O novo Porsche 911 GT3 RS é praticamente uma versão de corrida do 911, porém legalizada para se rodar nas ruas, tudo nesta versão foi pensado em favor de um melhor desempenho, ao começar pelo seu potente motor 4.0, aspirado, seis cilindros que desenvolve 520 cavalos (20 cv a mais que o modelo anterior), isso somando a um chassi modificado e carroceria mais leve, permite ao 911 GT3 RS disparar de 0 a 100 km/h em apenas 3.2 segundos, e alcançar 312 km/h de velocidade máxima.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Chassi e aerodinâmica…
A carroceria do 911 GT2 RS é mais larga, e conta com novas soluções aerodinâmicas como saídas de ar sobre as rodas dianteiras, além disso o carro traz uma enorme asa traseira fixa, similar a usada nos carros de corrida GT3. O chassi recebeu diversas mudanças para deixar o 911 mais divertido e preciso na pilotagem, o conjunto de rodas também é próprio para a versão com rodas aro 20 com pneus 265/35 na dianteira e 21 com largos pneus 325/30 na traseira.
Interior…
Por dentro também há diversas soluções vindas das pistas de corrida, por exemplo, os bancos são de fibra de carbono e do tipo concha, similar aos usados em carros de corrida, o banco traseiro foi retirado, o isolamento acústico da cabine foi reduzido. A cabine ainda ganhou puxadores das portas em tecido e painéis de portas mais leves, há ainda um santo-Antônio para proteger os ocupantes em caso de acidentes.
Para quem pretende usar o modelo nas pistas de corrida em um track Day, por exemplo, a Porsche oferecerá de graça o pacote Clubsport, que além do santo-Antônio traz extintor interno com acionamento manual, preparação para desconectar a bateria por botão (recurso útil em caso de acidente) e cintos de segurança de seis pontos.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Câmbio e tração…
O câmbio á automatizado de sete velocidades PDK com dupla embreagem, especialmente reprojetado para esta versão GT3 e a tração é traseira.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Pacote Weissach…
Para quem quer um pouco além, a Porsche oferecerá também o pacote Weissach, que inclui componentes e partes adicionais em fibra de carbono na carroceria, interior e chassi, além de rodas especiais de baixo peso feitas em magnésio, tudo isso permite que o peso do 911 GT3 RS fique abaixo dos 1430 kg.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Nas lojas…
Na Europa as vendas do novo Porsche 911 GT3 RS começa na metade de abril, o carro custará 195.137 euros, no Brasil ele deve vir apenas no final do ano.