2013 promete ser um ano agitado para a Porsche, depois de apresentar no mês passado o novo 911 Turbo, a versão mais veloz do 911 na história, a marca alemã prepara ainda o lançamento do SUV compacto Cajur (que basicamente será uma versão menor e mais barata da Cayenne), a marca de Stuttgart pretende colocar no mercado ainda esse ano, um outro superesportivo de peso, o Porsche 918 Spyder. Hoje (17 de maio), surgiram mais detalhes do bólido que será mostrado no fim do ano, no Salão de Frankfurt e que promete superar com folga máquinas como McLaren P1 e a recém lançada LaFerrari, sendo um dos carros de produção mais rápidos do mundo.
O 918 Spyder será o bólido mais veloz da história da Porsche e certamente o mais impressionante, ele contará com motor híbrido, formado por um bloco 4.6L V8 com 608 CV a gasolina e dois propulsores elétricos que adicionam mais 280 CV. No total o 918 terá 888 CV de potência.
Embora seja mais pesado e menos potente, o 918 Spyder, promete deixar na poeira os seus dois principais rivais os modelos top da Ferrari e da Mclaren. Segundo a Porsche a prova de aceleração de 0 a 100 km/h será feita em incríveis 2.8 segundos, enquanto a velocidade máxima ficará na casa dos 341 km/h.
Porém o feito mais notável do 918 é ter um consumo de combustível extremamente baixo, a expectativa da fabricante alemã, é que ele seja capaz de rodar até 30 km por litro, isso mesmo 30 km/l, sendo mais econômico que um carro 1.0, nada mau para algo que é tão rápido quanto um Fórmula 1. Na Europa é possível contar nos dedos os carros que conseguem superar a marca, apenas veículos híbridos ou elétricos. Ainda de acordo com a Porsche o coupé-esportivo virá equipado com tecnologias exclusivas do seu novo carro de LMP1, protótipo que disputará as 24 de Horas de Le Mans em 2014. Entre os destaque estão o aerofólio inspirado nas asas traseiras móveis dos carros de F1, que ajuda ao melhorar o desempenho e um sistema de recuperação de energia cinética, através dos freios.
Ousado e charmoso o design do 918 foi inspirado no lendário Porsche 917, dai o esquema de pintura inspirado nos carros de competição da equipe Martini, adotado pelo modelo em testes . Seguindo a cartilha da marca alemã a carroceria aposta em um estilo minimalista com linhas suaves, nada de vincos fortes ou frisos em excesso. O teto é do tipo Targa, revestido em fibra de carbono ele pode ser retirado de forma manual transformando o carro em um roadster.
O modelo conta com discos de cerâmica e carbono, capazes de resistir a temperaturas extremas e pode ser impulsionado apenas pelo motor elétrico, nesse caso a autonomia é de 29 km/l e velocidade máxima fica limitado a 150 km/h. Uma boa marca para se rodar nas cidades.
Pena que esse novo e tecnológico foguete alemão fará parte de uma edição limitada a sugestivas 918 unidades, a Porsche quer fazer do modelo uma joia exclusiva. Os primeiros exemplares começarão a serem produzidos em setembro desse ano, e cada um deles vai custar a bagatela de 845.000 dólares, cerca de R$ 1.7 milhão, isso na Europa imagina então no Brasil. Enfim o 918 Spyder promete ser um dos supercarro mais épicos da atualidade, colocando a Porsche no seleto clube dos super-esportivos que podem atingir os 100 km/h em menos de 3 segundos, atualmente essa lista pode ser contada nos dedos.