A Volkswagen apresentou nessa semana o aguardado Polo Track, nova versão de entrada do Polo que chega para “tentar” ocupar o lugar deixado pelo Gol. Já disponível nas concessionárias em pré-venda, pelo valor de R$ 79.990 (apenas R$ 3.000 a menos do que o Polo 1.0 MPi), o modelo deve chegar as ruas no primeiro trimestre de 2023, possivelmente já como modelo 2023/2024.
Desenho do Polo Track foi feito no Brasil e é exclusivo, o carro de entrada ficou com visual mais agressivo em relação as demais versões
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De acordo com a Volkswagen, o valor de R$ 79.990 do Polo Track é promocional, valerá apenas para a fase de pré-venda que começou agora em novembro e vai até o dia 30/11/2022.
Lembrando que o Polo 1.0 MPi, parte hoje de R$ 82.990, apenas R$ 3.000 a mais em relação ao pedido pela nova versão Track, uma economia que talvez não seja tão interessante, devido a ausência de alguns itens na versão mais barata.
Podemos dizer que o Polo Track terá uma lista apenas ok, trazendo: Ar condicionado, direção elétrica, vidros elétricos apenas nas portas dianteiras, travas elétricas com controle remoto na chave, quatro airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em ladeiras (Hill Hold Control) que impede que o veículo volte em subidas, além de sensor de não uso do cinto de segurança para todos os ocupantes e basicamente é só isso.
Apenas durante a fase de pré-venda, a lista de itens de série incluirá volante multifuncional, computador de bordo, sistema de som com conexão Bluetooth (sem multimídia), entrada USB e antena no teto. Itens que serão opcionais após o período de pré-venda, sim o Polo Track não terá sistema de som de série, mesmo custando R$ 80.000.
Interior é exatamente o mesmo do Polo 1.0 MPi, com exceção dos equipamentos, ou melhor, a falta deles, não há multimídia, enquanto sistema de som e o volante multifuncional serão opcionais
O preço de R$ 79.990 do Polo Track é pouco competitivo frente aos rivais, que são mais baratos, começam na casa dos R$ 76.000, como o caso do Fiat Argo e Hyundai HB20, enquanto o Peugeot 208 Like, custa os mesmos R$ 79.990 do Polo Track, porém já vem com uma moderna multimídia com tela de 10.1 polegadas, além de seis airbags e luzes diurnas em LED.
A lista de equipamentos é ótima comparado com o finado Gol, porém é ruim comparada aos rivais, a exemplo do líder do mercado, Hyundai HB20, que em sua versão Comfort, apenas R$ 1.000 mais cara em relação ao Polo Track, já vem com multimídia com tela de 8 polegadas, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, seis airbags, piloto automático, retrovisores elétricos, vidros elétricos nas portas traseiras e volante multifuncional, itens inexistentes no Polo Track.
Na própria Volkswagen por R$ 82.990, (R$ 3.000 a mais em relação ao Polo Track), é possível levar para casa Polo 1.0 MPi, que é muito mais equipado, já traz itens como sistema multimídia Composition Touch com tela touch de 6,5 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som com 4 alto falantes, volante multifuncional, além do visual externo mais moderno, com direito a faróis Full LED.
Deixando a polêmica do preço de lado, o visual do Polo Track agrada, o carro tem estilo moderno e atraente, embora seja uma versão mais simples e barata em relação as demais, que foram reestilizadas há poucos meses, o Polo Track não fica devendo, tem desenho interessante e que passa uma boa sensação de modernidade, curiosamente o carro ficou mais agressivo em relação ao desenho original, compare abaixo a diferença entre os dois modelos de Polo.
Compare na foto acima o Polo 2023 em sua versão normal, e abaixo o novo modelo Track, note as diferenças nos faróis, grade e para-choque
Foi uma boa ideia da Volkswagen brasileira optar por desenvolver um desenho exclusivo para o Polo Track, ao invés de simplesmente manter no mercado um Polo mais barato com visual antigo, mais uma vez o pessoal de design da Volks do Brasil fez um ótimo trabalho, lembrando que o visual das demais versões seguem o padrão europeu, enquanto o Track será exclusivo para o Brasil.
Embora bonito, o visual do Polo Track é mais simples, os faróis por exemplo, são os mesmos do Polo de 2018, contam com iluminação com lâmpadas comuns, ao invés de Full LEDs e desenho mais moderno das demais versões do Polo 2023.
Dianteira do Polo Track tem desenho exclusivo, feito pela Volkswagen brasileira
A grade do radiador também tem acabamento mais simples, todo em preto fosco, enquanto as demais configurações trazem visual com detalhe na cor da carroceria e friso cromado. Já as rodas são em aço aro 15, nada de liga leve para o Polo Track, porém elas contam com calotas em plástico com acabamento na cor grafite e um desenho muito bonito.
Na traseira, o destaque fica por conta do conjunto de lanternas que é bem interessante, possuem máscara negra que simula iluminação por LED, seguindo o mesmo padrão de lanterna dos Polos mais caros, a única diferença na traseira do Polo Track é o acabamento do para-choque, que não tem pintura na parte central, onde fica localizada a placa.
Para os mais chatos e atentos aos detalhes, há alguns pontos que revelam o corte de gastos na produção, visando baratear o Polo Track 2024, como os retrovisores mais simples em relação as demais versões, sem luzes repetidoras de seta, além das maçanetas das portas sem pintura e como dissemos, o para-choque traseiro tem uma parte sem pintura.
As rodas do Polo Track tem apenas 4 parafusos, enquanto as demais versões do Polo tem 5, será que a Volks quis economizar 4 parafusos por carro ? Não duvide, se eles economizarem apenas 30 reais na produção em cada carro, ao final de um ano, após 50.000 veículos montados, haverá uma economia de 1.5 milhão de reais.
Lembrando que o Polo Track será produzido em Taubaté – SP, mesma linha de montagem onde era feito o Gol, provavelmente as rodas de aço aro 15 são as mesmas do Gol, assim como o cubo de roda e alguns outros componentes.
Em termos de motores, o Polo Track 2024 conta com motor 1.0L MPi, 3 cilindros, aspirado, é o mesmo bloco que era utilizado no Gol, produz 77 cv de potência com gasolina ou 84 CV com etanol para 10.3 kgfm de torque. O câmbio é manual de cinco velocidades.
O tamanho do Polo agrada, o modelo tem distância entre-eixos de 2.56 m, é a maior distância da categoria, rivais como Hyundai HB20, Fiat Argo e Peugeot 208 tem entre eixos na casa dos 2.53 metros, enquanto o Chevrolet Onix tem 2.55 metros, lembrando que quanto maior esta distância, maior o espaço interno no banco traseiro.
Lembrando que o porta-malas do Polo Track acomoda 300 litros, exatamente a mesma medida dos rivais Fiat Argo, Hyundai HB20, perdendo apenas para o Peugeot 208 que tem 311 litros.
O Polo Track será produzido na planta da Volkswagen em Taubaté, interior de SP, após esta linha de montagem ter recebido um investimento milionário, para passar a montar a plataforma modular MQB que é usada no Polo. Lembrando que o Polo TSI, seguirá sendo produzido em São Bernardo do Campo, SP.
De acordo com a Volkswagen, foram comprados 80 novos robôs de montagem para a fábrica de Taubaté, houve ainda diversas modernizações na linha de montagem, onde acontece o casamento do motor e suspensão com a carroceria, a fabrica passou a contar com evoluções como solda a laser.
Graças a estas melhorias, a capacidade de produção da fábrica de Taubaté poderá ser aumentada em até 33%, além da possibilidade de passar a produzir no Brasil novos modelos feitos sobre a base modular MQB, atual plataforma global da marca.
Apesar de ser uma versão de entrada, acabamento interno do Polo Track fica no mesmo padrão das demais versões
Enfim para muita gente panela velha é que faz comida boa, apesar do Gol ser um veterano com várias anos de estrada (é praticamente o mesmo carro desde 2008), o hatch da Volkswagen continuava tendo um excelente volume de vendas, mesmo custando próximo dos R$ 80.000, em 2022 o Gol figura atualmente como o 4º carro mais vendido do Brasil, lembrando que foi por 27 anos o carro mais vendido do Brasil.
Já o Polo vive uma situação bem diferente, lançado em 2018 no Brasil, nem de longe conseguiu fazer o sucesso esperado pela marca, preço elevado, lista de equipamentos pouco competitiva, e mais recentemente campanhas de marketing polêmicas, acabaram por dificultar a vida do VW Polo no Brasil.
De janeiro até outubro de 2022, o Polo emplacou apenas 3.154 unidades, enquanto o Gol neste mesmo período vendeu 56.121 unidades, de acordo com a Fenabreve, ou seja, o Polo Tracker vai ter muito trabalho para conseguir substituir o Gol.
E ai você achar que com a chegada do Polo Track, o Polo finalmente se tornará uma protagonista no mercado brasileiro ? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo.
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A Moda agora é entregar menos e Cobrar mais, uma vergonha economizar no novo polo track vidros elétricos traseiros, 4 parafusos ao invés de 5 do anterior e Inda retirar algumas perfumarias que o Nosso velhinho gol Guerreiro entregar. Sem Contar com um motor de 3 Cilindros descartável que na Revenda ficará cada vez mais difícil um Bobo Comprar.
Brasil sendo Brasil.