Porsche

Porsche 911 GT3 2022 – Com 510 cv, mais leve, melhor aerodinâmica este é um dos 911 mais velozes já feito

Um dos lançamentos mais aguardados de 2021 entre os superesportivos acaba de ser revelado, a Porsche apresentou a nova geração do Porsche 911 GT3, versão mais nervosa do tradicional superesportivo alemão, chega para se posicionar acima da configuração Turbo. Podemos dizer que a espera pelo Porsche 911 GT3 2022 valeu a pena, conforme esperava-se ele traz diversas evoluções em favor do desempenho, ao começar pelo visual que é semelhante ao de um carro de corrida (a sigla GT3 não é à toa) o GT3 também é mais leve, mais potente e tem uma mecânica diferenciada com diversos componentes vindo do 911 das pistas.

Bólido conta com 520 CV e vai de 0 a 100 km/h em 3.4 segundos, já a velocidade máxima é de 320 km/h

Essa será a sétima geração do 911 GT3, o carro traz uma série de evoluções em relação ao modelo anterior, lançado em 2017, um exemplo é o seu sistema de suspensão, essa será a primeira vez que um carro de rua da Porsche, usa um sistema de suspensão semelhante ao 911 GT3 de turismo, na dianteira há um sistema do tipo Double Wishbone.

O visual idêntico há um bólido de corrida deixa claro que esse não é um 911 qualquer

Além disso, comparado com o 911 Carrera normal, o modelo GT3 2022 tem uma carroceria mais larga, com caixas de rodas maiores e com maior projeção para fora, além de rodas mais largas, porém apesar de ser maior, seu peso é menor, isso graças a diversas partes da carroceria que é feito de CRFP, uma espécie de fibra de carbono reforçada, como por exemplo o capô, retrovisores e o aerofólio, os vidros das janelas foram substituídos por outros mais finos e mais leves, as rodas são em alumínio forjado, até mesmo os freios e o sistema de escapamento foram reprojetados para diminuir o peso do final do carro. Não menos, importante o banco traseiro foi retirado no 911 GT3. E o carro opcionalmente pode vir com uma gaiola de proteção contra capotagem, similar a usada nos carros de competição.

O resultado é um superesportivo com peso extremamente leve, o 911 GT3 2022 pesa apenas 1.418 quilogramas na sua versão manual, ou 1435 kg na versão com câmbio automatizado.

Lanternas em LED é do tipo 3D dão um charme a mais a traseira do 911 GT3, assim como o aerofólio que é exclusivo dessa versão 

Motor do Porsche 911 GT3 2022

Em termos de motores, o Porsche 911 GT3 2022 vem de série equipado com um bloco do tipo Boxer seis cilindros, 4 litros, capaz de debitar nas rodas  uma potência equivalente a 510 CV, já o torque é de 47.9 kgfm, este é o mesmo motor usado no GT3 R de corrida, ele é cerca de 10 cv mais potente que a geração anterior do 911 GT3.

Para alegria dos puristas, o Novo Porsche 911 GT3 2022 estará disponível com caixa de câmbio manual de seis velocidades. Há ainda a caixa automática de dupla embreagem PDK, ao contrário das demais versões do 911, o câmbio PDK do GT3 conta com sete velocidades, ela não conta com overdrive, o que representaria um aumento de peso.

Interior é espartano embora muito bem equipado e moderno, o sistema multimídia conta com várias funções exclusivos, voltada para que vai fazer trackdays com o superesportivo

O super desempenho Novo Porsche 911 GT3

Segundo dados de fábrica, o novo Porsche 911 GT3 2022 vai de 0 a 100 km/h em impressionantes 3.4 segundos e pode atingir velocidade máxima de 320 km/h.

O 911 GT3 2022 é mais veloz do que o seu antecessor, graça a um ganho de cerca de 10 CV na potência e a redução no peso do carro, uma novidade é o sistema de escape que agora é de aço inox e sozinho ajudou a reduzir o peso total do veículo em 10 kg.

Bancos esportivos são exclusivos do carro é serão vendido como opcionais, eles contam com base em fibra de carbono

Ele bateu o recorde no circuito de Nurburgring

Uma amostra da evolução do desempenho do novo Porsche 911 GT3, é que este novo modelo foi nada menos do que 17 segundos mais veloz, no circuito de Nurburgring-Nordschleife. O piloto de testes Lars Kern, bateu o recorde do carro, cravando o tempo de 6:59.927 minutos, na pista completa de Nurburgring, que tem 20.8 km de extensão.

Ele se tornou o carro aspirado mais veloz que já andou em Nurburgring, além de o primeiro modelo com motor aspirado a superar a barreira dos 7 minutos em uma volta no circuito.

Para reduzir o peso final do 911 GT3, foi retirado o banco traseiro, e além disso o modelo pode vir com gaiola de proteção contra capotagem

 

Finalmente a Porsche atendeu os desejos é construiu uma versão do 911 que é praticamente idêntica ao seu carro 911 de pista.

Apesar de ser um superesportivo o 911 GT3 é econômico

Esse é um carro quase prefeito, apesar de ser difícil de acreditar, ou que isso faça muita diferença para os donos, o novo 911 GT3 pode ser considerado um carro econômico com relação ao consumo de combustível, pelo menos para um carro capaz de passar dos 300 km/h, segundo dados de fábrica o consumo do 911 GT3 2022 combinado, fica em cerca de 7.75 km/l ou se preferir 12.9 litros a cada 100 km rodados.

Essa será a sétima geração do 911, a primeira foi lançada em 99

Clique na imagem para ampliar

Como nos demais carros da Porsche é possível customizar o Porsche 911 GT3 2022 ao seu gosto, há uma série de itens opcionais, como capas dos retrovisores em fibra de carbono, faróis em Matrix com laser, e vários opções de rodas.

Quando chega e preço no Brasil

A expectativa é que o novo Porsche 911 GT3 2022 chegue ao Brasil até o final desse ano, com a cotação do euro bastante salgada, o carro que nunca custou barato, ficará ainda mais caro nesta nova geração, esperamos um valor entre R$ 1.7 milhão a R$ 2 milhão para o novo modelo, ou seja um carro para poucos.

Fonte: Carscoop

Equipe Encontracarros

Recentes

Gol SUV? – Volkswagen divulga primeira foto de seu novo SUV compacto de entrada

A Volkswagen revelou a primeira imagem oficial de seu mais novo lançamento para o mercado…

20 horas atrás

Nova Honda XRE 190 2025 chega por R$ 22.060, confira as novidades

A Honda XRE 190 2025 está chegando ao mercado agora em setembro completamente atualizada, a…

21 horas atrás

Carros elétricos começam a fracassar na Europa, no Brasil pode acontecer o mesmo?

Os carros elétricos estão se tornando um problema para as grandes montadoras europeias, após grandes…

2 dias atrás

Novo Volkswagen Taos 2025 tem visual renovado, novo interior e motor de 174 cv

O Novo Volkswagen Taos 2025 acaba de ser lançado nos EUA trazendo diversas evoluções, a…

3 dias atrás

Honda Biz 2025 muda visual, motor e o acionamento dos freios

Está chegando as lojas da Honda em todo o Brasil o nova Biz 2025, o…

1 semana atrás

Novo Peugeot 208 2025 chega com novo visual e nova versão GT, confira em detalhes e preços

O Novo Peugeot 208 2025 está chegando ao Brasil agora em setembro com interessantes novidades,…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.