Categorias: Volkswagen

Polo GTS 2019 – Tudo sobre a versão esportiva de 150 cv que chega no segundo semestre

Fotos modelo de produção:  imbraaa/Instagram via janacletos/Instagram

Além do T-Cross que começou a ser vendido em abril, outro lançamento da Volkswagen que promete agitar o mercado automotivo nacional este ano é o inédito Polo GTS, o modelo que já está sendo produzido na fábrica da marca no Paraná, chegará as ruas no próximo semestre trazendo visual mais agressivo e atraente em relação ao Polo normal, além de um desempenho que promete impressionar. A má notícia e que ele não deve custar barato, o GTS será a versão top de linha do Polo 2020, e podemos esperar preço na casa dos R$ 85.000.

O Polo GTS foi apresentado como carro conceito no Salão de SP em novembro de 2018, ele foi um dos grandes destaques do evento e foi mostrado junto com o irmão sedan Virtus, que também ganhou uma versão esportiva GTS. A expectativa é de que o modelo de produção seja muito próximo ao protótipo (mostrado acima), apenas alguns elementos visuais não estarão no modelo de produção em série. Como os bancos esportivos e as rodas aro 18, (abaixo você confere um flagra do Polo GTS feito dentro da própria fábrica da Volks).

Junto com o temperamento nervoso, o principal destaque do modelo promete ser o design. Frente as demais versões do Polo o modelo GTS é mais agressivo e impactante, seu estilo foi inspirado no Polo GTI vendido na Europa (versão de alta performance do Polo Europeu que conta com motor 2.0L de 200 CV).

A inspiração para o visual para o modelo veio do Polo GTS europeu, foto acima

A dianteira adotará uma nova grade que traz um friso vermelho que invade também os faróis – uma marca registrada dos carros da linha GTI, destaque ainda para os faróis do tipo Full-LED (esta será a única versão do Polo a contar com estes sofisticados faróis), que conferem uma aparência mais sofisticada e moderna a frente do modelo, o desenho dos para-choques, as saías laterais, foram inspirados no irmão europeu, com direito a apliques em black piano no para-choque dianteiro e nos retrovisores. De perfil chamam a atenção as rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado, elas são menores porém semelhantes as vistas no Golf GTI. Já na traseira a exclusividade fica por conta das lanternas que também serão equipadas com iluminação por LEDs e uma lente mais moderna, além disso o hatch terá um novo sistema de escape que promete um ronco mais intimidador em relação ao Polo convencional, com ponteira dupla.

A foto acima foi compartilhada no Whatsapp e mostrada a versão de produção do Virtus GTS, repare nas rodas de liga leve

Infelizmente parece que a Volkswagen resolveu trocar as rodas diamantadas aro 18 do protótipo exibido no Salão de SP por rodas aro 17 com desenho igual as do Golf GTi, recentemente vazaram na internet imagens da versão de produção do Virtus GTS, nelas é possível ver essa troca, então o mesmo deve ter ocorrido no Polo GTS.

Interior do Polo GTS

Por dentro as mudanças serão mais tímidas, as mudanças serão apenas detalhes na roupagem, como pequenos detalhes na cor vermelho no painel, console e nas saídas de ar, o painel de instrumentos que será digital nesta versão terá visual exclusivo. O principal diferencial promete ser um volante exclusivo de base reta e acabamento em black piano, semelhante ao do Polo GTi europeu, além de bancos com visual esportivo.

 

Motor do Polo GTS terá 150 cv

Sob o capô o Polo GTS trará o conhecido 1.4L TSI (250 TSI) Turbo Flex com potência de 150 CV e 25 kgfm de torque, ele será acoplado a um câmbio automático DSG de dupla embreagem e seis velocidades, este é o mesmo conjunto usado no Jetta. Com esse conjunto o desempenho deve impressionar, segundos revistas especializadas como a MotorShow e Quatro Rodas, o Polo GTS deve acelerar de 0 a 100 km/h na casa dos 8 segundos enquanto a velocidade máxima deve ficar entre 210 km/h e 215 km/h.

Foto: imbraaa/Instagram via janacletos/Instagram

Vale lembrar que além do motor mais potente, a Volkswagen também fará ajustes na suspensão, direção e freios do Polo GTS, para adequar o carro a nova potência e deixar o modelos mais divertido e preciso de ser pilotado.

GTS não GTI

Devido a uma série de fatores, entre eles a alta carga tributária, a Volkswagen optou por desenvolver o Polo GTS (um projeto mais barato) ao invés de trazer o Polo GTi para o Brasil, a principal diferença entre ambos é que enquanto o modelo europeu tem um bloco 2.0L turbo de 200 CV o nosso Polo nervoso terá 150 CV, porém na pista o desempenho de ambos deve ficar próximo, o GTi vai de 0 a 100 km/h em 6.7 segundos, enquanto o nosso GTS deve ser cerca de 1 segundo mais lento, precisando de 8 segundos para chegar na mesma marca. Caso viesse para o Brasil o GTi não deveria custar menos de R$ 110.000, o que deixaria o hatch pouco competitivo no nosso mercado.

No Brasil a sigla GTS ficou famosa a ser utilizada para batizar uma versão esportiva do Gol lançada há 30 anos, ela uma versão abaixo do igualmente famoso GTI.

Preço elevado deve ser o principal ponto fraco do Polo GTS

Em resumo com um acerto esportivo e uma motorização mais nervosa, o Volkswagen Polo GTS tem tudo para se tornar referencia entre os hatchs um segmento praticamente inexistente no Brasil, o único rival, teoricamente seria o Sandero RS, equipado com motor 2.0 de 150 cv e câmbio manual de seis marchas, seu preço atualmente é de R$ 65.900.

No caso do Polo o principal ponto fraco deve ser o seu preço salgado, atualmente o Polo em sua versão top de linha Highline 200 TSI AT6, sai por R$ 76.990, e ele vem equipado com motor 1.0 turbo de 128 cv de potência, e trará menos equipamentos e visual mais simples em comparação a versão GTS, portanto podemos esperar que o novo Polo GTS com seus 150 cv, mais equipado e com visual exclusivo custará algo em torno dos R$ 85.000 até R$ 90.000.

Porém ainda bem mais em conta do que um Golf GTi que atualmente é oferecido no mercado por mais de R$ 140.000.

Publicado em 18 de maio, atualizado em 24 de maio, para incluir novas fotos do modelo de produção

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.