A Volkswagen anunciou um investimento bilionário para o Brasil e América Latina, de 2022 até 2026 a marca alemã vai investir R$ 7 bilhões e grande parte deste dinheiro será destinado para o Brasil, essa quantia vai financiar uma série de lançamentos que chegarão às ruas nos próximos anos, a primeira novidade da lista é o Polo Track, tratasse da nova versão de entrada, simplificada do Polo, que vai ser apresentada no início de 2022, a nova versão deve fazer parte da atualização que a linha Polo 2023 terá no Brasil.
Índice desta matéria
De acordo com a Volkswagen, o Polo Track 2023 será produzido na planta da marca em Taubaté interior de SP, a mesma que atualmente monta os modelos Gol e Voyage, (lembrando que o Polo atual é montado na planta de São Bernardo do Campo – SP), a versão Track terá uma série de diferenciais em relações as demais versões do Polo, ao começar pelo visual, o Polo Track ocupará o posto de versão de entrada e mais simplificada do Polo no Brasil.
Durante todo esse ano se falou que o Polo Track seria uma espécie de versão aventureira do Polo (devido ao nome Track), porém agora é certo que é se trata de uma versão “pé de boi”, já que a Volkswagen deve lançar em 2022 uma reestilização para a linha Polo já como modelo 2023, seguindo o padrão das mudanças feitas no modelo na Europa (modelo azul que você vê nas fotos deste post).
O grande diferencial do Polo Track será o seu preço, que deve ficar na faixa dos R$ 60.000 a R$ 70.000. Enquanto as demais versões do Polo 2023 já com visual atualizado devem partir dos R$ 80 mil, lembrando que hoje o modelo Polo 2022 é encontrado nas lojas a partir de R$ 70.600.
O Polo Track será o primeiro modelo de uma nova linha de carros compactos que a VW irá lançar no Brasil até 2024, não há muitos detalhes ainda sobre estes modelos, porém a Volks informou que eles estão trabalhando para desenvolver veículos voltados exclusivamente para o nosso mercado, tendo preços mais acessíveis, estes novos carros serão baseados em uma versão simplificada da plataforma MQB, a mesma do Polo.
As demais versões do Polo, que serão reestilizadas no próximo ano terão visual semelhante ao Polo vendido na Europa. Enquanto que a versão Track promete ter um visual distinto tanto do Polo atual, quanto da versão renovada na Europa.
Tanto o para-choque, como os faróis contarão com desenho próprio para esta versão, lembrando que o Polo Track será produzido exclusivamente no Brasil, daqui o modelo será exportado para outros mercados da América Latina.
Como é possível notar no teaser divulgado pela Volkswagen, o Polo Track 2022/2023 ostenta um para-choque com visual mais esportivo, além disso, há uma espécie de friso cromado na grade dianteira. Muito se falou que o Track teria apliques em plástico nas caixas de rodas, porém pelo menos no teaser divulgado, não dá para notar esse item no carro, o que comprova que esta versão não terá uma vocação aventureira.
O Polo Track 2023 será oferecido apenas com motores aspirados, o 1.0L, 3 cilindros com até 84 CV ou 1.6L 16V 4 cilindros, capaz de desenvolver entre 110 cv até 117 CV, já as opções de câmbio serão manual de cinco velocidades ou automático de seis velocidades, o modelo Track não terá opção de motor 1.0 turbo.
O conjunto de equipamentos de série do Polo Track também deve ser mais simples em relação as demais versões do modelo Polo reestilizado, que deve ficar mais equipado (leia mais sobre isso mais abaixo).
A Volkswagen planeja encerar a produção do Gol no Brasil, ou pelo menos acabar com a proposta do Gol como a gente conhece, sendo um compacto de preço acessível, até mesmo porque hoje os preços do Gol já encostam no Polo, o Gol 2022 custa a partir de R$ 67.790 e o Polo R$ 70.600.
A proposta mais forte para o futuro do Gol é que o modelo em sua nova geração se torne um SUB SUV, ficando abaixo do Nivus, que hoje já custa mais de R$ 100 mil em sua versão mais barata.
O Polo Track deve ocupar a posição do Gol como o modelo de entrada da Volkswagen no Brasil, seus principais rivais no mercado nacional serão o recém lançado Novo Citroën C3, o novo Renault Kwid que será lançado agora em dezembro e chega no inicio do próximo ano, além do Fiat Mobi. Enquanto o Polo 2023 reestilizado vai concorrer com carros como novo Honda City hatchback, além das versões mais caras dos modelos Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Fiat Argo.
Na Europa o novo Polo 2023 deu um grande salto de categoria, o carro ganhou além do visual atualizado, itens inéditos como faróis e lanternas totalmente em LED, inclusive as versões mais caras passaram a trazer faróis inteligentes com tecnologia IQ Matrix LED, além disso o modelo ganhou um novo sistema multimídia com internet e funções remotas, novos recursos de segurança como frenagem frontal automática, piloto automático ACC, monitoramento de pontos cegos, um novo acabamento interno mais sofisticado, um novo ar-condicionado automático digital dual zone, painel digital de série em todas as versões e novo volante (foto abaixo).
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários