Categorias: Porsche

Porsche apresenta o 911 GT3 R para as pistas de corrida

Clique na imagem para ampliar – Alta resolução

Baseado no 911 GT3 RS de rua, a Porsche revelou nesta sexta-feira (15 de maio) o 911 GT3 R, a nova versão de competição do bólido que participará de diversas competições ao redor do mundo na categoria GT3. O carro traz várias mudanças em relação a versão de rua, como carroceria quase que totalmente modificada em função da aerodinâmica, entre eixos alongado, e um motor exclusivamente preparador para corridas capaz de entregar 500 cv de potência.

 

A carroceria do 911 GT3 R foi quase que completamente refeita, o teto por exemplo é feito com dupla folha de um composto de alumínio e agora possui um alçapão para facilitar a saída do piloto em casos de acidentes. Assim como vários painéis da carroceria, algumas partes como capô, portas, as laterais e a parte traseira são feitas em fibra carbono, já as janelas laterais e o para-brisa são em plástico policarbonato.

Outra alteração que logo chama atenção é o entre-eixos que foi ampliado em 8.3 cm em relação ao antigo Porsche GT3, os eixos ficaram mais largos, assim como o carro em si, o que melhorou a dirigibilidade, principalmente ao fazer curvas em alta velocidades, a suspensão também traz novas soluções e componentes. As mudanças também visaram diminuir o centro de gravidade do carro, por isso a Porsche removeu os radiadores laterais, usados no 911 GT3 RS de rua, agora há apenas um radiador maior na dianteira, a peça fica melhor protegida contra danos de colisões, e tem uma melhor captação do ar graças a  aberturas maiores.

Passando para a parte mecânica, o 911 GT3 R vem com o mesmo motor 4.0 seis cilindros, encontrado no 911 GT3 RS de rua, porém com uma calibração para a pistas de corrida, como uma injeção direta de gasolina que opera em uma alta pressão de 200bar, e comando de válvulas variável, a potência figura em 500 cv, a força do motor é transmitida as rodas traseiras via um eixo de 310mm, através de uma transmissão própria para competição, manual sequencial de seis marchas.

Por fim o sistema de freios também é mais hardcore, com um novo sistema com pinças monobloco de seis pist~es, combinados com discos de aço, ventilados com diâmetro de 380 mm na dianteira e 372 mm na traseira.

Para as equipes de corridas interessadas, o modelo já pode se encomendado na Porsche, cada unidade do 911 GT3 R, custará 429.000 euros, (algo em torno de R$ 1.470.800).

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

7 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.