Porsche

Porsche Cayenne 2021 – Confira detalhes, preços, versões e equipamentos

Nesse post vamos conhecer em detalhes o Porsche Cayenne 2021. Considerado um dos SUVs mais luxuosos e desejados do mundo, o Cayenne há décadas é um fenômeno de vendas, apesar do preço salgado que chega a ultrapassar mais de R$ 800.000 no Brasil, o SUV da Porsche vende muito bem no país, só nesse ano já foram comercializados mais de 600 unidades de janeiro a novembro. Atualmente na linha 2021 o Porsche Cayenne conta com quatro configurações, a opção de entrada Cayenne 3.0L Turbo V6 com preços a partir de R$ 499.900 (de acordo com a tabela FIPE), a Cayenne E-Hybrid 3.0L V6 (R$ 516.000), a Cayenne S Bi-Turbo 2.9L 440 CV (R$ 596.625) e a top de linha Cayenne Turbo V8 550 CV que custa a bagatela de R$ 879.750, há ainda uma quinta versão da Cayenne ofertada no Brasil, a Turbo S E-Hybrid, porém esta é trazida ao país apenas por encomenda na Porsche e tem preço de R$ 950 mil.

Porsche Cayenne 2021

A cada ano que passa os preços do Cayenne ficam mais salgado, a nova geração chegou em 2018 no Brasil, na época sua versão de entrada custava R$ 423.000, valor esse que na linha 2021 subiu para quase 500.000, já a Cayenne S passou de R$ 516.000 para quase R$ 600.000. Enquanto a top de linha Turbo subiu de R$ 723.000 para quase R$ 879,750. Essa alta é culpa também da desvalorização do real frente ao dólar em 2020.

Embora não pareça o novo Cayenne é superior ao modelo anterior em todos os aspectos, a terceira geração do SUV que chegou ao país em 2018, visualmente não mudou muito, a dianteira é praticamente idêntica ao carro anterior. As principais diferenças no visual do jipão, estão na traseira, as novas lanternas do tipo 3D que ficaram mais finas e agora cortam a traseira da Cayenne de um lado ao outro, elas remetem as lanternas do Novo 911, a peça com aspecto minimalista dá uma aparência bastante elegante e atraente ao SUV.

Versão top de linha o Porsche Cayenne Turbo 2021 conta com sistema de escape com quatro saídas e aerofólio exclusivo

Além destes pequenos detalhes visuais, o Novo Cayenne é mais comprido e largo do que seu antecessor, a carroceria cresceu 6.3 cm, passando para 4.91 m de comprimento, enquanto a largura cresceu 2.3 cm alcançando os 1.983 m, já altura foi reduzida em 1 cm sendo agora 1.69 m. Com um entre-eixos de 2.89 m o Porsche Cayenne 2021 acomoda com conforto até cinco ocupantes o porta-malas também é amplo, tendo 770 litros (645 litros na versão híbrida).

O Porsche Cayenne Hybrid 2021 se distingue das demais versões pela pastilha de freios na cor verde

Embora tenha mudado pouco visualmente na nova geração, o visual do Porsche Cayenne continua impressionando, sobretudo pelo porte robusto. Na nova geração o teto recebeu uma curva suavizada que reforça a sensação de esportiva do SUV, dando um jeitão de coupé ao modelo.

Interior Porsche Cayenne 2021

Se por fora o Porsche Cayenne mudou pouco através dos anos, o mesmo não se pode dizer do interior, a cabine foi inteiramente renovada nesta geração atual em relação as primeiras, o acabamento e arquitetura impressionam, a cabine é tão luxuosa e moderna quando um sedan de alto luxo.

Chama atenção a gigante tela de 12 polegadas do sistema multi-mídia, além  do painel de estilo minimalista que traz quase todos os botões no tipo touch-screen, outro detalhe legal é o painel de instrumentos que apesar de não parecer, já que tem por padrão visual clássico inspirados nos Porsches da década de 1970, é todo digital composto por duas telas de alta resolução, com exceção do conta-giros que é analógico e também remete ao carros clássicos da Porsche.

Todas as versões do Cayenne 2021 contam com tela multimídia de 12 polegadas e câmbio automático de oito velocidades

O volante é semelhante ao vistos em outros carros da Porsche, como o Panamera e o 911, o comprador pode personalizar o interior da Cayenne ao seu gosto, por exemplo, é possível escolher a cor do acabamento entre, preto, marrom ou cinza, ou em dois tons combinando estes opções de cores, há opções de detalhes em Black Piano, fibra de carbono, alumínio, madeira e couro aveludado Alcantara, porém os preços das opções são caros, por exemplo, para usar um acabamento em bege e preto na Cayenne custa R$ 15 mil, usar madeira original pode custar até R$ 8 mil a mais.

Versões, equipamentos, preços e motores do Porsche Cayenne 2021

Após falar sobre o design e interior vamos agora falar sobre versões, equipamentos, preços e motores do Porsche Cayenne 2021.

Porsche Cayenne V6 2021 R$ 499.875

Cayenne ficou mais de 60 kg mais leve na nova geração mesmo assim algumas versões como a Turbo chegam a pesar quase 3 toneladas

A versão de entrada da linha Porsche Cayenne 2021 é a Cayenne V6, equipada com motor 3.0L Turbo de 340 CV e câmbio automático de 8 marchas e tração 4×4, ela custa de acordo com a tabela FIPE R$ 499.875.

De acordo com dados de fábrica, a versão de entrada do Porsche Cayenne 2021 vai de 0 a 100 km/h em 6.2 segundos e pode atingir velocidade final de 245 km/h.

Porsche Cayenne Hybrid 2021 R$ 516.425

Em sequencia temos a versão Porsche Cayenne Hybrid 2021 que conta com o mesmo motor V6 da versão anterior, porém vem equipado com um motor elétrico de 136 cv, a potência combinada chega a 462 CV, porém é o torque que impressiona sendo de 70 kgfm. Segundo a construtora, o Porsche Cayenne Hybrid 2021 chega aos 253 km/h e esta versão dispara de 0 a 100 km/h na casa dos 5 segundos, vai de 0 a 160 km/h em 11,5 segundos, claro por ser um híbrido o grande diferencial é o consumo de combustível.

Consumo da Cayenne e-Hybrid é de 14,86 km/l na cidade e 15,43 km/l na estrada, uma marca impressionante para um SUV esportivo de 460 cv.

O preço da Cayenne Hybrid no site da Porsche é a partir de R$ 459 mil, porém este valor não inclui opcionais como por exemplo, suspensão ajustável, rodas aro 21, sistema de som BOSE, iluminação interna, nem o frete, o preço da tabela FIPE é de R$ 516.425 este sim já leva em conta o valor médio da versão e seus equipamentos nas lojas.

Porsche Cayenne S 2021 R$ 596.625

Acima o Porsche Cayenne S 2021

Na sequencia temos o Porsche Cayenne S 2021, que traz um poderoso motor V6 bi-turbo 2.9L com 440 CV, em relação ao Cayenne S de segunda geração o novo modelo é 17% mais potente.

O Porsche Cayenne S 2021 vai de 0 a 100 km/h em meros 5.2 segundos, 0 a 160 km/h em 11,6 segundos e atinge 265 km/h de velocidade máxima. Com desempenho insano essa configuração é um meio termo entre as versões de entrada a gasolina do Cayenne e a ainda mais impressionante Cayenne Turbo 2021, que rivaliza com carros como Lamborghini Urus, BMW X6M e Range Rover Sport.

Pelo Porsche Cayenne S 2021 a Porsche pede R$ 596.625 de acordo com a FIPE.

Porsche Cayenne Turbo 2021 R$ 879.750

Por fim temos a versão top de linha Porsche Cayenne Turbo 2021

Custando a bagatela de R$ 879.750 o Porsche Cayenne Turbo 2021 vem com motor V8 de 550 CV. A performance é surreal semelhante ao de um superesportivo, o SUV atinge os 100 km/h em 4.1 segundos, já a velocidade máxima é de 286 km/h.

Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid R$ 950.000

O Porsche Cayenne Turbo 2021 também está disponível com configuração híbrida, nesse caso a potencia chega a impressionantes 680 cv, esta versão é a mais veloz da linha, vai de 0 a 100 km/h em 3.8 segundos, enquanto a velocidade máxima fica em 295 km/h.

O Porsche Cayenne Turbo 2021 traz para-choque exclusivo em relação as demais versões, o visual divide opiniões

Consumo Porsche Cayenne 2021

De acordo com dados de fábrica a versão de entrada do Porsche Cayenne faz em média 6.7 km/l na cidade e 7.6 km/l na estrada. Ou seja um consumo em linha com um carro de 340 CV.

Já o Porsche Cayenne S 2021, faz em média 6.4 km/l na cidade e 7.8 km/l na estrada.

O Porsche Cayenne  Turbo 2021 bebe bastante como era de se esperar de um carro de 550 CV e com quase 3 toneladas de peso, na cidade ele roda 5.5 km/l, enquanto na estrada o consumo é de 7 km/l.

Acima o Porsche Cayenne Turbo 2021

Equipamentos Porsche Cayenne 2021

Como de se esperar de um carro que custa meio milhão em sua versão de entrada, o Porsche Cayenne 2021 vem de série muito bem equipado.

A versão mais simples do Porsche Cayenne 2021 traz itens como central multimídia com tela de 12 polegadas, cluster digital, airbags frontais, laterais e do tipo cortina e para os joelhos dos ocupantes do banco dianteiro totalizando 8 airbags, freios ABS, EBD controles de tração e de estabilidade especial da Porsche, tração 4×4 inteligente Porsche Traction Management (PTM), ar condicionado com duas zonas de temperatura independentes, piloto automático, volante com regulagem de altura e borboletas para as trocas de marchas, bancos parcialmente em couro.

há ainda bancos dianteiros elétricos com 14 ajustes e memória, faróis em LED com luzes dinâmicas e auto ajuste, teto solar panorâmico, escapamento com saída em aço inox, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétrico, sistema keyless com abertura das portas sem chave e partida do motor por botão, rodas aro 20, 8 airbags, sistema de estacionamento automático Park Assist com câmera traseira, detalhes em aço escovado e em Black Piano no interior, sistema de som com 10 alto falantes e potência de 150 watts.

Esta base de equipamentos serve para todas as versões.

Dependendo da versão escolhida o Porsche Cayenne 2021 pode vir equipado com sistema de esterça mento das rodas traseira, o item é vendido como opcional e custa mais de R$ 12.000. A versão top de linha Porsche Cayenne Turbo 2021 vem de série equipado com um aerofólio traseiro configurável, que tem cinco modos de utilização, de acordo a velocidade.

Diferença de preços entre os valores de tabela divulgados pela Porsche e os valores reais nas lojas?

Um detalhe importante e que pega muita gente desprevenida, é com relação a grande diferença entre os valores divulgados pela Porsche e os valores reais cobrados na lojas, para evitar isso, aqui nesta matéria usamos os valores da tabela FIPE, ou seja, o preço real médio das versões encontrado nas lojas.

Para ilustrar melhor isso, vamos pegar a versão Cayenne e-hybrid 3.0 V6, ela foi anunciada pela Porsche em seu lançamento com preço base de R$ 455 mil, inclusive no configurador do site da marca o carro aparece com este valor, porém ao chegar nas lojas, você não achará esta versão com preço menor do que R$ 500 mil, há inclusive revendas vendendo esta versão por R$ 600 mil, absurdo ? Não isso tem algumas explicações.

Afinal porque esta diferença enorme nos preços? Primeiro porque muitas revendas querem faturar em cima do carro, afinal a pronta entrega é muito mais caro do que você encomendar um carro e esperar ai pelo menos 3 meses para ele ser entregue. Segundo ponto é a possibilidade de modificações e upgrades que um carro de luxo como o Porsche tem, e o custo alto para isso, vamos tentar entender melhor.

No caso da Cayenne, há uma possibilidade quase que infinita de combinações de acabamento, detalhes externos, internos, porém os preços destes itens são caros, por exemplo, colocar rodas aro 22 na Cayenne pode sair por R$ 28 mil, um interior em couro em dois tons combinado detalhes em fibra de carbono ou em madeira, pode custar mais de R$ 30 mil. Faróis em Matrix de LED com lentes escurecidas, custam quase R$ 10 mil, sistema de som BOSE mais R$ 5.5 mil, piloto automático adaptativo, assistente de permanência na faixa e monitoramento de pontos cegos, custam juntos mais R$ 15 mil, suspensão ativa PASM com amortecedores ajustáveis saem por R$ 9 mil. Isso é só uma parte dos itens que o modelo pode vir.

Pegando a versão de entrada da Cayenne, que na Porsche é anunciada por R$ 465 mil, só com este pequeno pacote que a gente montou, o preço do modelo já iria subir R$ 100 mil, dai a tamanha diferença entre o preço de tabela e o preço real.

O problema é que quando você vai em uma concessionária, normalmente o carro em exposição, já conta com a maioria destes equipamentos, e por serem itens bastante procurados, a maioria dos carros nos showrooms já vem com estes itens.

Outros equipamentos opcionais bastante salgados

Só pra citar alguns outros equipamentos opcionais caros para a maioria das versões da Cayenne, o pacote Sport Chronos sai por R$ 6.500, enquanto o Controle dinâmico de chassi da Porsche PDCC, sozinho custa R$ 19 mil, a suspensão pneumática junto com o sistema PASM que permite diferentes ajustes de altura, sai por R$ 21 mil, escapamento esportivo R$ 16.500, assistente de visão noturna R$ 12.800, head up display R$ 8.500, eixo traseiro direcionável R$ 12 mil, porém o opcional mais caro do carro são os freios com de alta performance com discos de carbono e cerâmica, que custam sozinho R$ 51 mil, o equivalente a um carro 0 km.

Várias opções de rodas porém os preços assustam

Um detalhe importante são as rodas da Cayenne, a maioria das versões vem com rodas aro 19 ou 20, porém é possível equipar a Porsche com rodas maiores e mais bonitas, aro 21 ou até mesmo 22, porém os preços das rodas assustam, há rodas de R$ 8 mil, R$ 13 mil, R$ 20 mil e até R$ 28 mil, dependendo do aro e modelo. Porém aqui vale uma importante ressalva, apesar do preço salgado, vale lembrar que estamos falando de um SUV de alta performance que supera os 250 km/h e pesa mais de 2 toneladas, ou seja, as rodas e os pneus devem ser um item de extrema importância, visando a segurança.

Para maiores informações acesse o site da: Porsche

Equipe Encontracarros

Ver comentários

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.