A Porsche revelou na Europa a linha 2015 da Cayenne, o SUV esportivo recebeu uma leve reestilização, além de novidades na parte mecânica, como um novo motor V6 bi-turbo e uma inédita versão plug-in híbrida. Confira…
Esteticamente as alterações na Cayenne 2015 foram não foram radicais, apenas retoques, se concentrando principalmente na dianteira do modelo que foi parcialmente redesenhada, recebendo uma nova grade maior e mais larga, o para-choque frontal também foi redesenhado, recebeu tomadas de ar ainda maiores, agora cortada apenas por três lâminas, segundo a Porsche este novo conjunto frontal, além da novidade visual, também melhoraram a aerodinâmica da Cayenne e a refrigeração do motor.
Os faróis mantiveram praticamente o mesmo desenho da geração passada, porém ganharam uma nova disposição interna, com luzes de visual bastante futurista bi-xenon, e com 4 pontos de LED diurnos principalmente na versão mais cara, Cayenne Turbo, o conjunto de faróis é totalmente em LED com o sistema Porsche Dynamic Light System (PDLS).
Na traseira as lanternas também foram levemente redesenhadas, criando agora um efeito 3D, as luzes também são em LEDs, ainda como novidades a tampa do porta malas foi redesenhada, o local de localização da placa foi refeito ficando mais limpo, há novos vincos na traseira, e o para-choque também é novo trazendo um visual mais moderno e limpo, destaque ainda para o novo desenho do sistema de escape, com 4 ponteiras cromadas.
Por dentro a nova Cayenne 2015 traz novidades mais contidas, como um novo volante, de visual mais sofisticado, com muito alumínio e novos botões e funções, além de borboletas em alumínio para se fazer as trocas de marchas vindo de série em todas as versões, este volante é baseado no do 918 Spyder. Há ainda novos bancos traseiros, mais confortáveis, e agora como opcional o comprador pode equipar a Cayenne com bancos traseiros ventilados.
Na parte mecânica a principal novidade é a chegada de um novo motor 3.6 V6 bi-turbo, desenvolvido inteiramente pela Porsche, o novo bloco gera 420 cv de força a 6.000 rpm e um torque de 55 kgfm entre 1350 a 4500 giros. Este motor V6 ficará no lugar do antigo V8 4.8 litros, além de claro de ter 2 cilindros a menos e ser bem mais econômico, ele é 20 cv mais potente e tem 5 kgfm de torque a mais em comparação ao antigo V8.
De acordo com a Porsche a Cayenne 2015 equipada com este novo motor V6, vai de 0 a 100 km/h em 5.5 segundos e alcança os 259 km/h.
Outra novidade é com relação a nova versão híbrida, chamada de Cayenne S E-Hybrid, agora ela pode ser recarregada na tomada, ou seja, é um plug-in híbrido, é o primeiro SUV plug-in híbrido do mercado, ela traz um motor V6 3.0, supercharged de 333cv, trabalhando com um motor elétrico que entrega 95 cv, alimentado por baterias de ions de lithium, totalizando uma potência total de 416 cv para a Cayenne Híbrida.
Graças ao novo sistema de baterias e ao motor elétrico mais potente, a Cayenne S E-Hybrid pode rodar em modo totalmente elétrico entre distâncias de 18 a 36 km, dependo do estilo de pilotagem e condição da estrada e trafego. O consumo médio fica em 29 km/l, algo em torno de 3.4 litros consumidos a cada 100 km rodados.
Apesar de ser econômica, a Cayenne S E Híbrida, não fica devendo nada em termos de desempenho, indo de 0 a 100 km/h em 5.9 segundos, tendo velocidade máxima de 243 km/l. A recarga das bateriais do motor elétrico podem ser feitas em uma tomada ou enquanto o carro é guiado.
Um detalhe interessante é que a nova Cayenne S Hybrid custará exatamente o mesmo que a versão S diesel.
A nova Porsche Cayenne 2015 começa a ser vendida na Alemanha e Reino Unido no dia 11 de outubro. Confira os preços:
Cayenne Diesel: € 66,260
Cayenne S: € 80,183
Cayenne S Diesel: € 82,087
Cayenne S E-Hybrid: € 82,087
Cayenne Turbo: € 128,378
(preços em Euros)