Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
O 911 é o modelo mais famoso da história da Porsche, fazer qualquer alteração ou melhoria nele exige da Porsche um estudo delicado para claro, manter ele sempre fiel a suas origens e características. Para 2016 a fabricante alemã, realizou pequenas e sutis melhorias no 911 Carrera, construiu um novo motor, ainda do tipo Boxer e com seis cilindros, porém agora auxiliado por dois turbos compressores.
Este novo motor do Porsche 911 continua com a tradição do tipo Boxer, com seis cilindros contrapostos – deitados, conceito que vem lá do tempo do velho VW Fusca que trazia motor nesta mesma configuração, porém apesar da solução tradicional o 911 2016 contará com um bloco totalmente novo e recheado de tecnologias, trata-se de um 3.0 litros, seis cilindros, bi-turbo, que será oferecido em duas versões, a mais civil delas terá 370 cv de potência e 45 kgfm de torque, enquanto a mais radical, a Carrega S, contará com 420 cv de força e 50 kgfm de torque, em ambos os casos este novo motor é 20 cv mais potente do que o antigo, e tem 6 kgfm a mais de torque, há ainda um novo sistema de exaustão, que além de auxiliar na performance, também promete apresentar um ronco mais intimidador.
Com isso, a performance do 911 Carrera foi melhorada, quando equipado com o câmbio automatizado PDK e o pacote Sport Chrono Package o 911 Carrega vai de 0 a 100 em 4.2 segundos e pode alcançar os 295 km/h de velocidade final (6 km/h mais rápido), enquanto a versão mais extrema 911 Carrera S precisa de apenas 3.9 segundos para ir de 0 a 100km/h – são 0.2s mais rápido, e o modelo agora atinge os 308 km/h de velocidade final (4 km/h a mais).
A boa notícia é que apesar de ter ficado mais potente, com o auxilio dos dois turbos, o 911 Carrera 2016 ficou mais econômico, dependendo da versão a melhoria no consumo pode ser de até 12% em comparação com o antigo modelo, por exemplo a versão 911 Carrera com câmbio PDK faz até impressionantes 13.5 km com um litro de gasolina, enquanto a versão 911 Carrera S PDK pode fazer 12.8 km/l.
Além do novo motor a Porsche também realizou alterações no chassi, o 911 Carrera 2016 traz a nova geração do sistema de suspensão ativa conhecido como PASM, esta nova suspensão pode ser automaticamente ajustável, visando o conforto ou performance, podendo alterar a altura do carro em 10 mm, o sistema de direção também foi melhorado, contando com ajustes vindo do Porsche 911 de competição.
As versões equipadas com o pacote Sport Chrono Package, apresentam um conjunto de direção novo, com um três modos de condução: “Normal”, “Sport” e “Sport Plus”, e quando equipado com a transmissão automatizada PDK, há um novo botão chamado “Sport Renspose Button”, que da uma espécie de apimentada temporária ao 911, permitindo por no máximo de 20 segundos extrair o máximo de performance do câmbio e motor, visando a tração e aceleração.
Visualmente as alterações foram poucas, o novo 911 Carrera 2016 ganhou novos faróis com iluminação por LEDs, agora com 4 canhões de LEDs diurnos, novas maçanetas nas portas com visual mais limpo e clássico, e uma nova tampa traseira para o motor, com persianas verticais, inspirada nas dos primeiros modelos 911, além de lanternas traseiras com luzes de freio com 4 pontos de LEDs e visual bem mais futurista em 3D.
Passando rapidamente para o lado de dentro, a grande novidade é um novo sistema multi-mídia Porsche Communication Manegement, com display maior touch controles também por gestos, o aparelho também conta com novas funções como conectividade com Apple Car Play – para iPhones e navegador com Google Earth, Google Street View e trafego em tempo real.
Para quem vive na Europa a novidade será apresentada agora em setembro no Salão de Frankfurt, porém as vendas começam apenas no dia 12 de dezembro, os preços por lá partirão de 96.605 euros (cerca de R$ 415.000).