A Volkswagen lançou ontem no Brasil o Polo GTS 2023, com preço de R$ 145.790, o hatch traz como principal novidade o visual renovado, que assim como as demais versões da gama Polo, recebeu um facelift na dianteira e na traseira. Porém em comparação com as demais versões a GTS tem um um desenho diferente, inspirado no novo Polo GTI vendido na Europa, além do motor de 150 cv.
Visual do Polo GTS vendido no Brasil é inspirado no Polo GTi vendido na Europa (foto acima)
A não ser que você seja um apaixonado pelos carros da Volkswagen, certamente terá alguma dificuldade para perceber as mudanças no Polo GTS em relação ao modelo lançado no país em 2021, a atualização foi bastante tímida.
O carro 2023 recebeu um novo conjunto de faróis, a peça agora vem com a tecnologia LED IQ.Light (iluminação matricial inteligente capaz de se ajustar de acordo com a luminosidade do ambiente) este farol é o mesmo presente em modelos mais caros da Volkswagen no mundo.
São dois canhões de LED Matrix em cada farol, além de luzes diurnas DRL e detalhes em vermelho dentro dos faróis, inexistente nas demais versões do Polo.
Grade dianteira conta com uma barra de LED
A grade frontal do Polo GTS 2023 recebeu uma barra em LED que acende junto com os faróis, semelhante ao do Polo 2023 vendido na Europa. Os nichos dos faróis de neblina foram reestilizado e passam a contar também com iluminação por LED, por fim, a grade do para-choque na GTS tem aspecto mais agressivo com desenho em colmeia.
Já na traseira destaque para o novo difusor com acabamento em Black Piano na parte inferior do para-choque, além do sistema de escapamento com duas ponteiras e o aerofólio esportivo. As lanternas trazem o mesmo desenho das outras versões, porém as lentes são exclusivas da GTS, têm assinatura de iluminação com efeito 3D de profundidade.
Haverá cinco opções de cores para a carroceria do Polo GTS 2023, as solidas: Preto Ninja e Branco Cristal, e as metálicas: Cinza Platinum, Prata Sirius e Vermelho Sunset, a opção de pintura Azul Biscay não existe mais no catálogo.
Polo GTS 2023 vem de série com rodas de liga leve de 18 polegadas
Nas laterais o Polo GTS 2023 traz saias esportivas, além de rodas aro 18 com desenho exclusivo da versão GTS, porém estranhamente, as rodas mantiveram o mesmo desenho do modelo anterior.
Motor 250TSI do GTS não mudou
Junto com o visual, o principal destaque do Polo GTS fica por conta do seu desempenho esportivo, o modelo segue equipado com o bloco 250 TSI, 1.4L turbo, 4 cilindros, capaz de debitar 150 CV de potência e 25.5 kgfm de torque, este é o mesmo motor usado no T-Cross Highline e no Taos.
Com esse conjunto, o Polo GTS 2023 vai de 0 a 100 km/h em 8.3 segundos e pode atingir velocidade final de 206 km/h. A cavalaria chega às rodas por meio de uma caixa de câmbio automática de seis velocidades.
Equipamentos
O preço do Polo GTS 2023 é bastante salgado, porém, em compensação o hatch vem de fábrica muito bem equipado, a lista inclui equipamentos como central multimídia de 10.1 polegadas com conectividade com smartphones sem o uso de cabos, ar condicionado automático digital Climatronic Touch com saída para o banco traseiro, bancos esportivos com diferentes texturas nos revestimentos, volante forrado com couro e com borboleta para fazer as trocas de marchas de forma manual, além de painel digital de 10.25 polegadas e quatro modos de condução: ECO, Normal, Sport e Individual.
Em comparação as demais versões, o Polo GTS tem um acabamento diferenciado, teto e as colunas são pintados em preto, o volante e os bancos possuem costuras em vermelho, assim como a manopla do câmbio, as saidas de ar no painel também tem detalhes em vermelho e há pedais em alumínio, o desenho do volante também é diferenciado.
É legal, porém caro demais
Enfim, embora não seja tão rápido quanto o seu irmão europeu (Polo GTI) que tem 200 CV e vai de 0 a 100 km/h em 6.7 segundos o GTS é um baita carro, sendo disparado o hatch mais veloz entre os modelos desta categoria, além de ser bem equipado, o único problema fica mesmo para o seu preço exagerado, R$ 145.790 é um valor muito salgado para um carro popular (com o fim do Gol o Polo assumiu o posto de carro mais barato da Volkswagen no Brasil).
Apesar de motor mais potente e uma lista de equipamentos recheada, a versão GTS custará R$ 32.150 a mais em relação a versão Highline, a mais cara da linha Polo normal que sai hoje por R$ 113.640.