A Porsche prometeu levar para o Salão de Detroit 2011 um lançamento incrível, a promessa foi cumprida nesta última segunda-feira (10 de janeiro). A montadora de Sturtgart revelou o 918 RSR Coupe, versão de corrida do 918 Spyder e que é um foguete com uma inédita motorização híbrida e quase 800 CV de força capaz de passar facilmente dos 300 km/h e criado para disputar alguma das principais competições do automobilismo mundial. Confira em detalhes…
O 918 RSR é provavelmente um dos carros de corrida mais inovadores do mundo, na traseira do protótipo de milhões de dólares há um monstruoso motor V8 com 563 CV que trabalha em conjunto com dois blocos movidos a eletricidade com 75 kw cada (eles estão posicionados nas rodas dianteira). Combinados os três propulsores desenvolvem uma energia brutal de 767 CV de potência, quase 187 cavalos a mais do que o Porsche 911 GT3 R, primeiro carro híbrido da Porsche e com que a montadora disputou as 24 Horas de Nurburgring 2010.
Visualmente o bólido de corrida se distingue bastante do 918 Spyder apresentado no Salão de Genebra em 2009, além de claro este carro possuir teto rígido e que não pode ser removido, as portas são do tipo asas de gaivota e se abrem para cima, lembrando as do Ford GT. O carro foi equipado com um pacote aerodinâmico que inclui spoilers e aerofólio em fibra de carbono. A carroceria traz pintura cromada com faixas laranjas, que são tradicionais nos carros de competição da Porsche e estava em mitos do automobilismo como o Porsche 908 e 917 vencedores das 24 horas de Le Mans.
O piloto contará com algumas mordomias raras em carros deste tipo, como painel com tela de LCD que pode exibir diversas informações, o painel traz linhas simples e limpo, porém bastante sofisticado, pelo menos no protótipo mostrado hoje, há detalhes em couro e alumínio. Claro não podemos deixar de falar que o piloto terá ao seu lado uma nobre companhia, uma maquina que armazena energia gerada pelos motores elétricos, nesta maquina há um rotor que pode trabalhar em até 36.000 rpm. Ele vai dentro da cabine no lugar aonde ficaria o banco do carona. Através de um botão o piloto pode usar esta energia extra armazenada, gerando mais forças em acelerações por exemplo.
A motorização híbrida conta ainda com o auxílio do sistema Kers, que reaproveita a energia gerada pelos discos de freios nas frenagens convertendo esta energia em potência extra, este sistema do Porsche 918 foi desenvolvido pela equipe Williams de F1.
O câmbio é manual de seis velocidades e o sistema de distribuição da tração bastante interessante, os motores elétricos ficam a cargo de fazer gira as rodas dianteiras, enquanto que o V8 a combustão gera força para o eixo traseiro, através de um sistema eletrônico a força pode variar. Sendo que no eixo dianteiro os motores podem interagir entre si distribuindo a força entre a roda direita ou esquerda de acordo com a necessidade, por exemplo ao se fazer uma curva, o que melhora em muito a estabilidade do carro, aumentando a capacidade ao fazer curvas.
Por enquanto não há confirmação sobre um possível versão de rua do 918 RSR, porém a Porsche planeja em breve começar a produzir em série o 918 Spyder, versão sem capota do 918 que conta com motor híbrido de 550 cv de potência.
Acima a apresentação do Porsche 918 RSR no Salão de Detroit 2011
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