A Porsche revelou a linha 2019/2020 do 718 Cayman e 718 Boxter, a grande novidade é a versão “T”, uma configuração de alta performance voltada ao público mais purista, e que faz uma referência direta a uma versão com o mesmo nome lançada em 1968. O Porsche 718 T tem motor de 300 cv, chassi esportivo PASM, suspensão esportiva 2 cm mais baixa, câmbio manual de seis marchas com relações encurtadas, controle de torque por vetor PTV e visual com detalhes exclusivos como rodas aro 20.
Na pratica o “T” que dizer sem frescuras…
O “T” no nome da versão quer dizer “Touring” ou seja “passeando”, o foco desta versão é no prazer e diversão ao se pilotar, ela oferece ajustes de alta performance que até então eram restritos apenas para a versão mais cara “S” dos modelos 718.
Dieta em função da performance…
Clique na imagem para ampliar
Como o foco é a performance, o modelo “T” abre mão de alguns detalhes considerados “superfluos” no interior em função de manter o peso baixo e também o preço, tanto o 718 Cayman T quanto o 718 Boxster T, vem sem sistema de som e sem sistema multi-mídia, no lugar no painel ficou um buraco que virou um grande porta-objetos, enquanto nas portas as maçanetas foram substituídas por alças em tecido e o volante perdeu boa parte dos botões e comandos. Para quem achou a dieta exagerada, o modelo opcionalmente poderá vir equipado com sistema de som e o multi-mídia.
Clique na imagem para ampliar
Os bancos também são exclusivos para a versão, eles são mais leves, tem duas opções de ajustes elétricos, são forrados em sua parte central em tecido “Sport-Tex” em preto com costuras em vermelho e o logo “718” estampado nos encosto. No caso do Cayman os bancos são ainda mais esportivos do tipo concha com laterais altas, base em fibra de carbono e revestimento na parte central em couro aveludado Alcantara.
Clique na imagem para ampliar
Visual com estilo clássico…
Visualmente tanto o Porsche 718 Cayman, quanto o 718 Boxster contam com detalhes exclusivos como as belas rodas aro 20 com acabamento em titânio de alto brilho, faróis e lanternas possuem lentes escurecidas, há uma faixa decorativa com estilo clássico nas laterais, e o sistema de escapamento tem duas ponteiras centrais pintadas em preto, a versão T ainda conta com novas opções de cores para a carroceria.
Mecânica divertida…
Com um peso total de 1350 kg (1380 kg com câmbio automático PDK), tanto o 718 Cayman, quanto o Boxster devem proporcionar altas doses de diversão para quem for pilotar, o seu motor é um 2.0, quatro cilindros, turbo com 300 cv de potência e 38 kgfm de torque. Ambos os modelos disparam de 0 a 100 km/h em 5.1 segundos (ou 4.7 segundos com câmbio automático PDK), ele alcança os 160 km/h em 11.3 segundos e tem velocidade máxima de 275 km/h.
Clique na imagem para ampliar
Pode parecer um desrespeito ter um motor pequeno 2.0, quatro cilindros em um Porsche, porém além deste motor ter um ótimo desempenho, ele consegue ter um consumo de combustível bastante baixo, de acordo com a Porsche o consumo combinado do 718 T fica na média de 12 km/l, fazendo 8.8 km/l na cidade e até 15 km/l na estrada.
De série os modelos “T” virão com câmbio manual de seis marchas com relações encurtadas, porém de forma opcional poderão sair de fábrica equipado com transmissão automática PDK de dupla embreagem e sete velocidades.
Clique na imagem para ampliar
De série o 718 T contará com o pacote Sport Chrono, este pacote além de acertos próprios para a suspensão, direção e freios, também permite ao motorista escolher através de um botão giratório no volante entre quatro diferentes modos de condução: Normal, Sport e o interessante modo Sport Plus que liga o controle de largada para arrancadas, há ainda o modo Individual, que permite ao motorista personalizar suas preferências de ajustes.
Clique na imagem para ampliar
Até então boa parte destas configurações presente no 718 T eram oferecidas apenas na versão mais cara 718 S, que vem com motor 2.5 de 350 cv, a grande vantagem do 718 T é que ele oferecerá este pacote de alta performance por um preço mais convidativo.
Nas lojas…
Na Europa o 718 Cayman T custará a partir de 63,047 euros (R$ 280 mil), enquanto o 718 Boxster T partirá de 65.070 (R$ 289 mil). Tudo indica que ele venha para o Brasil em 2019.