata da versão mais cara da linha Polo 2022, pela primeira vez o Polo GTi virá com o sistema de condução semiautônoma “IQ.DRIVE Travel Assist”. O sistema conta com vários auxílios eletrônicos como câmera frontal e sensores que permitem ao carro permanecer de forma automática na estrada, ou no caso das cidades seguir o carro da frente no transito (acelerando e freando de forma automática). O sistema funciona em velocidades de 0 até 210 km/h. O motorista tem de apenas permanecer com uma das mãos no volante, que o carro acelera, freia e se mantém na faixa de rolagem de forma automática.
Deixando o melhor para o final, o novo Volkswagen Polo GTI 2022 virá equipado com o mesmo motor 2.0L TFSI, usado pela geração passada, porém esse bloco 4 cilindros turbo, foi atualizado no modelo 2022, calibrado agora para desenvolver 207 CV de potência, um aumento de 7 cv em relação ao modelo lançado em 2017 na Europa. Lembrando que o torque permaneceu em 32 kgfm.
Outra mudança está na transmissão, agora o Polo virá apenas com câmbio automático DSG de sete velocidades, lembrando que o modelo GTi lançado em 2018 tinha câmbio manual ou automático DSG de seis marchas.
Apesar de pouco, este ganho de potência deve resultar em uma melhora no desempenho em relação ao Polo GTi lançado em 2018, a aceleração de 0 a 100 km/h passou de 6.7 para 6.5 segundos, enquanto a velocidade máxima permaneceu em 238 km/h.
Infelizmente não haverá mais a tradicional opção de câmbio manual para o Polo GTI. Lembrando que a tração sempre é 4×2 dianteira.
Em comparação com as demais versões do Polo, a GTI conta com diferencial com bloqueio eletrônico XDS, o mesmo usado pelo Golf GTi, este recursos promete melhorar em muito o comportamento do hot hatch em curvas, sendo um diferencial do Polo em relação aos rivais como Hyundai i20 N, Ford Fiesta ST e Renault Clio RS, todos estes usam diferencial mecânico.
Além disso, o Polo GTI conta com um conjunto de suspensão e amortecedores próprios em relação as demais versões, a suspensão é 15 mm mais baixa, visando melhorar o comportamento do carro em curvas. Opcionalmente, o Polo GTI 2022 poderá vir com suspensão com amortecedores adaptativos, que permitem ao motorista escolher entre 4 ajustes diferentes, em combinação com os diferentes modos de condução disponíveis: ECO, Normal, Sport e Individual.
A expectativa é de que o Novo Polo GTI 2022 chegue às ruas da Europa ainda em 2021. Possivelmente essas mudanças no GTI deverão servir de base para o facelift do Polo GTS brasileiro, o que deve ocorrer no próximo ano, já que o nosso Polo GTS é uma espécie Polo GTi simplificado, com motorização menos potente e um conjunto de equipamentos mais simples em relação ao modelo europeu.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.