Porsche 911 vence as 24 Horas de Nurburgring 2011

A Porsche adicionou neste domingo mais uma importante conquista na sua história no automobilismo, a equipe oficial da montadora faturou as 24 Horas de Nurburgring uma das provas mais importantes do automobilismo mundial, esse foi a quinta vitória da marca em seis anos. Assim em como em 2010 o brasileiro Augusto Farfus JR e a BMW Motorsport tiveram um excelente desempenho, porém acabaram tendo que se contentar com o segundo lugar.

O Porsche 911 GT3 RSR vencedor da prova foi conduzido por: Marc Lieb, Timo Bernhard, Romais Dumas e Lucas Luhr, eles fizeram uma corrida impecável, após assumir a liderança nas primeiras horas de provas. O bólido alemão conseguiu monopolizar a primeira posição na prova. Após a longa maratona de 24 horas no circuito de 22 km de extensão, o 911 GT3 RSR recebeu a bandeirada final com uma confortável vantagem de 4m23s7 para o BMW M3,guiado pelos pilotos Farfus/Müller/Alzen/Lamy que foi o único carro a terminar na volta do líder. De quebra o 911 da Porsche Team Manthey faturou ainda o recorde de voltas dada na história da corrida ao todo foram 156 passagens o que equivale a incrível marca de 3,958 quilômetros percorrido em 24 horas.

Novamente a BMW Motorsport tentou repetir o feito de quebrar a hegemonia da Porsche. Porém o quarteto formado pelo brasileiro Augusto Farfus, o alemão Jorg Muller, pelo também alemão Uwe Alzen e pelo português Pedro Lamy, a equipe vencedora de 2010 tive que se contentar neste ano com a segunda posição. As chances da brigar pela vitória diminuíram bastante após o acidente do português Pedro Lamy no começo da prova, que acabou se envolvendo em um acidente com um retardatário próximo da curva da carrossel, na batida a frente do BMW ficou avariada obrigando o modelo a ir para os boxes. O trabalho de conserto no pit demorou alguns minutos e comprometeu bastante a situação do M3 GT na corrida.

Já a Audi com o seu R8 LMS faturou 5 das 3 primeira posições. Marc Basseng, Marcel Fassler, Andrea Picinni e Frank Strippler completaram o pódio, foram os melhores colocados da marca. Porém a Audi passou longe da vitória em Nurburgring terminando uma volta atrás dos líderes, isto é bastante coisa em um circuito de 22 km de extensão.

A Mercedes que neste ano venho em peso para a prova com o SLS AMG GT3 esteve muito próximo de conquistar um lugar no pódio, a Mercedes chegou inclusive a liderar, porém na parte final o modelo da Heico Motorsport acabou sendo surpreendido por uma falha mecânica. A marca terminou ficando com a 6° e 7ª posição na classificação final.

Assim com a 24 Horas de Le Mans que aconteceu no começo desse més, a corrida desse domingo foi marcado por um acidente espetacular, envolvendo o BMW Z4 GT3 da equipe Need for Speed Team Schubert. O carro após ser acertado na lateral por outro, acabou decolando e capotando, bateu no muro e foi parar fora da pista. Confira no vídeo acima.

O brasil teve ainda outro representando, Jaime Melo, que juto com o trio Farnbacher/Simonsen/Seefried a bordo da Ferrari F458 da Hankook Team Farnbacher (foto acima), eles largaram na pole position porém tiveram um problema mecânico logo no começo da prova, fazendo uma corrida de recuperação o quarteto da Ferrari ainda chegou na 8° posição.

Mais uma vez a prova de Nurburgring foi um sucesso de público, mais de 220,000 pessoas acompanharam de perto essa que sem dúvidas, é uma das maiores e mais difíceis corrida do mundo, uma das particularidades de Nurburgring é que o pessoal que assiste a corrida costuma acabar ao redor da pista, com direito a trailers, fogueiras, churrascos e tudo mais.

Confira abaixo o resultado (12 primeiros ) das 24 Horas de Nurburgring 2011 (25 e 26 de junho de 2011):

1. Lieb/Bernhard/Dumas/Luhr (D/D/F/CH), Porsche 911 GT3 RSR, 156 laps
2. Müller/Farfus/Alzen/Lamy (D/BRA/D/P), BMW M3 GT, +4:23.7 seconds
3. Basseng/Fässler/Piccini/Stippler (D/CH/I/D), Audi R8 LMS, – 1 lap
4. Stippler/Hennerici/Haase/Winkelhock (D/D/D/D), Audi R8 LMS, – 1
5. Ekström/Scheider/Werner/Abt (S/D/D/D), Audi R8 LMS, – 2
6. Heyer/Jäger/Bleekemolen/Seyffarth (D/D/NL/D), Mercedes-Benz SLS, – 3
7. Arnold/Margaritis/Brück/Frankenhout (D/D/D/NL), Mercedes-Benz SLS, – 3
8. Farnbacher/Simonsen/Seefried/Melo (D/MC/D/I), Ferrari F 458, – 4
9. Abbelen/Schmitz/Kentenich/T. Bergmeister (D/D/D/D), Porsche 911 GT3 R, – 4
10. Weiss/Kainz/Jacobs/Krumbach (D/D/D/D), Porsche 911 GT3 R, – 5
28. J. Bergmeister/Lietz/Holzer/Long (D/A/D/USA), Porsche 911 GT3 R Hybrid, – 17
49. Henzler/Ragginger/Dumbreck/Asch (D/A/GB/D), Porsche 911 GT3 R, – 24

Equipe Encontracarros

Recentes

Nova L200 Triton 2025 chega ao Brasil partindo de R$ 265.990 até R$ 329.990

A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…

4 horas atrás

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

7 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.