Porsche

Porsche 911 GT3 2022 – Com 510 cv, mais leve, melhor aerodinâmica este é um dos 911 mais velozes já feito

Um dos lançamentos mais aguardados de 2021 entre os superesportivos acaba de ser revelado, a Porsche apresentou a nova geração do Porsche 911 GT3, versão mais nervosa do tradicional superesportivo alemão, chega para se posicionar acima da configuração Turbo. Podemos dizer que a espera pelo Porsche 911 GT3 2022 valeu a pena, conforme esperava-se ele traz diversas evoluções em favor do desempenho, ao começar pelo visual que é semelhante ao de um carro de corrida (a sigla GT3 não é à toa) o GT3 também é mais leve, mais potente e tem uma mecânica diferenciada com diversos componentes vindo do 911 das pistas.

Bólido conta com 520 CV e vai de 0 a 100 km/h em 3.4 segundos, já a velocidade máxima é de 320 km/h

Essa será a sétima geração do 911 GT3, o carro traz uma série de evoluções em relação ao modelo anterior, lançado em 2017, um exemplo é o seu sistema de suspensão, essa será a primeira vez que um carro de rua da Porsche, usa um sistema de suspensão semelhante ao 911 GT3 de turismo, na dianteira há um sistema do tipo Double Wishbone.

O visual idêntico há um bólido de corrida deixa claro que esse não é um 911 qualquer

Além disso, comparado com o 911 Carrera normal, o modelo GT3 2022 tem uma carroceria mais larga, com caixas de rodas maiores e com maior projeção para fora, além de rodas mais largas, porém apesar de ser maior, seu peso é menor, isso graças a diversas partes da carroceria que é feito de CRFP, uma espécie de fibra de carbono reforçada, como por exemplo o capô, retrovisores e o aerofólio, os vidros das janelas foram substituídos por outros mais finos e mais leves, as rodas são em alumínio forjado, até mesmo os freios e o sistema de escapamento foram reprojetados para diminuir o peso do final do carro. Não menos, importante o banco traseiro foi retirado no 911 GT3. E o carro opcionalmente pode vir com uma gaiola de proteção contra capotagem, similar a usada nos carros de competição.

O resultado é um superesportivo com peso extremamente leve, o 911 GT3 2022 pesa apenas 1.418 quilogramas na sua versão manual, ou 1435 kg na versão com câmbio automatizado.

Lanternas em LED é do tipo 3D dão um charme a mais a traseira do 911 GT3, assim como o aerofólio que é exclusivo dessa versão

Motor do Porsche 911 GT3 2022

Em termos de motores, o Porsche 911 GT3 2022 vem de série equipado com um bloco do tipo Boxer seis cilindros, 4 litros, capaz de debitar nas rodas  uma potência equivalente a 510 CV, já o torque é de 47.9 kgfm, este é o mesmo motor usado no GT3 R de corrida, ele é cerca de 10 cv mais potente que a geração anterior do 911 GT3.

Para alegria dos puristas, o Novo Porsche 911 GT3 2022 estará disponível com caixa de câmbio manual de seis velocidades. Há ainda a caixa automática de dupla embreagem PDK, ao contrário das demais versões do 911, o câmbio PDK do GT3 conta com sete velocidades, ela não conta com overdrive, o que representaria um aumento de peso.

Interior é espartano embora muito bem equipado e moderno, o sistema multimídia conta com várias funções exclusivos, voltada para que vai fazer trackdays com o superesportivo

O super desempenho Novo Porsche 911 GT3

Segundo dados de fábrica, o novo Porsche 911 GT3 2022 vai de 0 a 100 km/h em impressionantes 3.4 segundos e pode atingir velocidade máxima de 320 km/h.

O 911 GT3 2022 é mais veloz do que o seu antecessor, graça a um ganho de cerca de 10 CV na potência e a redução no peso do carro, uma novidade é o sistema de escape que agora é de aço inox e sozinho ajudou a reduzir o peso total do veículo em 10 kg.

Bancos esportivos são exclusivos do carro é serão vendido como opcionais, eles contam com base em fibra de carbono

Ele bateu o recorde no circuito de Nurburgring

Uma amostra da evolução do desempenho do novo Porsche 911 GT3, é que este novo modelo foi nada menos do que 17 segundos mais veloz, no circuito de Nurburgring-Nordschleife. O piloto de testes Lars Kern, bateu o recorde do carro, cravando o tempo de 6:59.927 minutos, na pista completa de Nurburgring, que tem 20.8 km de extensão.

Ele se tornou o carro aspirado mais veloz que já andou em Nurburgring, além de o primeiro modelo com motor aspirado a superar a barreira dos 7 minutos em uma volta no circuito.

Para reduzir o peso final do 911 GT3, foi retirado o banco traseiro, e além disso o modelo pode vir com gaiola de proteção contra capotagem

 

Finalmente a Porsche atendeu os desejos é construiu uma versão do 911 que é praticamente idêntica ao seu carro 911 de pista.

Apesar de ser um superesportivo o 911 GT3 é econômico

Esse é um carro quase prefeito, apesar de ser difícil de acreditar, ou que isso faça muita diferença para os donos, o novo 911 GT3 pode ser considerado um carro econômico com relação ao consumo de combustível, pelo menos para um carro capaz de passar dos 300 km/h, segundo dados de fábrica o consumo do 911 GT3 2022 combinado, fica em cerca de 7.75 km/l ou se preferir 12.9 litros a cada 100 km rodados.

Essa será a sétima geração do 911, a primeira foi lançada em 99

Clique na imagem para ampliar

Como nos demais carros da Porsche é possível customizar o Porsche 911 GT3 2022 ao seu gosto, há uma série de itens opcionais, como capas dos retrovisores em fibra de carbono, faróis em Matrix com laser, e vários opções de rodas.

Quando chega e preço no Brasil

A expectativa é que o novo Porsche 911 GT3 2022 chegue ao Brasil até o final desse ano, com a cotação do euro bastante salgada, o carro que nunca custou barato, ficará ainda mais caro nesta nova geração, esperamos um valor entre R$ 1.7 milhão a R$ 2 milhão para o novo modelo, ou seja um carro para poucos.

Fonte: Carscoop

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.