Foi apresentado nessa última semana a Nova Porsche Cayenne 2024, o SUV que é um dos carros mais vendidos da marca alemã passou por uma série de melhorias, do interior que traz um inédito sistema de com várias telas, com direito a uma central exclusiva de 10.9 polegadas para o passageiro do banco dianteiro, ao novos faróis com tecnologia HD-Matrix, que contam com mais de 32 mil pixels de luzes e são capazes de se adaptar automaticamente de acordo com o ambiente, há ainda um motor mais potente na versão S. Já disponível para reservas no Brasil, o Porsche Cayenne 2024 tem preços que vão de R$ 810.000 até a bagatela de R$ 1.385.100. Vamos conhecer em detalhes.
Índice desta matéria
Preços Porsche Cayenne 2024 no Brasil:
- Cayenne S: R$ 810.000
- Cayenne Coupe S: R$ 840.000.
- Cayenne Coupe Turbo GT: R$ 1.385.100
A Cayenne salvou a Porsche da falência…
Por ironia do destino um SUV foi o grande responsável por salvar a marca Porsche da falência. Com mais de 4 milhões de exemplares vendidos desde o seu lançamento no inicio dos anos 2000, o Porsche Cayenne já se tornou um dos carros mais clássicos e populares da marca, além de ser um dos mais lucrativos.
O SUV de luxo conta com uma clientela fiel, ele trouxe muitos novos compradores para a marca. Só no último ano (2022) no Brasil foram vendidos mais de 900 exemplares da Porsche Cayenne, uma marca impressionante para um veículo que custa mais de R$ 1 milhão em algumas de suas versões no país.
Ao contrário de outros carros que apresentaram uma ruptura no visual ao mudarem de uma geração para outra, a Porsche prefere fazer apenas sutis mudanças em seus modelos, independente se estamos falando de uma nova geração ou de facelift, o que parece dar muito certo.
Visual Porsche Cayenne 2024
Com essa ultima alteração não foi diferente, o Porsche Cayenne 2024 se distingue do modelo anterior lançado em 2018, apenas por sutis mudanças, como os novos faróis HD-Matrix LED, o capô redesenhado e as tomadas de ar do para-choque que foram reestilizadas. Outro diferencial é o conjunto de lanternas na traseira, que ficaram mais afinadas, dando um aspecto elegante e contemporâneo ao SUV (foto abaixo).
O facelift de meio de ciclo inclui ainda novas rodas em liga leve de 20 até 22 polegadas dependendo da configuração escolhida, além de novas opções de cores e tons para a carroceria do SUV.
Os impressionantes faróis HD Matrix
Uma das grandes novidades do Porsche Cayenne 2024 são os faróis de alta definição HD-Matrix LED, hoje um dos mais caros e tecnológicos do mundo. Sozinho os faróis da Cayenne custam o preço de um carro popular.
A tecnologia HD Matrix LED permite um alcance de iluminação de até 600 metros, além da capacidade de direcionar o foco de luz, ajustar o brilho e o alcance de forma automática de acordo com a luminosidade do ambiente, tipo de terreno ou direção do volante, tudo em questão de segundos.
Além disso o equipamento conta com função anti-osfucamento, ao identificar um carro vindo na direção contrária, as luzes são capazes de escurecer apenas a parte que o outro carro ocupa no ambiente, deixando resto todo iluminado (repare na foto acima os faróis bloqueando a iluminação onde o carro no sentido contrário está, as luzes acompanham o movimento do outro veículo), isso é graças aos 32 mil pixels por farol que podem ser controlados individualmente, assim como a iluminação da tela de uma TV.
Os faróis HD Matrix oferecem uma capacidade de iluminação muito superior aos faróis em LED comuns, ao mesmo tempo não cegam o motorista que vem no sentido contrário. Lembrando que estes faróis serão oferecidos de série em todas as versões da Porsche Cayenne 2024.
Interior Porsche Cayenne 2024 ficou mais luxuoso e tecnológico
Junto com os faróis o principal diferencial do Cayenne 2024 é o seu novo interior. A cabine foi completamente reprojetada, ganhou uma nova arquitetura inspirada no esportivo elétrico Taycan, chama atenção a nova tela de alta definição de 10.9 polegadas posicionada a frente do banco do passageiro, vendida como equipamento opcional é uma espécie de sistema de entretenimento para o passageiro do assento dianteiro.
Há ainda outras duas telas no painel da Cayenne 2024, uma de 12.3 polegadas, que exibe os recursos do sistema multimídia e uma outra tela curva com 12.6 polegadas no quadro de instrumentos totalmente digital.
Ainda no interior da Cayenne 2024 há um novo console central, a alavanca de câmbio foi removida, substituída por um pequeno seletor no painel, os botões do console são novos e tem visual com superfície lisa, há um novo e mais moderno ar-condicionado com um filtro de ar-externo que funciona de forma automática junto com o GPS, assim que o carro entra em um túnel ou é detectado algum tipo de fumaça ou poluente no exterior, o carro ativa a recirculação do ar, um sensor é capaz de detectar o nível de partículas no ar e faz este ar em um micro filtro, diversas vezes se necessário.
Motores e versões do Porsche Cayenne 2024 no Brasil
No Brasil a Porsche Cayenne 2024 tem três versões: “Cayenne S”, “Cayenne Coupe S” e “Cayenne Coupe Turbo GT”.
Porsche Cayenne S 2024
Em termos de motores a Porsche promoveu uma reformulação nos motores. O V6 2.9L biturbo que equipava a versão de entrada “S” foi descontinuado, esta configuração passou a vir com o conhecido motor V8 4.0L biturbo, capaz de desenvolver 474 CV de potência e 61.1 kgfm de torque. Como um autentico Porsche o desempenho é surreal, o Porsche Cayenne S 2024 vai de 0 a 100 km/h em 4.7 segundos e tem velocidade final de 273 km/h.
Se por um lado o Porsche Cayenne S ficou mais potente e rápido, a má noticia é que o modelo, que já não custava barato, ficou ainda mais salgado, agora ter um Cayenne zero km na garagem aqui no Brasil não sairá por menos de R$ 810.000. Com opcionais como rodas e interior personalizados, o valor da Cayenne S 2024 pode superar facilmente os R$ 900.000.
Caso a opção seja por sua versão “S Coupe” – foto acima, que vem fazendo bastante sucesso entre os brasileiros, é preciso desembolsar no mínimo R$ 840.000.
Cayenne Turbo GT 2024
Caso você seja daqueles que não se impressiona facilmente, a Porsche oferece a insana versão Turbo GT, disponível por enquanto no Brasil apenas com carroceria coupé, vem com um poderoso V8 de 659 CV e 86,7 kgfm de torque.
A Cayenne Coupe Turbo GT vai de 0 a 100 km/h em impressionantes 3.3 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente aos 305 km/h. Para entendermos o quanto forte é este desempenho, na prova de 0 a 100 km/h essa versão da Cayenne é mais rápida do que um Lamborghini Urus e tem a mesma performance da Ferrari Purosangue, modelos muito mais caros e potentes.
O preço também é insano R$ 1,385,000 para o modelo Cayenne Coupe Turbo GT 2024.
Fonte e fotos: NetCarShow