A Porsche vai apresentar no próximo mês no Salão de Los Angeles o Macan, considerado o lançamento mais importante e esperado da marca nos últimos anos, o modelo nada mais do que uma versão compacta do Cayenne. Enquanto a data de apresentação não chega a Porsche aumentar a expectativa, com a divulgação das primeiras imagens oficiais da novidade, que vai concorrer com 4X4 como Range Rover Evoque, Volvo XC60 e o recém lançado Mercedes GLA.
As imagens mostram o Macan ainda com um pouco de camuflagem, principalmente na traseira. Porém dá pra ter uma ideia bem clara de como será o SUV. Como um autêntico Porsche ele tem um design esportivo e dinâmico, o estilo é o fortemente inspirado no irmão maior Cayenne.
O Porsche Macan é feito sobre a mesma plataforma de modelos como Audi Q5 e Volkswagen Touareg,, inicialmente ele estará disponível em duas opções de motores, um V6 3.0L com potência próxima dos 300 CV e outro V6 3.6 Turbo com potência de 395 CV. Para ser uma ideia esse bloco tem a mesma potência do Cayenne GTS, que traz um V8 4.8L. Ambas as versões estarão disponível com câmbio manual ou automatizado PDK (dupla embreagem).
Como já era esperado em um Porsche, o desempenho vai ser brutal, a velocidade máxima vai ser limitada eletronicamente em 250 km/h, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h da versão top será feito em menos de 6 segundos.
Visualmente as versões vão se diferenciar por detalhes como as rodas de liga leve (aro 18) no modelo top e o formato da grade dianteira. Além de um acabamento mais esportivo na versão 3.6L.
O Macan começa a ser vendido no começo do próximo, nos EUA a novidade vai custar cerca de 45.000 dólares o que equivale a menos de R$ 100,000. Já no Brasil o valor deve ficar na faixa dos R$ 200.000. Não é à toa que o jipinho é considerado o lançamento mais importante da Porsche no últimos anos, seja no Brasil, nos EUA, China ou na Europa a vendas de crossover e SUVs vem crescendo a passos largos, prova disso que não param novos modelos a esse segmento. Com a chegada do Macan, a Porsche espera superar a marca de 100.000 exemplares vendidos ao ano. Uma marca impressionante para um montadora que tem modelos que